Iniciar um negócio próprio é algo extremamente desafiador. Correr atrás de clientes, conseguir bons colaboradores para ajudar no trabalho e manter tudo equilibrado para alcançar o sucesso.
No Brasil, as mulheres enfrentam diversas barreiras ao tentar abrir um negócio próprio. Apesar dos avanços conquistados nas últimas décadas, a desigualdade de gênero ainda se faz presente no mundo empreendedor. Conciliar carreira e maternidade costuma ser um grande desafio para muitas mulheres. A chegada de um filho traz desafios e mexe com emoções tão intensas que tudo parece estar meio fora do lugar.
Segundo dados do Sebrae, dos 52 milhões de empreendedores existentes no Brasil, 32 milhões são mulheres e 49% das empreendedoras são chefes de família. As mulheres são cada vez menos “cônjuges” e cada vez mais “chefes de Domicílio”.
Minha carreira como empreendedora iniciou, oficialmente, em 2017, quando dei início aos trabalhos com minha própria agência de comunicação, a Queissada Comunicação. O aprendizado de fechar o primeiro contrato foi: me movimentar, uma empreendedora me enxergou. Leiza Oliveira, CEO da Minds English School, foi a primeira cliente da Queissada Communication. Eu morava em São Paulo, mas foi 543 km mais longe que tive a oportunidade de iniciar a minha jornada como empreendedora, em Maringá, no Paraná.
Em 2022, dei um grande passo nessa jornada como empreendedora e abri uma filial da Queissada Comunicação na Europa, onde moro hoje, e entre ter que aprender o novo idioma, administrar a empresa em 3 países (Brasil, Espanha e Portugal), iniciava minha vida em Barcelona junto do meu filho pet, Bethoveen, e meu marido.
Foi no país onde me aproximei da minha ancestralidade que iniciei a minha própria família. Em 2023, a maternidade veio para mim de surpresa. Mas, conforme minha barriga crescia, fui percebendo a grandeza daquele momento. Não demorou para os novos desafios baterem à porta. E foram muitos. Por outro lado, vieram os aprendizados, que foram ainda em maior quantidade e intensidade.
A agência era criação minha, um sonho que estava sendo realizado, meu bebê. De repente, outro bebê chuta e dança na minha barriga, Joan Queissada. Com o nascimento dele, sabia que precisaria me afastar temporariamente dos trabalhos da agência, o que não seria nada fácil. Mas com o apoio de todos os colaboradores, que estão comigo em todos os momentos, sabia que o trabalho da Queissada Comunicação estaria sob ótimos cuidados.
Juliana Queissada, é idealizadora e CEO da Queissada Comunicação, agência que atua no Brasil, Espanha, Portugal e Austrália, com dez anos de experiência em assessoria de imprensa e marketing digital. É uma das Colunistas do RH Pra Você. O conteúdo desta coluna representa a opinião do colunista. Foto: Unsplash