Entre as diversas transformações trazidas nos últimos anos pelo forte avanço tecnológico, a criação de um RH mais estratégico e ágil é uma das mais positivas para o sucesso das organizações. Segundo estudo da Gartner, empresa de benchmarking global de capital humano, 67% dos CEOs dizem que a prioridade de sua companhia é o crescimento. E, para alcançarem esse objetivo, precisam contar cada vez mais com o apoio do RH.

Porém, ainda segundo o levantamento, somente 52% dos líderes de RH acham que recebem recursos de maneira eficiente para serem mais ágeis, e 39% acreditam que suas estruturas incentivam a inovação. A pesquisa descobriu ainda que as empresas que determinaram de forma clara um conjunto de princípios ágeis ou objetivos para a função de RH registraram uma pontuação 31% maior no Índice de Agilidade de RH do que aquelas que não agiram nesse sentido.

Dados como esses mostram que, apesar do entendimento da importância do RH nesse processo, nem todas as organizações estão oferecendo os recursos necessários para que ele performe melhor.

Mas quais são exatamente os benefícios trazidos por um RH mais ágil? Vale destacar que essa agilidade vai além da simples contratação rápida de novos colaboradores, e na verdade trata-se de alinhar o desenvolvimento humano às mudanças constantes e dinâmicas do mercado. No cenário atual, no qual as inovações tecnológicas surgem quase que diariamente e evoluem a uma velocidade absurda, um RH tradicional pode não acompanhar o ritmo.

Já um RH ágil se adapta e responde prontamente às novas demandas, aproveitando ferramentas como os agentes de IA, que podem assumir tarefas repetitivas e operacionais, liberando os profissionais para se concentrarem mais no desenvolvimento estratégico dos times, garantindo que as empresas terão as melhores equipes no momento certo. Um dos seus principais benefícios é sua capacidade de promover verdadeiramente um ambiente de inovação por meio de ações como incentivo à colaboração contínua entre equipes multidisciplinares, e dando a possibilidade para que os colaboradores se desenvolvam de maneira mais orgânica, sem ficarem presos a processos burocráticos que limitem o crescimento.

Ao fomentar essa mentalidade mais aberta, o RH ágil cria uma atmosfera em que os times se sentem mais engajados e motivados para sugerir melhorias e novas abordagens – o que faz toda a diferença no desenvolvimento dos negócios.

Além disso, o RH ágil facilita uma rápida adaptação às mudanças do mercado. Em minha experiência como CEO, já passamos por cenários nos quais lançamos novos produtos ou pivotamos estratégias com velocidade, e contar com esse apoio nos permitiu ajustar rapidamente as necessidades de treinamento, gestão de talentos e até reestruturações. O que tornou tudo mais efetivo foi aproveitar essa capacidade de se adaptar rapidamente, ainda mais em um mercado disruptivo como o de tecnologia.

Outro benefício é o foco em feedback contínuo. No modelo tradicional, as avaliações de desempenho geralmente ocorrem anualmente, o que pode causar atrasos na correção de trajetórias ou no reconhecimento de conquistas. Com o RH ágil, o feedback se torna parte da cultura diária, que ajuda a identificar oportunidades de desenvolvimento e corrigir eventuais problemas de forma mais rápida e assertiva.

A flexibilidade de um RH ágil também é fundamental para atrair e reter talentos, e isso se torna especialmente importante em um cenário de alta competição por profissionais qualificados como o vivido atualmente. Um RH que promove um ambiente flexível, como trabalho remoto ou jornadas ajustáveis, mostra-se mais alinhado com as expectativas atuais dos colaboradores e favorece o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, o que se traduz em maior satisfação e menor rotatividade.

Além disso, iniciativas como essas reforçam positivamente a imagem da marca no mercado, contribuindo para a criação de uma reputação de empresa inovadora e alinhada às necessidades dos trabalhadores. Isso torna as organizações mais atraentes para talentos que buscam tanto um emprego, quanto um lugar que invista genuinamente em seu crescimento pessoal e profissional.

Gustavo Caetano é fundador da Samba, especialista em soluções digitais simples, inteligentes e eficazes que impactam significativamente os resultados, proporcionam vantagens competitivas e perpetuam com maturidade os clientes no mercado. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.