O que se falava há pouco tempo do futuro do trabalho, agora já é realidade. A tecnologia foi um dos grandes movimentadores desta transformação e aspectos como as habilidades para desempenhar um bom trabalho, ter uma carreira sustentável e as necessidades da sociedade também estão mudando.

A terceira edição do Relatório sobre o Futuro do Trabalho do Fórum Econômico Mundial de 2020 mapeia empregos e competências do futuro, analisando tendências e ritmos de mudança. Ele destaca as habilidades necessárias até 2025 e, refletindo sobre o relatório, percebemos que muitas destas habilidades já são amplamente solicitadas.

Com as inovações nos negócios, o profissional precisa perceber as mudanças, analisar as competências que serão exigidas para a sustentabilidade do seu trabalho e trilhar a carreira para o seu crescimento. A tecnologia pode tirar empregos, mas ela também gera oportunidades de crescimento profissional. Ela não vem sozinha, sua parceira é a educação. Para a tecnologia ser funcional ela vai precisar de uma pessoa que a opere, interprete dados e traga visões estratégicas para o negócio.

A forma de educação e de como aprendemos também precisa ser revista. O relatório dizia que “65% das profissões do futuro não existem hoje”, só que este ‘futuro’ nós já estamos vivenciando. Estas mudanças e criação de novos trabalhos já vêm ocorrendo há tempos. Quantas profissões novas estão surgindo? Quantas mudanças nos últimos 10 e 15 anos? Por exemplo, antes não tínhamos motoristas de aplicativo, segurança de rede avançada, profissionais de jogos digitais. A ciência, a tecnologia e a medicina estão avançando de maneira exponencial e isso oportuniza que as pessoas vivam mais, com mais qualidade e sejam mais produtivas, o que traz perspectivas profissionais diferentes, como ter mais possibilidades na carreira.

O estudo também mostra que 50% dos funcionários terão que ser requalificados até 2025, à medida que a adoção da tecnologia aumenta, os conhecimentos e a forma de trabalhar precisarão ser revistos e reaprendidos. Cada vez mais, profissionais e organizações percebem a importância da visão do lifelong learning ,pois à medida que a sociedade evolui, o mercado evolui e a forma de trabalho e gestão também precisam evoluir.

O que nos diz que o profissional do futuro precisará mais do que habilidades técnicas, ele vai precisar aprender a aprender, gerenciar as suas emoções de forma saudável, pensar criticamente e inspirar inovação.

As 10 habilidades do futuro, segundo o Fórum Econômico Mundial (2020), são habilidades do tipo: Solução de problemas (SP), Autogerenciamento (AT), Trabalhando com pessoas (TP) e Uso e desenvolvimento de tecnologia (UDT). São elas:

  1. Pensamento analítico e inovação (SP)
  2. Aprendizado ativo e estratégias de inovação (AT)
  3. Resolução de problemas complexos (SP)
  4. Pensamento crítico e de análise (SP)
  5. Criatividade, originalidade e iniciativa (SP)
  6. Liderança e influência social (TP)
  7. Uso, vigilância e controle da tecnologia (UDT)
  8. Desenho e programação de tecnologia (UDT)
  9. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade (AT)
  10. Raciocínio, resolução de problemas e ideação (SP)

E, aqui, quero te convidar a refletir: você está preparado(a) para este futuro? Dentre estas habilidades, quais delas são fortes em você e quais precisam ser desenvolvidas? O que você pode fazer para ser mais realizado na carreira?

Será necessário que os profissionais leiam, preparem-se e interpretem da melhor forma as tendências e o que a tecnologia traz para o mundo do trabalho e para os negócios. O profissional que estiver atento vai conseguir se antecipar e ajudar nas transformações que vão acontecer.

Tenha em mente que ‘a sua carreira é sua!’. Isso mesmo, não deixe na mão do seu líder, da empresa ou do mercado. Tenha a clareza dos seus objetivos, analise tendências, defina os próximos passos e amplie o seu protagonismo. Se você tem interesse em evoluir profissionalmente, a ação e a iniciativa precisam vir de você. Foque no seu autoconhecimento, desenhe um plano de carreira e movimente-se. Você pode ser mais!

Melissa Kotovski, Founder e Diretora da MCK Educação e Desenvolvimento. Estrategista de carreira e negócios, palestrante e mentora de carreira e de líderes. É um das Colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.