Olá, líder, tudo bem? Neste artigo, vamos conversar sobre uma grande dificuldade enfrentada por muitos de vocês: preparar sucessores.

Quando o assunto é formar e definir sucessores, o “papo fica mais complexo”. Seja pelo motivo que for, a substituição nem sempre é uma situação agradável, uma vez que sucessão conota a ideia de que “o líder não foi bom o bastante” e por isso deve ser trocado, “não serve mais, está ultrapassado” em virtude da idade ou “que seu tempo de missão chegou ao fim e sua produtividade já não é mais a mesma de antes”, e por aí vai…

Percebemos que desde os primórdios, a saga do processo de sucessão de um líder já ocorre, portanto querendo ou não, devemos ter a consciência de que em um determinado momento devemos passar o bastão e por isso nada melhor do que preparar nossos sucessores.

Em 1660, o Padre Antônio Vieira, filósofo, escritor e orador português, disse: “Não descuidar da sucessão, é reconhecer a mortalidade”. Mas, ainda assim não é incomum encontrar dentro das organizações gestores/líderes que evitam promover seus colaboradores e não favorecerem o desenvolvimento deles. Quer seja por se julgarem insubstituíveis, por medo do desempenho do sucessor ou por crerem que ninguém fará o serviço melhor do que eles próprios.

Substituir pessoas não é uma tarefa fácil para ambos os lados – gestor e sucessor. Bem, foi assim com alguns símbolos que gosto de usar como exemplo: Moisés e Josuel, Elias e Eliseu, Jesus e Pedro…

Pedro, por exemplo, passou três anos aprendendo a liderar e constituir igrejas com Jesus, mas quando chegou à hora de assumir a posição de líder, ficou hesitante, voltou a ter uma “mentalidade de liderado” e retornou às práticas de pescador, até que entendeu a transição em que estava sendo submetido e a aceitou.

Josué também foi outro símbolo de sucessão amedrontada. Ele que tinha visto seu líder Moisés liderar com ousadia, “tremeu na base” e achou que não seria um bom sucessor em comparação ao seu mestre.

De fato, o processo de sucessão é complexo para todos os envolvidos, mas um dos segredos para uma boa sucessão está em garimpar sucessores dentro do quadro de colaboradores já existentes e ensiná-los, como fez Jesus com Pedro, Moisés com Josué e Elias com Eliseu. Embora eles fossem inexperientes como líderes, eles sabiam executar as tarefas como ninguém mais, pois estavam sempre observando seus mestres, caminhando junto, auxiliando nas atividades, além de que, eles conheciam a rotina e a “cultura da organizacional” (as leis, regras e ordens para o bom funcionamento de tudo).

Em minha trajetória profissional vivenciei isso algumas vezes e sempre busquei ter um bom time para dentro dele preparar de uma a três pessoas que pudessem ocupar a minha posição, caso eu viesse a assumir um novo desafio ou mesmo sair da empresa.

É preciso vontade e depois coragem por parte do líder para fazer isso, pois dependendo das pessoas escolhidas, três hipóteses poderão ocorrer:

  • Elas não desejam ocupar uma posição de liderança, apesar de serem muito boas tecnicamente. Esse é um dos maiores erros cometidos pelas empresas ao promover colaboradores;
  • Elas podem “trair” a confiança do líder e manipular a situação para ocupar a posição do mesmo antes do tempo, o famoso “puxar o tapete” do líder;
  • Você pode prepará-las e elas irem embora para outra organização.

Tudo isso é possível, mas a pergunta que fica é: e se eu não fizer nada?

Minha recomendação para você LÍDER

Assuma o desafio de preparar novos lideres e seus possíveis sucessores, peça ajuda para escolher bem os potenciais colaboradores, você não precisa fazer isso sozinho. Eu posso te ajudar nesse processo!

Atuo com palestras, treinamentos, mentoria e análise de perfil comportamental de equipes, especialmente de lideres e posso ajudá-lo a identificar, capacitar e motivar sua equipe de liderança.

Quero aproveitar aqui ao final deste artigo para deixar contigo alguns links que poderão te auxiliar e apoiar sua empresa em relação a liderança.

Abraço a todos e muito sucesso em seu processo de preparação de novos líderes!

Por Marcelo Simonato, executivo, escritor, palestrante e especialista em Liderança e Gestão de Pessoas. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação

Saiba mais sobre o meu trabalho como Executivo, Conselheiro de Empresas, Mentor de Líderes, Escritor e Palestrante, Especialista em Liderança Humanizada na Prática. Site.

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