Segurança e saúde no trabalho nunca foram tão importantes quanto agora. Nós estamos vivendo tempos desafiadores, onde a nossa segurança e nossa saúde (física e mental) estão sendo seriamente testadas. Covid, guerra, insegurança física e econômica, disputa política e de opiniões, mudanças radicais, medo do futuro, entre outras situações e fatos se tornaram uma realidade muito presente nos últimos 2 anos.

 

Segurança e Atenção

A segurança dentro de uma empresa envolve diversos aspectos, como a existência de EPIs, processos bem pensados, equipamentos adequados ao uso, treinamento, jornadas equilibradas e muito mais. Todos estes aspectos são importantes, mas eles normalmente falham, gerando acidentes, quando existe a falta de um elemento: a atenção. Eu vejo muitas empresas investindo em diversos itens, mas acabam se esquecendo do treino da atenção.

Atenção é a base para tudo. Tudo o que a gente faz na vida com atenção funciona melhor. Inclusive as situações com risco, quando se está bastante atento, resultam quase sempre em resultados positivos. Por quê? Porque os envolvidos estão olhando com clareza para todas as variáveis que impactam, tendo uma capacidade muito maior de escolher adequadamente e evitar que algo negativo aconteça.

Pesquisas mostram que a atenção reduz acidentes

 

Existem pesquisas que mostram isso claramente na realidade do trânsito. Uma delas, feita por uma seguradora inglesa (Elephant), mostra que 30% dos acidentes de carro acontecem perto da casa do motorista. E não é por excesso de velocidade, mas por pequenas distrações, já que a pessoa está familiarizada com o caminho e fica menos atenta.

Outra pesquisa, feita pela Allianz Center for Technology, mostra que 78% das batidas de carro aconteceram enquanto as pessoas estavam ocupadas com outra atividade, sem prestar atenção na direção. Parece uma coisa óbvia, mas entender isso de verdade significa também tomar atitudes para fortalecer a atenção das pessoas.

Uma outra pesquisa, de Harvard, fala que em cerca de 50% do tempo nós não estamos prestando atenção. O estudo da neurociência aponta que não dá para você prestar atenção em duas coisas ao mesmo tempo. O cérebro foi desenhado para colocar total atenção em uma coisa de cada vez. Quando se presta atenção em duas ou mais coisas, na verdade a atenção está pulando de uma coisa para outra. Ela não está ao mesmo tempo em todas. Isso nos fala muito sobre segurança. 

Saúde também depende de atenção 

A mesma lógica se aplica à saúde, pois ela depende das escolhas de cada um. Diversas pesquisas encontradas no site pubmed.gov, da Biblioteca Nacional de Medicina, mostram o impacto positivo da atenção em praticamente todas as enfermidades. Por exemplo, sabemos que o autocuidado é fundamental, e que nossa atenção com a saúde se mostra nele.

Infelizmente ele quase sempre só é acontece quando estamos doentes, mas, com atenção, podemos ter um adequado autocuidado que ajuda a prevenir as doenças, como fortalecendo o sistema imunológico ou evitando hábitos prejudiciais.

Esse entendimento é fundamental para todos dentro de uma empresa, mas deve começar pelas pessoas do RH e ser traduzido em ações objetivas que ajudem a todos terem mais atenção, segurança e saúde. Se segurança e saúde são importantes para a sua empresa, o que efetivamente está sendo feito para fortalecer a atenção dos seus colaboradores?

Eduardo Farah é sócio da Invok e professor na FGV. É um dos colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.