Você já tentou escrever com as duas mãos ao mesmo tempo? Parece uma tarefa desafiadora, não é mesmo? Mas, assim como algumas pessoas conseguem realizar tarefas com ambas as mãos de maneira habilidosa, as organizações que adotam o conceito de ambidestria são capazes de equilibrar dois desafios aparentemente opostos.
Ambidestria organizacional é o termo que descreve a capacidade de uma empresa de conciliar disciplina e eficiência operacional com criatividade e inovação. Em outras palavras, é sobre encontrar o equilíbrio entre manter o foco no negócio principal e no curto prazo e, ao mesmo tempo, explorar novas oportunidades para o futuro, se adaptando às tendências emergentes. Portanto, ambidestria organizacional é essencial para garantir não apenas a estabilidade no presente, mas também a capacidade de se preparar e prosperar no futuro.
Vamos explorar como essa abordagem pode transformar organizações e ajudar suas equipes a alcançarem o estado de flow.
Você já ouviu falar do conceito de “flow”? Criado pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, o flow é aquele estado em que você está completamente imerso no que faz, se sente ótimo e produz com alta qualidade. Steven Kotler, em “A Arte do Impossível”, aponta que a produtividade pode aumentar em até 500% quando estamos nesse estado. Para alcançá-lo, é necessário estar motivado, focado e disposto a explorar a criatividade. Isso envolve sair da zona de conforto, enfrentar desafios e manter um aprendizado contínuo. E, da mesma forma que as pessoas podem atingir esse estado de forma programada, as organizações que se desafiam a alinhar suas competências internas aos desafios do mercado, também podem alcançá-lo.
Destacamos aqui três pilares essenciais para ajudar a criar este movimento em sua empresa:
Direção e Transformação
Ter um propósito claro e uma visão estratégica é fundamental. Defina o propósito da sua organização, buscando um “Porquê” que seja ambicioso e alinhado com os valores da empresa. Desenvolva uma visão estratégica que inclua o foco no crescimento e na evolução do negócio principal e também a exploração de novas oportunidades disruptivas. E, claro, envolva as equipes para garantir que todos estejam alinhados com a visão e o propósito, criando mecanismos de comunicação e governança para fazer com que a estratégia esteja clara para todos e que se engajem no processo de fazer com que as iniciativas sustentem sua execução.
Pessoas e Cultura
A cultura organizacional deve sustentar a estratégia. Avalie se os valores e comportamentos atuais estão alinhados com o propósito e a estratégia da empresa. Foque no desenvolvimento das habilidades das pessoas, especialmente dos líderes, e promova o equilíbrio entre habilidades técnicas e comportamentais. Desenvolva novos rituais e símbolos que apoiem a mudança cultural, como formatos de reuniões e sistemas de reconhecimento.
Estrutura e Processos
A estrutura organizacional deve apoiar a transformação que precisa ser ajustada para promover um modelo de gestão que permita transitar entre os dois mundos a qualquer instante. Defina responsabilidades claramente e desenvolva lideranças que promovam autonomia e construam confiança, resultando em maior engajamento e desempenho das equipes. Desenvolva uma comunicação transparente que estimule a curiosidade e a criatividade, promovendo um ambiente de aprendizagem contínua. O objetivo principal é aumentar a resiliência da organização, ao complementar suas habilidades com velocidade e criatividade, e para que consiga responder de forma adequada às disrupções externas.
A Metodologia Ambidestra é mais do que um modelo de gestão; é uma jornada rumo à transformação organizacional. A chave para enfrentar os desafios do mundo em constante mudança é buscar o estado de flow, tanto pessoal quanto organizacional. Com o planejamento ambidestro, você pode equilibrar a direção para o curto prazo com uma visão inspiradora para o futuro, explorando inovações disruptivas e permitindo experimentação e aprendizado contínuos.
Então, você está pronto para transformar o seu trabalho e alcançar o flow?
Andréa Dietrich, Co-Fundadora da Ambidestra, estrategista de transformação digital Linkedin Creator, podcaster e palestrante. Lilian Cruz, Co-Fundadora da Ambidestra, podcaster e speaker, consultora e mentora em estratégia, inovação e transformação. São colunistas do RH Pra Você. O conteúdo dessa coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.