Novembro chegou trazendo o tão aguardado 13º salário. Para muitas pessoas, esse dinheiro representa a chance de fechar o ano no azul ou comprar algo que planejou o ano inteiro. Mas, e se ele pudesse ser mais que um alívio temporário e se transformasse em uma ferramenta para trazer mais equilíbrio financeiro para o próximo ano?
O primeiro passo para usar bem o 13º é mudarmos a perspectiva. Em vez de enxergá-lo como um dinheiro para gastos extras, podemos começar a vê-lo como uma oportunidade de construir um futuro financeiro mais seguro e menos estressante. Pense nele como um impulso para seu planejamento financeiro.
Com essa nova perspectiva em mente, o próximo passo é avaliar suas finanças de forma clara e objetiva. Antes de decidir o destino desse dinheiro, faça um levantamento honesto da sua situação financeira. Quais áreas precisam de atenção?
Algumas pendências financeiras podem parecer menores e acabamos deixando passar, mas a longo prazo, elas acumulam um grande impacto. Portanto, reveja aquelas dívidas que podem estar com juros altos, as contas acumuladas ou até mesmo aqueles gastos pequenos do dia a dia que se juntam e drenam seu dinheiro.
Aqui vai uma dica para quem tem dívidas acumuladas: negocie com as empresas para tentar quitá-las com juros menores e utilize seu 13º para pagar sem comprometer seu orçamento.
Se as suas contas estão em dia, pense em utilizar esse dinheiro extra para investir no seu crescimento. Faça cursos e treinamentos para desenvolver habilidades que podem abrir novas oportunidades e aumentar sua confiança. Esse tipo de investimento não gera só um retorno profissional e financeiro, mas também pessoal, tornando você mais preparado para encarar os desafios.
Já está realizado profissionalmente e não tem dívidas? A reserva de emergência pode ser o destino ideal para seu 13º salário. Separe uma parte deste dinheiro para construir ou reforçar seu “colchão de segurança financeira” e tenha mais tranquilidade e estabilidade para imprevistos.
Caso já tenha uma reserva bem estruturada, considere investir em uma carteira diversificada que se alinhe aos seus objetivos de longo prazo. Seu 13º salário pode ajudar a potencializar seu patrimônio, aproveitar oportunidades de crescimento e construir um futuro mais confortável e seguro. Afinal, um planejamento financeiro inteligente envolve não só lidar com gastos, mas também fazer seu dinheiro trabalhar por você.
“Thiago, já coloquei todos os seus conselhos em prática, alcancei o bem-estar financeiro e quero gastar meu 13º na Black Friday e nas festas de fim de ano!” Primeiramente, parabéns! Mas vamos planejar de uma forma equilibrada e inteligente para que esses gastos não saiam do controle e não pesem no seu bolso?
Para a Black Friday, o primeiro passo é fazer uma lista do que você realmente precisa, isso ajuda a evitar compras por impulso. Em seguida, pesquise os preços com antecedência e compare com os valores para saber se as promoções são realmente vantajosas.
Com as festas de fim de ano, comece definindo os valores que serão gastos em cada área – presentes, confraternizações, viagens – e mantenha-se firme para não estourar este orçamento. Considere também alternativas que podem ajudar a economizar, como presentes feitos à mão, experiências, ou até mesmo um amigo secreto.
Um bom planejamento financeiro evita que você caia em armadilhas que podem gerar endividamentos desnecessários.
Por fim, pense no futuro!
O 13º salário pode ser um grande aliado para a construção de uma vida financeira mais organizada e tranquila. Aproveitar esse valor de forma estratégica permite que você entre em 2025 com menos pendências e mais conquistas planejadas. Ajustar o destino desse recurso, priorizando o que traz segurança e tranquilidade, é um passo importante para começar o ano novo de maneira diferente: com mais controle e menos preocupações.
E então, que tal transformar o seu 13º salário em um verdadeiro investimento no seu futuro?
Thiago Godoy , mestre em educação financeira pela FGV-SP e fundador da Papai Financeiro. Atuou como Head de Educação Financeira da XP. Palestrante internacional e 2x TEDx Speaker. É o autor do best-seller “Emoções Financeiras”. É uma das Colunistas do RH Pra Você. O conteúdo desta coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.