As viagens de incentivo como o desenho de uma experiência exclusiva e inesquecível
As viagens de incentivo já se provaram como estratégia para fortalecer o relacionamento com funcionários, clientes, parceiros, fornecedores e diversos stakeholders.
Mais do que um passatempo, esses momentos são a oportunidade perfeita para criar experiências inesquecíveis com a marca. E a principal força da ferramenta de live marketing está em criar um roteiro exclusivo, que não seria possível em outros contextos.
É comum imaginar que esse tipo de ação seja apenas a chance de proporcionar momentos de lazer em um novo ambiente ao público que se deseja conquistar. No entanto, elas vão além. Quem está por trás do planejamento precisa desenhar uma jornada de encantamento e cuidado com o viajante, ao mesmo tempo em que proporcione vivências que jamais poderiam ser sonhadas por ele.
Experiências inesquecíveis
Imagine visitar e jogar tênis em quadras fechadas com instrutores na clínica do jogador Rafael Nadal, em Maiorca, Espanha. Ou ter um museu, na Capadócia, com uma exposição fotográfica da sua família e das famílias de seus colegas em um jantar emocionante.
Ou ainda receber conteúdos personalizados para você em um dos resorts mais luxuosos e cobiçados da América do Sul. É esse tipo de vivência exclusiva que torna as viagens de incentivo exclusivas.
Indo além, o destino deve ser escolhido nos mínimos detalhes, tendo em mente que ele será palco de uma experiência visual, cultural e sensorial do embarque ao fim. Ou seja, é a ponte para traduzir os valores da empresa em uma experimentação.
Se você é uma marca de revestimentos cerâmicos e deseja premiar um público específico, pense em uma opção que propicie um roteiro que respire arquitetura e inspire no design e na arte.
Ferramenta poderosa de comunicação
Em essência, o verdadeiro diferencial reside na capacidade de moldar a jornada de forma a transmitir a mensagem conceitual da marca. Afinal, trata-se de uma ferramenta poderosa de comunicação, capaz de gerar reconhecimento, fixar-se na memória e fortalecer relacionamentos.
O ObservaTUR espanhol já demonstrou que o impacto de uma viagem permanece na lembrança, em média, por 10 anos. Enquanto recompensas materiais ou financeiras são facilmente esquecidas, uma experiência vivida perdura, transformando-se em narrativas que se perpetuam ao longo do tempo.
Como resultado, o que se espera é que o stakeholder queira viver aqueles momentos novamente e se esforce para participar da próxima oportunidade. Assim, essa possibilidade fideliza colaboradores, gera conexões, reforça a cultura da empresa e impulsiona as vendas pelo engajamento dos profissionais, a depender dos objetivos que foram propostos.
As redes sociais repercutem as experiências
Com as redes sociais e a capacidade de qualquer indivíduo gerar conteúdo, surge um benefício adicional: a divulgação orgânica. Participantes de uma viagem extraordinária e exclusiva tendem a compartilhar espontaneamente imagens e vídeos com seus seguidores, criando um efeito de propagação e visibilidade para a marca.
A amplitude desse impacto é significativa, à medida que um grande número de pessoas visualiza a postagem e, inevitavelmente, passa a almejar vivenciar a mesma experiência.
Com tantos benefícios é natural que gradativamente mais empresas estejam se rendendo e tornando as viagens de incentivo uma tradição anual, como o BMG, que premia públicos estratégicos do Programa Acelera com viagens inesquecíveis.
Nos últimos anos os destinos foram: Jerusalém, em Israel, Maiorca, na Espanha e, mais recentemente, Vale Sagrado dos Incas, localizado ao norte da Cidade Imperial de Cusco.
Não à toa, as viagens de incentivo são desenhadas de maneira personalizada. Cada oportunidade é uma tela em branco para criar dias memoráveis para um público significativo.
De curtição a um passeio socialmente responsável, a empresa pode ser o que ela quiser, desde que faça sentido com os seus valores. Planeje a sua e embarque nessa!
Por Paulo Farnese, sócio-fundador e CEO da EAÍ?! Content Experience e José Ferreira, especializado em criar estratégias que superem experiências exclusivas, gerando resultados sustentáveis. Lidera as áreas de eventos e incentivos do Banco Bmg.
🎧Ouça o episódio 137 do Podcast RH Pra Você Cast: Transparência salarial empolga, mas estamos mesmo prontos para isso?
O Debate em Torno da Transparência
Nesse episódio, mergulhamos na discussão sobre a transparência salarial. Enquanto empolga candidatos em busca de igualdade, preocupa empresas que enfrentam dilemas. Afinal, projetos de lei que exigem a divulgação dos salários de vagas em aberto estão em pauta.
Legislação nos Estados Unidos e Seus Propósitos
Em algumas cidades e estados dos Estados Unidos, a transparência salarial já faz parte da rotina de trabalho. Inegavelmente, o objetivo principal é combater a desigualdade salarial de gênero e raça. Mas será que nossa cultura de trabalho está pronta para essa mudança?
O PL 1149/22 no Brasil: Dúvidas e Reflexões
Enquanto o projeto de lei brasileiro (PL 1149/22) não é arquivado nem aprovado, a incerteza persiste. Assim, para esclarecer o cenário, convidamos Tábata Silva, Gerente no Empregos.com.br, para debater se a transparência salarial é positiva para o mercado. Então, não perca essa conversa esclarecedora!
Não se esqueça de seguir nosso podcast bem como interagir em nossas redes sociais: