A transformação digital está impactando os negócios de modo geral, em todas as áreas das organizações. Aplicada ao RH, a transformação digital proporciona um impacto direto nas demandas da área.
Conceitualmente, a transformação digital consiste no processo de integrar tecnologia digital a todos os aspectos da empresa. Portanto, todos os subsistemas têm encontrado espaço para a modernização e a digitalização.
Em Recrutamento e Seleção (área responsável pela aquisição de talentos), por exemplo, há um terreno muito fértil para a aplicação de diversas metodologias, ferramentas e novas formas de conduzir este processo. Da busca de candidatos por geolocalização até a inteligência artificial, os processos seletivos se transformaram muito e melhoram a performance da área de maneira exponencial.
Dentre as inúmeras vantagens que a transformação digital tem trazido para o RH, a principal diz respeito a uma atuação mais estratégica da área, já que automatiza atividades operacionais.
Podemos destacar ainda:
- agilidade nos processos;
- aumento da produtividade;
- eficiência nas atividades;
- organização nos processos;
- mensuração de resultados e acesso a indicadores;
- objetividade e pragmatismo nas avaliações;
- simplificação das operações;
- redução de erros e retrabalhos;
- otimização da comunicação interna.
É necessário lembrar que não basta implementar processos e ferramentas tecnológicas. A transformação digital provoca uma mudança cultural que, por sua vez, gera uma forte mudança na forma estrutural de pensar e agir na organização. A tecnologia passa a ter um papel estratégico e contínuo, influenciando diretamente o fluxo de trabalho e exigindo uma capacidade inovadora dos colaboradores.
O RH acaba funcionando como condutor e acelerador deste processo. E, especialmente por este motivo, deve atuar com muito protagonismo, apoiando o processo de transformação digital na organização como um todo. Vale ressaltar que a comunicação entre todos os envolvidos é essencial para aplicar a transformação na área, uma vez que há a necessidade da colaboração de todos para se adaptarem às mudanças e tornarem os processos ainda mais eficientes.
Por fim, a transformação digital no RH não é mais uma escolha, mas, sim, uma necessidade que vai impactar não só a área e a organização, mas a carreira e a vida dos colaboradores, promovendo otimização de resultados de maneira contínua.
Por Dani Verdugo, empresária e headhunter, atua com executive search na THE Consulting.
Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o 'bom dia' vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?
Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:
https://open.spotify.com/episode/7fGSGpVFYLkn6iwpRxEGYK?si=b2d6736db179474a
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais: