Quatro skills tecnológicas para próxima geração de profissionais do e-commerce.

As compras nunca mais foram as mesmas desde a chegada do e-commerce. Pessoas modificam sua rotina, seus hábitos e até formas de pagamento com o advento dessa modalidade, não importa se esteja comprando online ou pessoalmente, o comércio eletrônico está aqui para ficar de vez.

Para ter uma ideia, segundo as estatísticas do Relatório sobre o Comportamento do Consumidor cresceu 26%Relatório sobre o Comportamento do Consumidor em relação a 2020, no ápice da pandemia.

Por outro lado, embora a indústria do e-commerce esteja crescendo exponencialmente, ainda há alguns desafios que persistem. Nos últimos anos, a demanda por habilidades técnicas aumentou; no entanto, não há oferta de trabalhadores qualificados equivalente a esse número.

Esse fator representa um grande problema para os varejistas que lutam para encontrar colaboradores com as habilidades técnicas certas para impulsionar o crescimento e a inovação do setor.

A crise do COVID-19 acelerou a disseminação do e-commerce para novas empresas, consumidores e categorias de produtos. Algumas dessas mudanças provavelmente serão de natureza de longo prazo, por isso é vital adquirir as qualidades necessárias para dirigir uma empresa de e-commerce.

Desenvolvimento de software

O desenvolvimento de software é um elemento essencial do comércio eletrônico atual. As soluções incluem recursos como automação, gerenciamento de relacionamento com o cliente, design de sites e recursos relacionados ao mercado, para citar alguns.

Como resultado, as empresas de e-commerce buscam desenvolvedores qualificados na solução que ofereça um alto retorno sobre o investimento (ROI).

Análise de Dados

No mercado hipercompetitivo de hoje, os varejistas virtuais devem descobrir como alcançar seus clientes de forma eficaz. Eles também precisam otimizar a cadeia de suprimentos e melhorar as operações para obter lucros maiores.

À medida que mais empresas de comércio eletrônico dependem da análise de dados para insights acionáveis, o papel dos Cientistas de Dados e Analistas de Negócios está se tornando cada vez mais importante. Algumas maneiras pelas quais a ciência de dados remodelou o comércio eletrônico foram:

  • Na identificação de uma base de clientes em potencial
  • No uso de análises preditivas para previsão de serviços
  • Para otimização da estrutura de preços para seus consumidores com base na ciência de dados
    Inteligência artificial

Outro tendência do setor é a inteligência artificial (IA), na qual avançou a um novo nível para satisfazer clientes em todo o mundo.

Os clientes agora podem ter experiências de compra mais suaves e simples graças à inteligência artificial.

De acordo com uma pesquisa da PwC afirma que até 2030 essa tecnologia futurista pode contribuir com mais de US $15,7 trilhões para a economia global.

As soluções de IA continuarão a ser desenvolvidas e o segmento de e-commerce continuará sendo um dos primeiros adotantes da tecnologia, incentivando a demanda por talentos e habilidades relacionadas.

Blockchain

As soluções de pagamento no setor de comércio eletrônico estão longe de ser perfeitas. Os clientes estão gradualmente escolhendo o autoatendimento ao invés de interações diretas.

Isso deve implicar em um processo, no qual deve-se fornecer sistemas de compras digitais com as melhores medidas de segurança para garantir a proteção de dados.

Aqui estão algumas maneiras de o blockchain transformar a indústria de comércio eletrônico:

  • Criptomoedas como Bitcoin, Ripple, etc., estão sendo usadas como uma alternativa às moedas tradicionais
  • Os desafios da cadeia de suprimentos, como a manutenção de registros e o rastreamento de produtos, são usados como alternativa a um banco de dados centralizado
  • O blockchain ajuda a fornecer um mercado de comércio eletrônico transparente para transações sem lastro.

Ponto-chave

As empresas de e-commerce estão buscando talentos de TI que serão importantes na viabilização da inovação. Há muitas oportunidades para profissionais de e-commerce que buscam aprimorar suas habilidades e avançar no campo.

Com novos modelos operacionais chegando no ambiente online, as empresas devem ter certeza de que têm habilidades e talentos sob demanda em mãos para ficar um passo à frente de seus concorrentes.

Skills tecnológicas para próxima geração de profissionais do e-commerce

Por Adriano da Silva Santos, jornalista e escritor. Reconhecido pelos prêmios de Excelência em webjornalismo e jornalismo impresso, é comentarista do podcast “Abaixa a Bola” e colunista de editorias de criptomoedas, economia, investimentos, sustentabilidade e tecnologia voltada à medicina.

 

 

Ouça o PodCast RHPraVocê, episódio 58, “Como criar uma cultura de inovação?” com Mary Ballesta, Diretora global de Inovação do Grupo Stefanini. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube