Custos subindo

Antes de começar esse artigo, eu preciso te dizer que você não está sozinho. Eu, você e a maioria dos empreendedores do nosso país estamos vendo os custos com despesas médicas da nossa empresa subirem ano a ano e nossos colaboradores cada vez mais doentes.

A verdade é que chegou a hora de sairmos desse looping que estamos vivendo e colocar em prática o que os dados já nos mostram: colaboradores mais saudáveis são mais produtivos e geram menos custos.

Dá para sair do Looping?

Você pode me dizer: “tá bom Mari, mas como minha empresa sai desse looping?”. Com mais de 20 anos nesse setor eu posso te afirmar que o primeiro passo é entender o que está gerando o aumento desses custos.

Você tem analisado o seu relatório de sinistralidade com que frequência?

Mais algumas perguntas:

  • quantos colaboradores da sua empresa têm doenças crônicas como diabetes, hipertensão, colesterol alto ou que estejam acima do peso?
  • quantas vezes essas mesmas pessoas estiveram na emergência devido a alguma complicação do seu quadro de saúde?
  • o que sua empresa tem feito para evitar que as pessoas desenvolvam esses tipos de doenças?
  • você realiza uma auditoria dos reembolsos realizados no seu contrato?

Perdas a serem corrigidas

De acordo com o IESS (Instituto de Estudos da Saúde Suplementar), golpes e desperdícios causaram perdas estimadas entre R$ 30 bilhões e R$ 34 bilhões às operadoras de planos de saúde ao longo de 2022. Nem preciso dizer quem no final do dia pagou e continua pagando por essa conta, né? Somos nós.

É preciso que a gente direcione cada vez mais o nosso time de Recursos Humanos a entender como os benefícios de saúde estão sendo utilizados e com base nesses dados, criar ações que minimizem a má utilização dos serviços – como por exemplo as idas desnecessárias ao pronto-socorro.

Além disso, faz-se necessário entender que para cuidar dos nossos colaboradores, precisamos entregar muito mais que um acesso ao plano de saúde.

Saúde não é só doença

Infelizmente, quando pensamos em saúde no Brasil, estamos sempre pensando em hospitais, doenças, tratamentos e nunca em bem-estar, hábitos saudáveis e qualidade de vida.

Você já parou para pensar nisso?

Não me espanta que hoje temos uma sociedade cada vez mais adoecida – nossos hábitos são cada vez piores. O grande ponto de virada é entender que a gente precisa mudar essa mentalidade, pois só assim vamos conseguir inverter esse jogo e reduzir nossos custos.

Sinistralidade subiu: e agora?

Por Mariana Marques, especialista com mais de 20 anos de experiência no mercado de saúde suplementar. É fundadora da Amarq e em 2024, criou a healthtech Boon, para proporcionar cuidados personalizados e preventivos a pessoas saudáveis e não saudáveis.

 

 

Podcast RH Pra Você Cast: “Desvendando a Saúde dos Trabalhadores em 2024”

Introdução

No episódio 181 do podcast RH Pra Você Cast, mergulhamos fundo na questão crucial: “A saúde dos trabalhadores está em risco?”. A pandemia trouxe à tona a importância do bem-estar e da qualidade de vida no ambiente corporativo. Empresas estão adotando abordagens mais positivas em relação à saúde de seus colaboradores, mas será que essa prática é tão eficaz quanto o debate sugere?

Otimismo e Desafios

Desde o início da crise sanitária, organizações têm se esforçado para manter sua competitividade, reconhecendo que a saúde dos funcionários é um fator-chave. No entanto, uma pesquisa recente conduzida pela Alice revelou que ainda existem lacunas a serem preenchidas.

Os Gaps a Serem Corrigidos

A pesquisa apontou que, apesar dos avanços, muitas empresas ainda não conseguiram implementar estratégias de saúde eficazes. Questões como prevenção, suporte emocional e promoção de hábitos saudáveis continuam sendo desafios a serem superados.

Entrevista com Sarita Vollnhofer, CHRO da Alice

Para aprofundar o tema, conversamos com Sarita Vollnhofer, Chief Human Resources Officer da Alice. Ela compartilhou insights sobre o cenário da saúde do trabalhador em 2024 e discutiu como as empresas podem melhorar suas abordagens.

Conclusão

Se você quer entender melhor como as organizações estão lidando com a saúde dos colaboradores e quais são os próximos passos, não deixe de ouvir este episódio esclarecedor do RH Pra Você Cast.

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos