Saúde mental do colaborador precisa ser prioridade nas empresas

O ambiente corporativo é um ambiente repleto de pressão, cobrança por resultados, responsabilidades, metas a serem atingidas, assédio moral e até mesmo sexual.

Todos esses elementos podem ser responsáveis por acometer a saúde mental dos colaboradores. É sabido que o número de doenças ocupacionais cresceu exponencialmente nos últimos anos de acordo com a OMS, as mais comuns são os de transtorno de ansiedade, depressão, estresse elevado, síndrome de Burnout entre outros.

Quando o assunto é levantado pelos gestores é quase que automático o foco nas demandas de ordem física, mas e a saúde mental? Será que ela também não merece tanta importância quanto? Se levarmos em consideração o fato de que, segundo a OMS, atualmente a depressão é uma das maiores causas de afastamento no trabalho, é claro que a atenção aos aspectos emocionais dos colaboradores deve ser valorizada.

60% dos brasileiros afirmam que o trabalho é uma fonte de ansiedade, estresse e tristeza, 70% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem de alguma sequela decorrente do estresse, 30 % dos brasileiros sofrem de Burnout.

Saúde mental deve ser priorizada tendo em vista que o colaborador, ao se sentir cuidado e representado, terá muito mais ânimo para conduzir o seu trabalho e oferecer os melhores resultados à corporação.

O que a empresa pode proporcionar aos colaboradores para que o ambiente de trabalho seja mais agradável?

O primeiro passo é mapear as principais particularidades de cada setor e fazer um estudo com o objetivo de estimular o feedback.

Promover cursos para os gestores e líderes

Cursos que ensinem a valorização das relações interpessoais, modos de comunicação dos superiores com suas equipes com o objetivo de prevenir e alertar sobre o assédio moral.

Atenção ao clima organizacional

É necessário um ambiente amistoso e que não promova a competividade, realizar atividades que potencializem cada característica positiva do colaborador, reforçar que cada um tem o seu papel e importância naquele determinado ambiente.

Implementar ações que valorizem a saúde mental

Oferecer suporte psicológico aos colaboradores é um dos principais recursos para a manutenção de um clima organizacional saudável e até mesmo prevenir o adoecimento haja vista que a terapia não é somente um espaço para falar sobre aquilo que está incomodando, é também o desenvolvimento do autoconhecimento, inteligência emocional e habilidades sociais.

Saúde mental do colaborador precisa ser prioridade

 

Por Carine Lopes de Almeida Barros, psicóloga da Zero Barreiras Psicoterapia online..