A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando a forma como trabalhamos, impulsionando a produtividade, a criatividade e a colaboração. Com uma indústria avaliada em US$ 100 bilhões, projetada para crescer 20 vezes até 2030, soluções de produtividade, chatbots e geração de conteúdos estão remodelando nossas práticas laborais. Mas como essa tecnologia pode aprimorar nosso relacionamento com o trabalho, especialmente em tempos de trabalho remoto e híbrido?
Isso torna-se ainda mais relevante quando consideramos os desafios atuais. Segundo o Índice HP de Relacionamento com o Trabalho, apenas 37% dos trabalhadores do conhecimento no Brasil afirmam ter um relacionamento saudável com o trabalho, enquanto as empresas se esforçam para se adaptar às mudanças na forma de conduzir seus negócios.
Entretanto, evidências sugerem que a IA pode ser a chave para melhorar esses números. O estudo revela que 93% dos líderes empresariais brasileiros acreditam que a IA tornará seu trabalho mais eficiente, enquanto 73% dos trabalhadores do conhecimento enxergam nela oportunidades para tornar o trabalho mais gratificante. Além disso, 75% acreditam que a IA tornará suas tarefas mais interessantes.
Tecnologia em primeiro lugar
Os computadores com IA representam uma evolução significativa, oferecendo capacidades de adaptação e personalização sem precedentes, integradas diretamente nos dispositivos, em vez de depender de IA baseada na nuvem. Ao otimizar o consumo de energia, monitorar agendas, resumir e-mails e reuniões, e automatizar tarefas, liberam tempo e energia, permitindo que os usuários se concentrem em aspectos estratégicos e criativos do trabalho.
Além disso, esses PCs também podem executar essas tarefas de maneira mais rápida, confiável e segura, protegendo dados e informações contra ameaças cibernéticas, especialmente na era da computação quântica. Eles podem escanear automaticamente em busca de malware, detectar anomalias e criptografar seus arquivos, proporcionando tranquilidade e confiança, além de prevenir ataques custosos e prejudiciais.
Os PCs com IA integrada facilitam uma colaboração aprimorada, ajudando os trabalhadores a interagirem, criarem e se conectarem de maneira mais eficaz e emocional. Estão equipados com ferramentas para brainstorming, geração de ideias e resolução de problemas, além de características de empatia, reconhecimento e engajamento, promovendo uma conexão emocional mais forte.
Ainda de acordo com o estudo, os PCs com IA oferecem uma série de benefícios:
- Facilitam o trabalho e abrem novas oportunidades: 93% dos líderes empresariais e 78% dos trabalhadores do conhecimento concordam essa afirmação.
- Promovem a segurança no trabalho: 72% dos líderes empresariais e 64% dos trabalhadores do conhecimento concordam.
- Estimulam a colaboração: 70% dos líderes empresariais e 60% dos trabalhadores do conhecimento concordam.
Estamos à beira da revolução da IA, com o mundo passando por uma transformação cuja força motriz é a tecnologia. Porém, a responsabilidade maior é das pessoas, e o uso que fazem dessa tecnologia é que vai determinar seu impacto e seu sucesso.
O foco na gestão das mudanças e na qualificação dos trabalhadores torna-se fundamental. A IA vai liberar tempo, mas a colaboração para solucionar os problemas empresariais irá se tornar um foco maior das empresas, e o desafio de fazer isso com uma força de trabalho remota será mais premente. Isso leva à segunda mudança fundamental necessária para adotar plenamente um ambiente de trabalho híbrido.
Comunicação e capacitação serão cruciais
Uma pesquisa realizada recentemente pelo LinkedIn revelou que, globalmente, nove a cada dez executivos concordam que as habilidades pessoais (soft skills) estão mais importantes do que nunca e que, de todas as habilidades mais demandadas dos profissionais, a número um é a comunicação.
A IA traz uma oportunidade de mostrar liderança nesse sentido. Em nosso Índice de Relacionamento com o Trabalho, vemos que mais de um terço (35%) das pessoas se sentem inseguras sobre quando usar a IA no local de trabalho. É essencial fornecer orientações claras sobre o uso da IA, promovendo a confiança dos funcionários e incentivando a colaboração e a criatividade.
Criar orientações, processos e treinamentos claros sobre o uso da IA traz dois benefícios. O primeiro é que isso dá aos empregados a certeza de que a empresa está trabalhando para tornar a vida deles mais fácil e produtiva. O segundo é que promove um foco maior na colaboração e no pensamento criativo, o que naturalmente gera relações mais próximas com o trabalho.
Por outro lado, o distanciamento entre líderes empresariais, decisores de TI e trabalhadores do conhecimento demonstra a necessidade de os líderes das empresas comunicarem efetivamente os benefícios da IA e ensinarem os empregados a integrarem-na em seus processos de trabalho.
Com 86% dos líderes empresariais e 77% dos trabalhadores do conhecimento brasileiros defendendo um treinamento adequado em IA, é imperativo que as organizações priorizem iniciativas de requalificação para capacitar sua força de trabalho na adoção de tecnologias de IA.
A IA está moldando o futuro dos negócios, aproximando as necessidades dos funcionários das exigências das empresas e abrindo novas fronteiras para o trabalho. Estamos apenas no início de uma jornada que transformará radicalmente nosso modo de trabalhar, viver e interagir com a tecnologia. O PC está se tornando verdadeiramente pessoal, liderando um ecossistema de IA em constante evolução – uma transformação que definirá o futuro do trabalho.
Por Ricardo Kamel, Diretor-geral da HP no Brasil.
Ouça o RH Pra Você Cast, episódio 139: “G4 Educação encontra na Inteligência Artificial o equilíbrio para melhorar a jornada das pessoas“. Novas tecnologias, por melhores que sejam, costumam trazer consigo uma certa resistência. A moda da vez, o ‘empolgante e polêmico’ ChatGPT, se encaixa perfeitamente nesse cenário. Para alguns, a Inteligência Artificial é revolucionária e extremamente eficaz para o desenvolvimento de projetos pessoais e profissionais. Para outro grupo, a nova moda chega para ‘acomodar’ as pessoas, tornando-as intelectualmente dependentes e podendo substituí-las no mercado de trabalho.
Opiniões à parte, é fato que a Inteligência Artificial e a tecnologia como um todo chegaram para facilitar o dia a dia até mesmo do mais humanizado os setores empresariais: o RH. Para quem tem a mente aberta de aproveitar todo o seu potencial, a transformação é notável. Exemplo disso ocorre na G4 Educação. Todas as vantagens e benefícios identificados pela empresa quem revela é uma das maiores entusiastas da IA no RH, Marcela Zaidem. A Diretora de Pessoas dá as melhores dicas para quem quer dominar o equilíbrio entre pessoas e digital. Confira o RH Pra Você Cast clicando diretamente no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Capa: Depositphotos