Pare por um minuto e reflita: você está vivendo ou apenas sobrevivendo?

Morte… Será que estamos mortos e nem percebemos?

Vivemos no piloto automático, sem perceber o mundo ao nosso redor. A cada dia, morremos um pouco mais.

Qual o propósito da vida criatura? Não sabe? Eu também não sabia até os meus 50 anos.

Minha Jornada: Do Topo da Montanha à Reconstrução Interior

Como mentor, escritor e palestrante, vivenciei uma jornada de sucesso e queda que culminou em uma profunda transformação pessoal.

Em busca de respostas

Minha vida foi marcada por conquistas e tropeços. Alcancei o topo em diversas empresas, mas carregava um fardo de conflitos e perdas. A pandemia revelou meus pontos fracos, e eu perdi tudo: emprego, empresa, casamento e amigos.

Refúgio na simplicidade

Busquei abrigo na casa dos meus pais, em uma pequena cidade, longe da agitação que conhecia. O contraste entre minha vida simples atual e o passado opulento gerou atritos familiares. Encontrei-me endividado e sem rumo, com a autoestima abalada.

A dura realidade me mostrou que minha vida girava em torno do trabalho e dos prazeres passageiros. Era hora de parar, reavaliar minhas prioridades e buscar um novo caminho.

Renascendo das cinzas

Aos 50 anos, decidi transformar minha vida, iniciando um processo profundo de reflexão. Reconhecer meus erros e assumir a responsabilidade doía, mas era necessário.

Abandonei o vitimismo e tomei as rédeas do meu destino. Embarquei em uma jornada de autodescoberta, buscando entender a mim mesmo e meus padrões de comportamento. 

RHTopSync

Vivemos num mundo repleto de mudanças extremamente rápidas que impactam diretamente nossas vidas. Se você não se preparar, ficará perdido nesse novo mundo. Forte, né? Mas será? Vamos descobrir juntos.

Quero mostrar que, a partir de agora, você precisará mudar drasticamente sua vida se quiser fazer parte desse processo e não se tornar um morto-vivo. Você terá que fazer exatamente o que lhes contarei agora.

O que procurei mostrar no livro foi sobre os pensamentos, sobre a qualidade do que pensamos e como pensamos. Desvendar e refletir sobre o porque que pensamos tantas coisas que não nos levará a lugar algum. Pensamentos, repetidos, intrusivos que não deixam nossa mente se acalmar,  pensamentos negativos que nos fazem acordar tristes, desanimados e seguimos repetindo esse drama dia após a dia. 

Aprender a escolher os pensamentos, a interromper ou pensamento negativo, cuidar dos pensamentos, acalmar a mente e viver em paz e com saúde, esse é o compromisso meu com você no livro.

“Executivos de hoje em dia, desenvolvem ou descobrem doenças ao longo da carreia, como por exemplo, tdha, spa ( síndrome do pensamento acelerado ), depressão e  a  chamada; Síndrome de Burnout” . 

  • Não paramos para sentir
  • Não nos observamos
  • Não conseguimos nem escutar as pessoas

Tudo está em volta do seu trabalho. Estamos simplesmente vivendo no automático, ou na verdade somente sobrevivendo. Temos sobrevida. 

Pensamentos

Ao fazermos por anos tudo do mesmo jeito, da mesma forma, nos mesmos horários, buscando as mesmas coisas, sempre uma rotina comum e repetitiva por anos a finco, o que aconteceu conosco ao longo desse período? 

Pensamos como todos pensam, com os mesmos pensamentos, o nosso conjunto de pensamentos nos leva a pensar como todos pensam em função da sociedade que vivemos. O padrão de vida que levamos nos faz vivermos no automático, como todos estão vivendo. Se estamos iguais, estamos certo? Será?

Existe uma confusão mental, cerebral nessa afirmação. Fomos treinados, criados, a pensar como nossos pais, como a sociedade em geral, mas não fomos ensinados a quebrar pensamentos construídos na nossa infância que não foram nós mesmos que escolhemos e sim nossos pais.

Daí a construção das crenças limitantes. Crenças que nos limitam a pensar diferente. A sair fora do contexto social, e nos jugarmos em pensamentos e crenças novas. A partir do momento que descobre que crenças te levaram a ter a vida que vc em hoje, saberá que foram crenças boas ou ruins que forma instaladas em sua mente subconsciente. Pensar igual a todos é normal e comum, porém pensar diferentemente é uma dadiva. 

Observar os pensamentos é o mais eficaz exercício para poder descobri quais crenças que me impediram de me tornar uma pessoa melhor, próspera e feliz. Quando estamos vivendo ou tentando sobreviver como todos, estamos dentro do mesmo barco, porém pensar diferente nos traz opções de sermos diferentes. Quando vemos pessoas alcançaram o sucesso que poucos alcançam, essas pessoas conseguiram quebrar suas crenças e pensar verdadeiramente em como sair dos pensamentos comuns e recorrentes.

“A manada“

Somos uma manada que pensamos igual. Porém o maior desafio e uma dadiva é sair da manada e pensar diferente. Provoque seu cérebro para que pense coisas novas. Pense novos pensamentos, descubra suas crenças e quebre-as. Faça a seguinte reflexão, tente excluir o trabalho da sua rotina, o que sobraria? 

A história de minha vida é um lembrete de que todos nós podemos tropeçar e cair, mas a capacidade de nos levantarmos e seguir em frente é o que nos define. Espero continuar compartilhando minha jornada e inspirando outros a buscarem a transformação pessoal.

A jornada continua

Agora, busco um novo propósito: qual é o verdadeiro significado da vida? O que realmente importa? Dedico-me a ajudar outros a evitar os erros que cometi, compartilhando minha experiência. Minha história serve como um farol para aqueles que buscam redenção e transformação.

Trechos do livro … 

“O Homem que não é paciente e tem o domínio de sua mente, apenas vagará por essa terra até o fim…”.

“Analisem as histórias dos seus pais. Sentem-se com eles e conversem sobre aquela época.

Tenho certeza que se sentirão tão vivos e adorarão contar pelo que passaram.

Façam esse exercício ainda hoje com seus pais, e verão o resultado.

No final, abrace-os e os agradeça pela vida que te deram” 

“Todas as empresas precisam de profissionais bons para conduzir seus departamentos, medianos para serem desenvolvidos, e ruins para aprenderem com os erros”

“A falta de observação faz com que bebamos da fonte do ego e nos tornemos arrogantes ambulantes, pobre nos pensamentos, infelizes na condução da vida. 

Pensar é algo difícil, pensar com pensamentos existentes é fácil demais. Já está pronto.

Ter uma opinião verdadeira de algum assunto e não copiar a opinião do outro é uma dádiva.

“O berço da família nos tira da ilusão e nos traz para a realidade desse mundo, totalmente desprendida de ego, vaidade ou dinheiro”.

“Um homem dominado pelo seu ego, nunca encontrará a luz necessária para sair da escuridão do fundo do poço da vida”.

“Passei de executivo em ascensão para um desempregado sem noção.”

“o mundo é dominado por pessoas que tem a mente calma”,

“Temos um calendário humano de erros, acertos e dádivas recebidas”.

Quando desisti de sobreviver Quando desisti de sobreviver1

Por Emerson Angelo, empresário multifacetado, escritor, pesquisador, palestrante e mentor apaixonado pelo estudo profundo da mente humana. Com uma ampla trajetória em empresas multinacionais e renomadas, ele se destacou no desenvolvimento de líderes e equipes de vendas. Autor do livro “QUANDO DESISTI DE SOBREVIVER“.

Ouça o Episódio 190 do Podcast RH Pra Você Cast:

“Como Venci a Síndrome do Impostor”

De acordo com um estudo da KPMG, divulgado em 2023, 75% das executivas brasileiras já enfrentaram a Síndrome do Impostor.

Impactos da Síndrome do Impostor

Marcada por sentimentos que vão da baixa autoestima ao perfeccionismo excessivo, a condição impacta a vida profissional e pode deixar sequelas na rotina pessoal.

Prevenção e Combate à Síndrome

Para falar mais sobre a síndrome e entender como preveni-la e combatê-la, convidamos a mentora e palestrante Thereza Cristina Moraes.

Thereza Cristina Moraes já sentiu na pele o que a Síndrome do Impostor pode causar. Confira!

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos