Nos últimos anos, a tecnologia na gestão tem impulsionado uma transformação sem precedentes no mercado de trabalho e nos ambientes corporativos. Com sua evolução acelerada, ela redefine processos, otimiza a tomada de decisões e impacta diretamente a administração das empresas e a experiência de seus colaboradores.

É claro que esse impacto traz pontos positivos e negativos, sendo necessário que se discuta o que está sendo efetivo para a organização e o que não está funcionando, para que possa existir um equilíbrio.

Entre os benefícios, temos a digitalização de processos, que permite que tenhamos mais agilidade para executar uma tarefa, assim como o surgimento de novas ferramentas, que possibilitam aprimorar a forma como realizamos essa tarefa.

Isso promove uma evolução dos modelos de negócio, o que faz com que seja possível entregar um trabalho de maior qualidade, mais rápido e com os resultados desejados.

Tecnologia na gestão: inovação, eficiência e decisões estratégicas

Além disso, a automação de tarefas repetitivas é um dos grandes destaques do impacto da tecnologia na gestão, já que além de poupar o tempo, pode fazer com que os integrantes de um time passem a ter uma visão mais ampla sobre uma situação, o que facilita a tomada de decisões. Tudo isso resulta em uma redução de custos operacionais e maior agilidade nos processos internos.

Alguns recursos tecnológicos são capazes de ajudar os gestores a filtrarem o que é realmente importante. Afinal, atualmente, líderes têm acesso a grandes volumes de informações em tempo real.

Ademais, com a ferramenta certa, será possível tomar decisões com mais assertividade. Dessa forma, as escolhas serão baseadas em evidências, substituindo o “achismo” pelo que está concretizado.

A tecnologia também revolucionou a comunicação dentro das empresas, o que considero extremamente importante. Plataformas como Google Meet, Microsoft Teams, Zoom e Slack permitem colaboração remota e integração de equipes que não estão no mesmo lugar. Com isso, a comunicação se tornou mais rápida, eficiente e transparente, favorecendo a inovação e a resolução de problemas em tempo real.

Tecnologia na gestão: desafios, inovação e novas formas de trabalho

Diante deste cenário de avanço tecnológico, modelos de trabalho como o home office e o trabalho híbrido tornaram-se realidade para muitas pessoas durante a pandemia da Covid-19. Ademais, essas modalidades passaram a ser cada vez mais possíveis e funcionais, consolidando-se como alternativas viáveis no mercado de trabalho.

É claro que para os gestores, isso exige novas abordagens de liderança e controle de produtividade mesmo à distância, mas sabemos que é totalmente possível.

Por outro lado, apesar dos inúmeros benefícios e oportunidades que a tecnologia oferece, sabemos que também há desafios significativos. Entre eles, destacam-se a segurança da informação, a necessidade de qualificação constante dos colaboradores e o risco de dependência dos sistemas.

Além disso, as mudanças rápidas exigem flexibilidade e resiliência organizacional. No entanto, essa adaptação pode ser difícil para empresas com estruturas mais tradicionais, que muitas vezes enfrentam obstáculos para evoluir no mesmo ritmo.

O fato é que a tecnologia pode ser uma aliada na gestão de uma empresa, oferecendo ferramentas que aumentam a eficiência e melhoram a comunicação. No entanto, a sua implementação deve ser feita com planejamento, capacitação do time e atenção aos riscos.

As empresas que conseguirem equilibrar inovação com uma gestão bem estruturada terão mais chances de prosperar em um cenário cada vez mais dinâmico e competitivo.

tecnologia na gestão_foto do autor

Por Pedro Signorelli, um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. Já movimentou com seus projetos mais de R$ 2 bi e é responsável, dentre outros, pelo case da Nextel, maior e mais rápida implementação da ferramenta nas Américas.



🎧 Ouça o episódio 211 do RH Pra Você Cast:

“Escritórios cheios: dá para voltar ao presencial sem perder talentos?”

A volta para os escritórios é uma tendência que cresce cada vez mais. Diversas plataformas de vagas já identificam um aumento significativo nas oportunidades presenciais. Por outro lado, as opções híbridas e remotas não mantêm o mesmo ritmo de antes.

Mas, diante dessa mudança, será que os profissionais estão realmente satisfeitos com essa decisão? Empresas têm suas razões para trazer equipes de volta ao ambiente físico. No entanto, o impacto dessa medida no engajamento dos talentos merece atenção.

Como a volta ao presencial afeta o engajamento dos profissionais

Para entender melhor esse cenário, conversamos com Raissa Florence, Cofundadora e Diretora de Growth da Koru. Sua análise traz insights valiosos sobre como os profissionais estão lidando com a transição para o trabalho presencial. não deixe de ouvir o episódio completo!

 

 

Não se esqueça de seguir nosso podcast bem como interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube