Como promover uma cultura de reconhecimento usando Merit Money

Se você deseja que a sua empresa desenvolva características como comunicação fluida, cultura de feedback, melhoria contínua dos processos, desenvolvimento das pessoas, colaboração e um clima positivo e motivador, o Merit Money é uma ótima estratégia.

O maior desafio da gestão atual é encontrar métodos de remuneração, reconhecimento e recompensa que promovam a motivação — ao invés de destruí-la. Com isso em mente, Jurgen Appelo criou o Merit Money, um modelo para reconhecer e recompensar as pessoas com base em seus méritos reais e não apenas em desempenhos imaginados.

Isso é feito entre os próprios colaboradores, o que retira das mãos dos gestores o monopólio do reconhecimento. O resultado gerado é bastante positivo, uma vez que os gestores conseguem perceber apenas parte das contribuições de um colaborador. “Apenas o sistema conhece todos os detalhes” (Jurgen Appelo).

Ao tornar possível que os colegas reconheçam espontaneamente uns aos outros, com base em seus próprios critérios, a empresa promove uma cultura de reconhecimento, o que geralmente não acontece quando a empresa utiliza apenas modelos anuais.

O uso do Merit Money faz com que os profissionais se sintam valorizados por suas contribuições, e, portanto, impacta positivamente a motivação e satisfação no trabalho.

Ao mesmo tempo, estimula comportamentos valorizados pelo time, facilita o diálogo e auxilia os colaboradores a expandirem sua percepção sobre o trabalho dos colegas.

Na consultoria K21, o método trouxe melhorias da visão sistêmica, uma vez que cada colaborador começou a se atentar ao trabalho de todos e também fez com que questões não percebidas no dia a dia viessem à tona, permitindo melhorias na cultura organizacional.

Na Softplan, empresa de software, o método fortaleceu a comunicação, promoveu maior colaboração e fomentou a cultura de feedback. Na Beeva, outra empresa de software, o Merit Money fez com que os feedbacks positivos, que antes não existiam, se tornasse um importante canal de comunicação entre os colaboradores.

  • Premissas

A aplicação do modelo criado por Jurgen deve sempre seguir essas cinco premissas definidas por ele:

  1. Os salários sempre devem ser esperados, os bônus não devem ser”. Sempre mantenha os bônus uma surpresa. Quando os bônus se tornam frequentes e antecipados, eles devem ser convertidos em salários regulares.
  2. Os ganhos devem ser baseados na colaboração, não na competição. Ao determinar quanto as pessoas devem ganhar, o principal critério deve ser seu trabalho colaborativo em direção a um objetivo comum.
  3. O feedback dos colegas é a principal medida de desempenho: as contribuições para um propósito compartilhado são mais bem detectadas e avaliadas pelos colegas, não pelos gerentes. Apenas todo o sistema conhece todos os detalhes
  4. O pensamento criativo pode aumentar o sistema de compensação (não manipulá-lo). Espere que as pessoas possam (e irão) manipular qualquer sistema e explorar essa criatividade convidando-a e apoiando-a, em vez de expulsá-la.
  5. Use a compensação para nutrir sua motivação intrínseca. Faça do dinheiro um reflexo da curiosidade, honra, aceitação, domínio das pessoas e todos os outros motivadores intrínsecos.”
  • Como Funciona

Dessa forma, o modelo funciona da seguinte maneira:

Periodicamente todos os colaboradores recebem pontos que devem ser distribuídos aos colegas, independente de serem ou não da mesma equipe. Os critérios para distribuição podem ficar livremente a cargo de cada colaborador ou podem também ser embasados nos valores organizacionais.

Já a decisão de quantos pontos distribuir em cada situação é uma escolha livre de cada um. Os pontos que, porventura, não forem distribuídos no período expiram e é importante que esse intervalo seja suficiente para permitir que as interações aconteçam, sem ser excessivo a ponto de as pessoas se esquecerem dos fatos acontecidos, ou mesmo, ficarem sem pontos para distribuir.

Esses pontos devem estar ligados a uma escala de conversão previamente definida e podem ser convertidos em brindes ou dinheiro. O momento dessa conversão não deve ser esperado pelas pessoas e, por isso, deve estar submetido a um fator surpresa, como por exemplo, jogar um dado a cada mês, visando tirar um número específico.

Caso esse número não saia dentro de um determinado período, as conversões devem ser realizadas e o prêmio ou dinheiro distribuído para que o método não surta efeito contrário na motivação das pessoas.

  • Limitações

O método Merit Money ocupa para o reconhecimento o mesmo lugar que o Team-Set Salaries ocupa para a remuneração. O primeiro é usado para distribuir pequenos bônus, já o segundo é usado para embasar decisões de remuneração, bem como para dividir lucros.

Ambos são métodos que valorizam a interação e a colaboração e têm por consequência de seu uso o fortalecimento do sentimento de justiça no time. Ambos são usados por empresas que desejam colocar em prática novos modelos de gestão que sejam mais eficazes para promover melhores resultados e maior satisfação dos colaboradores, mas com objetivos distintos.

O Merit Money é bastante simplista e, por isso, não pode ser usado como um instrumento de remuneração total. Ele não se propõe, por exemplo, a fornecer insumos para decisões de promoções e aumentos, como é o caso do Team-Set Salaries. Os dois métodos são cirúrgicos naquilo que se propõem a resolver:

# Merit Money promove o reconhecimento através dos feedbacks lúdicos compartilhados pelos colegas;

# Team-Set Salaries fornece remuneração justa ao levar em consideração os inputs dos membros de um time na tomada de decisões. Quando aliados na prática organizacional, a empresa incentiva e solidifica em sua cultura o trabalho em equipe, a visão sistêmica, o sentimento de justiça, a transparência e aprimora a comunicação.

Quem não quer tudo isso presente na sua empresa?

Promover cultura de reconhecimento usando Merit Money

Por Amanda Nogueira, psicóloga formada pela UEMG, com experiência na área de Gestão de Pessoas e apaixonada pelo tema RH ágil. Ela é Produtora de conteúdo do Percival.Live.

 

 

 

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