A concepção de felicidade evoluiu ao longo da história, refletindo as mudanças culturais e filosóficas de cada época. Na Roma Antiga, era associada à virtude e à serenidade de espírito, conforme ensinado pelos estoicos.
Na Idade Média, influenciada pela teologia cristã, era vista como a união com Deus e a obediência às suas leis. O Iluminismo trouxe a ideia de que a felicidade é um direito individual a ser perseguido nesta vida, enfatizando o bem-estar pessoal.
No século XIX, a Revolução Industrial introduziu uma visão mais materialista da felicidade, ligada ao sucesso financeiro e ao progresso tecnológico. O século XX viu o surgimento da Psicologia Positiva.
Atualmente, no século 21, a felicidade é frequentemente relacionada ao bem-estar pessoal, à realização individual, ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, à saúde emocional e mental, e à importância das relações sociais.
Essas mudanças mostram que, embora as concepções variem, a busca por felicidade é uma constante na experiência humana, influenciada por diversos fatores culturais, sociais e individuais. Reconhecer a diversidade dessas perspectivas nos ajuda a compreender melhor o que significa ser feliz em nosso próprio contexto.
Essa busca, portanto, transcende culturas, religiões e sociedades. Argumenta-se que não evoluímos para ser consistentemente felizes, mas sim para sobreviver e nos reproduzir.
No entanto, desde meados do século XX, a felicidade se tornou uma obsessão cultural, influenciando muitas áreas de nossas vidas, ligadas ao significado e ao propósito do “quem somos” e do “por que estamos aqui”.
Não surpreende, então, que seja objeto de inúmeros estudos, que demonstram encontrarmos felicidade nos relacionamentos, no trabalho, no local onde vivemos e nas condições financeiras, apenas para citar alguns exemplos.
Pesquisas recentes sugerem uma forma ainda mais simples de viver uma vida feliz: contar histórias, especificamente a história de nossa vida.
Basta visitar sites de vendas de livros e cursos ou entrar em uma livraria para nos depararmos com uma enorme indústria da felicidade e do pensamento positivo, estimada em mais de 11 bilhões de dólares por ano apenas nos EUA, em 2024.
As histórias que vivemos ou criamos, alinhadas com nossas experiências e emoções, tecem a ilusão de uma felicidade plena. Longe de ser uma falácia, essa percepção evidencia a habilidade extraordinária do ser humano em superar adversidades e encontrar luz mesmo nas sombras.
O Storytelling é, portanto, um pilar fundamental na edificação da felicidade, pois ao compartilharmos e nos reconhecermos nas narrativas de alegria e superação, nutrimos um otimismo que permeia nosso ser, fomentando um bem-estar coletivo.
As histórias, quer pessoais ou corporativas ou literárias, que escolhemos partilhar e acolher não apenas enobrecem a nossa jornada, mas entrelaçam os nossos destinos como espécie, semeando um campo fértil para a ‘felicidade’ florescer.
Por isso, em uma realidade que parece ebulir de tragédias, precisamos compartilhar mais histórias felizes. Elas têm o poder de contribuir para o nosso bem-estar porque nos permitem vivenciar vidas além da nossa e nos confrontam com as profundezas de nossa própria humanidade.
Por James McSill, escritor best-seller, autor do livro “5 Lições de Storytelling: Felicidade, Influência e Sucesso” da DVS Editora.
Ouça o episódio 150 do RH Pra Você Cast, “Dar feedback ainda é um desafio para as empresas?“. “Preciso te dar um feedback”. Essa palavrinha, que já nos apropriamos há tempos do inglês, para muitos, ainda causa certo frio na barriga. Mas, em qualquer relação e, claro, incluindo o universo corporativo, o seu princípio é um só: o de evoluir. Segundo Bernardo Leite Moreira, Consultor e Especialista em feedback, é necessário que ele seja protagonista. O que mudou nos processos de feedback? Há um momento certo para ele? Acompanhe clicando no app abaixo:
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