A 48ª edição do Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas não poderia ter chegado em melhor hora. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, aconteceu entre os dias 18 e 20 de abril, em São Paulo, e contou com painéis, palestras e debates sobre um tema profundo: “Pessoas, Gestão e Negócios – É hora de acolher e ampliar horizontes”.

Definitivamente, é um assunto que rende – e rendeu – uma infinidade de discussões importantes, que vão ditar os rumos do mercado e do futuro profissional no Brasil.

Entender as pessoas no ambiente de trabalho é uma missão urgente nos dias de hoje, em que uma pandemia global nos fez repensar o cenário corporativo como um todo.

A corrida por novas tecnologias precisou ser acelerada e a dinâmica entre colaboradores repensada conforme o CEO da WorldAtWork, Scott Cawood, comentou em uma das apresentações no evento: “O mundo mudou e foram criadas novas formas de se fazer as rotinas de trabalho funcionarem“, disse o empresário.

E, de fato, não há como não nos debruçarmos de cabeça sobre esse novo futuro que se mostra certeiro.


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No que se refere a novas tecnologias, o congresso trouxe alguns conceitos extremamente atuais para as rodas de discussão, como web 3.0, robótica, metaverso, inteligência artificial, IoT (Internet of Things) e o número cada vez maior de nativos digitais.

A chamada 4ª Revolução Industrial já está entre nós, trazendo todos esses aspectos e muitos outros que vêm se transformando em primordiais para o dia a dia dos colaboradores das empresas.

A agilidade está tomando o lugar da velocidade.

Plataformas digitais são estruturadas com o objetivo de facilitar a função dos profissionais que a utilizam, e não a rapidez em alcançar lucros mais altos.

Vamos colocar esse panorama em um exemplo prático: um funcionário é contratado para tarefas administrativas, que poderiam ser resolvidas com um clique.

É um cenário completamente inviável para a atualidade, porque não há como não ter um resultado pessoal e corporativo diferente desse: um colaborador insatisfeito com a sua função mecânica, que demora para resolver questões simples e que não cresce na carreira.

Esse foi um dos debates mais produtivos do CONARH 2022, que provou que a desburocratização de processos com recursos práticos não é um sinônimo de mecanização.

Pelo contrário, eles podem ser aliados da personalização do ambiente corporativo. Para isso, é preciso enxergar o planeta como uma fonte de talentos, ao invés de um reduto de mão de obra sem identidades e rostos.

Não à toa, de acordo com pesquisas trazidas pelo próprio Cawood em sua fala, CEOs que buscam trabalhar a questão social no cenário profissional obtiveram um aumento de 40% a 60% no engajamento dos colaboradores.

Além disso, ele constatou que 67% das pessoas que estão buscando um emprego também procuram um empregador com valores semelhantes aos seus.

Ou seja, está claro que aquele velho esquema tradicional em que um trabalhador bate o ponto para entrar e sair, realiza a sua função automaticamente dia após dia, recebe ordens de um chefe que não se importa com ele, não tem perspectivas concretas de crescimento na empresa e ainda por cima torce para um aumento cair do céu não faz parte do futuro dos negócios.

A felicidade e a inclusão do colaborador é fundamental para um planejamento estratégico moderno, pois traz a motivação necessária para ele querer crescer junto com a empresa.

O CONARH 2022 mostrou que o bem-estar corporativo só vem com a experiência, mas não a que está relacionada ao tempo em si, e sim a novas formas de engajar.

O modo de recompensar o funcionário para além do salário – com shows, viagens e almoços especiais, por exemplo -, uma duração menor do expediente, o aumento de oportunidades e a redução do intervalo para receber méritos fazem com que o indivíduo se sinta parte de um todo, ao invés de uma pequena engrenagem desconhecida.

Consequentemente, a cultura da aprendizagem e da personalização de programas pode ser incentivada com precisão, gerando equipes mais bem preparadas e motivadas.

Basta voltar de onde começamos: “Pessoas, Gestão e Negócios”. A realidade atual mostra que nenhum desses três itens existe sem os outros em uma organização moderna e que vislumbra o crescimento em todos os âmbitos.

Se continuarmos buscando formas de acolher, como aquelas discutidas no congresso, não há dúvidas de que iremos ampliar horizontes.

Pessoas, gestão e negócios - Como fazer essa engrenagem girar?Por Richard Vasconcelos, CEO da LEO Learning, uma das principais empresas de educação corporativa digital, e reconhecido por implementar estratégias inclusivas dentro do ambiente de trabalho. Mestre em Tecnologias Educacionais pela University of Oxford, atuou na implantação do ensino a distância na Universidade Estácio de Sá até 2009. Fundador e investidor de outras startups de tecnologia educacional, foi CEO e sócio da rede de escolas de inglês Britannia, vendida para a Cultura Inglesa em 2018.

Ouça o PodCast RHPraVocê Cast, episódio 97, “CGO: o segredo por trás da sigla que impulsiona o crescimento” com Breno Riether, CGO, e Mariá Menezes, Diretora de Pessoas e Cultura, ambos da Sankhya. Clique no app abaixo:

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