A relação entre empresa e funcionário está em constante mudança. Se antes o colaborador era visto como um mero empregado, hoje é considerado um parceiro do negócio. Entretanto, para que o funcionário se sinta parte importante da companhia, é necessário que o departamento de RH otimize ao máximo a sua experiência no que se refere à sua presença e atuação profissional.

Diante desse cenário, é preciso considerar que melhorar a experiência do funcionário traz diversos benefícios para a empresa. O aumento das chances de retenção do profissional é uma delas. Isso acontece, principalmente, porque ele se sente parte da empresa e se engaja verdadeiramente para obter resultados.

O principal benefício desse aspecto é a redução da rotatividade de profissionais, que traz mais gastos e prejuízos financeiros à companhia, já que é necessário investir recursos na demissão do antigo funcionário e na contratação de um novo.

Contudo, afinal, no que consiste a otimização da experiência do colaborador dentro da empresa? De maneira geral, pode ser definida como uma série de ações que influenciam na melhora da rotina diária do profissional.

O conceito, conhecido também como employee experience, tem sido discutido cada vez mais, uma vez que está diretamente relacionado ao sucesso de uma empresa e de sua marca. Isso porque, quanto mais o funcionário se sente satisfeito, mais se considera motivado para conquistar resultados, que são benéficos não só para sua carreira, mas para o crescimento da companhia como um todo.

Entretanto, para que a otimização seja implementada de forma efetiva, é necessário que o RH esteja preparado para adotar todo um processo. Diante disso, existem algumas ações que podem ser tomadas pelos profissionais do departamento para melhor a experiência dos funcionários, tais como:

Estruturação do processo de onboarding
Você já deve ter ouvido alguém dizer que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?! De fato, essa é uma verdade quando se trata do processo de onboarding de um novo funcionário.

Nesse caso, o processo de onboarding está ligado à recepção dos funcionários. E é exatamente nesse momento que a empresa precisa alinhar suas expectativas com as do profissional, além de recebê-lo da melhor forma possível.

Investimento em benefícios
É indiscutível que uma oferta de benefícios variados é uma excelente maneira de atrair e de reter colaboradores. Dessa forma, a principal indicação é investir em itens que vão além do tradicional.

Plano de saúde, plano odontológico e auxílio-refeição já não são mais suficientes. Com a nova geração de colaboradores, existe a necessidade de oferecer benefícios relacionados à cultura e ao desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais.

Colete feedbacks
Fornecer feedbacks aos profissionais é um ponto essencial para o departamento de RH. Entretanto, muitos se esquecem de que também precisam coletar as opiniões dos funcionários quanto à atuação do departamento no dia a dia da empresa.

O feedback dos colaboradores é essencial para que o RH veja quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos e, assim, possa melhorar seus processos e resultados.

Otimização da experiência do colaborador

 

Por Fernanda Takada Koyashiki, Head em Gente & Gestão na Arbo Imóveis, marketplace do mercado imobiliário que simplifica as transações para locatários, proprietários, administradores e compradores de imóveis.