Embora 95% das vagas oferecidas hoje sejam para modelos presenciais, conforme pesquisa do Infojobs, muitos processos ainda são realizados à distância. O onboarding é um deles, e isso é reflexo de um mundo cada vez mais digitalizado.
Isso ocorre porque, em geral, podemos considerar a digitalização da integração como mais eficiente e enriquecedora. Desde a pandemia, o onboarding está passando por transformações e tornando-se cada vez mais tecnológico, até mesmo pelas possibilidades e praticidades envolvidas. É assim que o HCM (Sistema de Gestão de Capital Humano) ganha notoriedade.
Por meio dele, é possível criar atividades virtuais que destacam os valores da empresa, incentivando uma rápida adaptação e uma sensação de pertencimento desde o início.
Os processos são automatizados, com preenchimento de formulários e assinaturas digitais por meio de um acesso remoto - o que reduz a carga administrativa e as possibilidades de erros, além de facilitar a comunicação entre a empresa e o novo funcionário, com vídeos e outras mensagens de acolhimento.
A eficiência e experiência aprimorada ainda podem ser avaliadas pelo RH. Afinal, a ferramenta ainda permite uma avaliação de progresso e adaptação, o que permite ajustes ágeis e melhor adaptação à equipe.
Neste cenário, pode-se dizer que o onboarding digital é a maneira mais eficiente de integrar um colaborador, por três razões claras:
1. Experiência única e personalizada
Com a tecnologia, as apresentações da empresa e formas de trabalho podem ser totalmente personalizadas, levando em consideração as necessidades individuais e qualificações. Podem ser incorporados conteúdos relevantes e a criação de interações divertidas para que a transição para a nova empresa ocorra de maneira suave.
2. Comunicação clara
Qualquer processo de integração exige comunicação clara, objetiva e transparente. Neste momento, o profissional de RH responsável pelo onboarding fornecerá informações detalhadas sobre a organização, políticas e valores, oferecendo uma visão 360°.
Os slides podem ser compartilhados posteriormente, o que fará com que o colaborador se sinta mais seguro com as mudanças.
3. Ainda mais integração
A utilização eficiente de ferramentas digitais promove a interação entre os membros da equipe. Quanto mais digital a empresa se mostrar, mais confortável o novo funcionário irá se sentir, pois este já está alinhado a uma cultura tecnológica.
Alertas
Não basta realizar o onboarding online e utilizar o HCM de forma inteligente e esperar que o colaborador esteja 100% dentro da operação. É importante monitorar ativamente o progresso e solicitar feedback regularmente. Isso permite ajustes rápidos, garantindo que qualquer problema seja identificado e resolvido prontamente.
Além disso, vale reforçar as políticas de segurança cibernética e fornecer treinamento adequado para proteger os dados sensíveis da empresa, principalmente para organizações que atuam em regime híbrido ou home office.
Por Thomas Costa, Head Comercial no Infojobs e porta-voz do Pandapé, software de RH. Possui mais de 12 anos de experiência na área comercial, sendo 10 deles no mercado de RH, e acredita na transformação do setor por meio da digitalização.
Ouça o episódio 157 do RH Pra Você Cast, “O onboarding ainda é subestimado pelas empresas brasileiras?“. O quanto vale investir em um bom onboarding? Para Hugo Soares, CEO e co-founder da Eva People, muito mais do que os gestores podem imaginar. O executivo, que já enfrentou uma péssima experiência de boas-vindas – nem tão boas assim – em uma das empresas por onde passou, é enfático ao elencar todas as principais vantagens que uma boa primeira impressão – e mais do que isso – pode deixar. A efetividade do onboarding está muito além de uma recepção de primeiro dia de trabalho. É um conjunto de ações que pode ser o fator determinante para aumentar o engajamento de um profissional. Mas como, de fato, as empresas podem caprichar para garantir um onboarding que eleve a sua competitividade? Isso e muito mais você descobrirá neste episódio do RH Pra Você Cast. Confira.
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