Caiu a ficha!!

A mágica é relativamente possível, mas em pequenas dimensões e em circunstâncias especiais. Nem mesmo um ano foi necessário. 15 meses! Para muitas empresas concluírem que:

A – O trabalho a distância, no curto e médio prazo, será sempre em caráter excepcional;

B – Possível mais adiante, para atividades e funções específicas, e mediante exaustivo e completo treinamento e preparação.

Uma a uma as empresas vão reconhecendo e confessam, “Home office em tempo integral, por muitos anos, uma impossibilidade absoluta”.

Mauricio Russomanno, falando ao Valor a respeito da experiência da empresa que preside, a Unipar, afirmou, “trabalho remoto durante a pandemia revelou-se eficaz, mas não tem a capacidade de sustentar e preservar a cultura e o negócio no longo prazo… Assim, tem prazo de validade…”.

Já Sergio Malafaia, diretor financeiro da Votorantim S/A, afirma, “O plano é que, e com a disponibilidade da vacina e todos já 100% seguros face à pandemia, retomemos na totalidade o trabalho presencial…”.

Uma das mais importantes profissionais de consultoria sobre o capital humano das empresas, Betania Tanure, explica, “A decisão de voltar ao escritório e trabalho presencial denota uma preocupação das empresas de estar perdendo o que é subjetivo, o que não se consegue alcançar de forma remota e que faz a diferença…”.

Antonio Salvador, diretor executivo da Mercer, pondera, “O trabalho presencial é fundamental para conexões, debate de ideias, e definição das novas estratégias. É quase impossível mudar-se uma cultura remotamente”.

Ou seja, amigos, são centenas de depoimentos enaltecendo as vantagens dos trabalhos presenciais, mesmo considerando-se transtornos e desconfortos de deslocar milhões de pessoas todos os dias de suas casas.

Assim, e, passada a pandemia, a degustação compulsória do trabalho a distância, deveremos constatar o seguinte:

A – Todas as empresas retornando ao trabalho presencial, com raras exceções.

B – No médio prazo, todas as empresas, e a partir da experiência compulsória e radical do procedendo a análise criteriosa e definindo se é possível algum trabalho a distância: em que circunstância, com que duração, em quais setores de atividade, e em quais áreas nas empresas.

Em termos genéricos o mundo estudará com maior cuidado e consistência, a possibilidade de iniciar a pavimentação do caminho para num horizonte de 10 anos instituir a semana de quatro dias. Para negócios e funções onde essa hipótese revele-se viável. O saldo final será esse.

O ser humano é desumano a distância

Por FRANCISCO ALBERTO MADIA DE SOUZA – FRANCISCO MADIA. conforme pesquisa realizada pela TOLEDO E ASSOCIADOS para a ADVB – Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – foi considerado a maior autoridade em marketing do país, e colocado ao lado de PETER DRUCKER e PHILIP KOTLER pelos entrevistados. Trabalha há mais de 50 anos com MARKETING. Foi o primeiro profissional a trabalhar com MARKETING no mercado financeiro – 1968 -, e em 1970 foi selecionado para implantar a primeira área de marketing dentro de um banco no país: ITAÚ. Trabalhou em agências de propaganda, em indústria, empresa comercial, e concluiu sua trajetória de executivo como Diretor Superintendente da CARTA EDITORIAL. A partir de setembro de 1980 criou e vem presidindo o MADIAMUNDOMARKETING.

Ouça o PodCast RHPraVocê Cast, episódio 52, “Quando a resiliência vira algo tóxico?” com Carla Tieppo, neurocientista da Santa Casa e sócia-fundadora da Ilumni. Clique no app abaixo:

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