Uma boa estratégia de comunicação pode gerar melhores resultados na gestão de pessoas

A comunicação interna tem papel estratégico para o negócio. Ela é responsável por alinhar os valores e objetivos da empresa com os funcionários, contribui para o clima organizacional.

As empresas, atualmente, buscam lucros acumulativos através de suas atividades, mas também têm procurado estabelecer melhorias na gestão de pessoas por meio de uma eficiente estratégia de comunicação para atingir os resultados. Nesse contexto, a comunicação empresarial é extremamente importante para manter uma organização ativa.

Entre as estratégias mais usadas dentro das empresas, o Marketing é o que mais se destaca por criar oportunidades de ações eficientes. Hoje em dia, a tecnologia está mais presente na vida das pessoas, por meio da acessibilidade da internet e redes sociais.

Segundo uma pesquisa da Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das companhias investem no Marketing Digital como estratégia de crescimento. E 6% dizem que anunciam suas marcas apenas em ações de publicidade e eventos. A maioria reconhece o poder do mundo digital.

A partir de uma estratégia de comunicação bem elaborada, seja na divulgação de uma campanha, nas dinâmicas de grupo, ou inseridas nas políticas da empresa, permite um crescimento ainda maior de um negócio.

E como o papel da estratégia de comunicação pode influenciar na gestão de pessoas?

A Comunicação empresarial ou corporativa é um dos métodos mais eficazes para diretores, presidentes e colaboradores. Para potencializar a gestão de pessoas, estratégias de comunicação são essenciais para criar uma relação mais consistente e transparente.

É muito importante ter uma comunicação adequada à realidade de cada empresa, pois as tomadas de decisão precisam ser realizadas em conjunto a fim de concretizar os objetivos e conquistar o sucesso.

De acordo com uma pesquisa do Google Trends, a abordagem sobre o tema “Gestão de Pessoas” apresentou um percentual de 74%, em outubro. A comunicação corporativa envolve todo o processo entre a empresa e o público, seja interno ou externamente, e se reflete na gestão de pessoas.

Toda comunicação deve ser clara para que as diretrizes sejam cumpridas com naturalidade e para que a gestão de pessoas esteja alinhada com os objetivos.

Com a intenção de que a corporação funcione nos aspectos operacionais ou no aspecto de clima corporativo, a comunicação é fundamental. Pois é a partir disso, que os funcionários trabalham de forma conjunta e focados na missão da empresa, além disso, proporciona a eles um sentimento de pertencimento, o que garante a produtividade e a inovação que, consequentemente, tornam-se defensores da marca.

Com a estratégia de comunicação correta, as vantagens em obter bons resultados dentro e fora da empresa são imensas, como: melhorar a imagem da corporação, aumentar o engajamento do público com as empresas e alcançar resultados excelentes.

A forma como as empresas expõem os seus produtos ou serviços remete-se muito de como a empresa é vista, seja no seu comportamento entre cliente ou entre a sua equipe. A gestão de pessoas é uma peça decisiva que agrega na imagem que as empresas têm ou querem alcançar no mercado.

Confira as dicas para criar uma estratégia de comunicação de sucesso e manter uma gestão mais eficiente:

  1. Analise detalhadamente todas as variáveis internas e externas (estrutura, mercado, concorrentes, tecnologia);
  2. Estabeleça objetivos;
  3. Defina as ferramentas;
  4. Determine orçamentos para investir em campanhas na internet; em dinâmicas de grupos e aperfeiçoamento da equipe;
  5. Elabore estratégias criativas de comunicação a fim de expandir mais a marca.

A comunicação fortalece o diálogo entre todos os indivíduos e mantém uma organização alinhada aos mesmos propósitos.

No que resulta uma boa estratégia de comunicação?

Por Leandro Rampazzo, especialista em Marketing Diretor da Godiva Propaganda há 6 anos.

 

 

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