Mito ou verdade: o time de marketing é criativo o tempo todo? A criatividade é uma habilidade essencial para a maioria das profissões

Ser criativo é algo importante para muitas profissões, e para o profissional de Marketing e da comunicação é ainda imprescindível, isso porque o alcance do sucesso de campanhas dependem muito de quanto a criatividade impactará na inovação e apresentará uma ação diferente frente ao mercado.

Em uma pesquisa feita pelo Fundacred, instituição que atua no setor de crédito educacional, mostra que a criatividade é uma das 3 principais habilidades necessárias para quem busca se tornar um profissional bem-sucedido.

Em todos os lugares recebemos muitas informações referentes a marcas, empresas e pessoas; e o objetivo de todos é atingir o máximo de atenção, seja para vender um produto ou fazer você pensar diferente sobre alguma marca.


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Nem todos alcançam esse objetivo, pois falta criatividade para elaborar algo tão estratégico, que por muitas vezes pode ser simples, mas pela forma de conquistar o consumidor, é necessário apresentar um algo a mais.

Então, precisamos ousar e mostrar que temos um diferencial a oferecer. Ideias simples trazem ótimos resultados, mas é preciso causar um impacto eficiente e de maior alcance.

Para isso, as empresas de marketing precisam contar com colaboradores que tenham características que expressam criatividade. Uma pessoa criativa está aberta a opiniões e críticas, e coopera com a empresa a partir de novas ideias, não se limitando a zona de conforto.

É necessário ter essa noção de que o público está buscando referência inovadora o tempo todo, seja no mercado da esquina ou na maior empresa do país. E por esta razão ter uma equipe mais engajada e criativa abre portas para a expansão de uma marca.

Diferente do que muitos pensam, a criatividade é uma habilidade, assim como o raciocínio e o pensamento crítico. Por isso ela deve ser estimulada e desenvolvida, isso pode ser feito através de palestras motivacionais, cursos preparatórios, ou até mesmo ao consumir um conteúdo nas redes sociais que seja relevante para a produtividade.

Nem todos os dias os profissionais se sentem criativos e por isso manter atividades que promovam e despertem esse interesse a cada um deles é essencial.

Segundo uma pesquisa da Harvard, pessoas que ajudam o trabalho dos colegas, convidam para o almoço e organizam atividades dentro da empresa têm 10 vezes mais chance de ser engajadas do que aqueles que preferem trabalhar sozinhos (e têm 40% a mais chance de ser promovidos).

Em nossa empresa, eventualmente, procuramos promover eventos que possam ajudar os nossos colaboradores nas demandas do dia a dia.

Já participamos de palestras sobre: Design, Copywriting, Processo de Desenvolvimento de E-commerce – VTEX entre outros assuntos. E como resultado, conseguimos repassar ao time a importância da comunicação atrelada à inteligência emocional, capaz de interferir de forma positiva na criatividade.

Fizemos um projeto de integração, Box Academy, para que outros colaboradores possam entender o que o colega de área produz e qual a sua importância para a agência, com o objetivo de compartilhar e envolver pessoas em ações de criatividade.

A equipe do Marketing já nasce criativo?

Nem sempre! Apesar de se tratar da área da comunicação e do marketing, não é em todo momento que um colaborador estará esbanjando criatividade, seja por razões externas ou internas, pelas causas de saúde ou até mesmo por assuntos pessoais.

Mas é preciso estimular a criatividade, e é importante frisar que a área de marketing demanda projetos criativos (artes, campanhas, ações), sendo essencial que o time de marketing apresente essa característica para criar estratégias inovadoras aos seus clientes.

Pensando nisso, cito algumas dicas para manter ou melhorar a criatividade da sua equipe no ambiente de trabalho, e com isso garantir o sucesso nas criações das campanhas publicitárias. Confira:

1- Diversidade nos times: Tenha uma equipe com variados estilos de pessoas, para que elas se complementem, e aproveitar o leque de ideias.

2- Cultura do erro e aprendizado: É normal errar e aprender com isso. O que muitas vezes serve para atiçar a criatividade e ver quais os novos passos que deverão ser tomados.

3- Brainstorms: Juntar a equipe em uma mesa de maneira informal, e debater as mais variadas ideias e assuntos para incluir em uma campanha, é a forma mais inteligente de conseguir ideias fenomenais para uma campanha de sucesso.

4- Feedbacks: Sempre deixe sua equipe ciente do que você está achando do trabalho dela, e de que forma ela pode melhorar Mostre o caminho correto, a equipe se sente mais pertencente à empresa e, consequentemente, a criatividade tende a fluir com naturalidade.

Procuramos sempre seguir essas dicas dentro da agência, fazemos brainstorms, feedbacks, temos um time diversificado e, tudo isso para entregar um trabalho impecável e garantir a criatividade no ambiente organizacional.

Mito ou verdade: o time de marketing é criativo o tempo todo?

Por Rodrigo Prata, diretor da Box Ideias, Agência de Marketing e Tecnologia.

 

 

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