Não tente ser o melhor do time, tente ser o melhor para a sua equipe

(John Quincy Adams)

Qualquer organização, para ser exitosa, precisa de uma liderança verdadeiramente eficaz que garanta equipes competentes, com “colaboradores certos nos lugares certos” (meritocracia), suficientemente motivados para, através de atitudes (“QUERER”) e com o conhecimento técnico necessário, aqui entendido como habilidades (“PODER”), estejam suficientemente capacitados e motivados para atingir os resultados desejados.

A figura representa as relações possíveis entre motivação (atitude=QUERER) e conhecimento (habilidade=PODER), para avaliar a competência dos colaboradores, e por que não do líder também, para uma avaliação inicial visando colocar “a pessoa certa no lugar certo”.

Matriz de Competência “Querer x Poder”

O eixo vertical representa a ATITUDE do colaborador; ou seja: nos quadrantes superiores ALTA motivação (QUER) e nos quadrantes inferiores BAIXA motivação (NÃO QUER).

O eixo horizontal representa a capacidade ou HABILIDADE do colaborador; ou seja: nos quadrantes à direita ALTA habilidade (PODE) e nos quadrantes à esquerda, BAIXA habilidade (NÃO PODE).

Interpretação:
– QSE (quadrante superior esquerdo) QUER, mas NÃO PODE: possui a atitude positiva, está motivado para a ação, mas não possui as habilidades necessárias à função; desafio: investir em capacitação.

– QSD (quadrante superior direito) QUER e PODE: altamente qualificado, atitude positiva, está motivado e possui as habilidades necessárias ao desempenho de alta performance; desafio: talento a ser mantido na organização.

– QID (quadrante inferior direito) NÃO QUER, mas PODE: possui as habilidades requeridas para o alto desempenho, mas não tem atitude positiva; desafio: investir em motivação.

– QIE (quadrante inferior esquerdo) NÃO QUER e NÃO PODE: além de não ter atitude positiva, não possui as habilidades mínimas necessárias ao desempenho da função; desafio: reavaliar seu aproveitamento na instituição, considerar a possibilidade de alocá-lo em outra atividade.

Pense nisso…

O que você, como líder, precisa melhorar: atitude (QUERER) ou conhecimento (PODER)?

Matriz de Competência “Querer x Poder”

Por Fernando Manuel de Matos Cruz – Médico, palestrante e gestor organizacional. Ao dirigir um dos maiores clubes sociais esportivos do Brasil, a Sociedade de Ginástica Porto Alegre – SOGIPA, e com sua atividade atual junto ao Comitê Brasileiro de Clubes – CBC, aprendeu como se formam equipes vencedoras. O MBA Liderança, Inovação e Gestão – PUCRS e suas experiências pessoais e profissionais proporcionaram os conhecimentos necessários à liderança de excelência. Autor do livro “As 5 atitudes do líder com credibilidade”, pela Literare Books International.

Ouça o PodCast RHPraVocê, episódio 70, “Quais competências não podem mais faltar para um profissional de RH?” com Emanuella Velez, uma das 25 mais influentes vozes do LinkedIn no Brasil. Clique diretamente no app abaixo:

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