Na linha de sucessão: Marketing dá oportunidades de crescimento de carreira no ambiente organizacional
As áreas da comunicação, mais precisamente marketing e publicidade foram uma das mais afetadas pela pandemia da Covid-19. O clima de incertezas durante esse período e medidas que foram tomadas para erradicar o vírus, afetaram os processos laborais.
Várias empresas decidiram encerrar suas atividades, pois não conseguiam se manter. Segundo dados divulgados pelo Mapa de Empresas do Governo Federal, apenas no 3º quadrimestre de 2021, 484.470 mil empresas foram fechadas, representando uma elevação de 35,7% em comparação com o mesmo período de 2020.
Além de toda a demanda que a pandemia do Covid-19 causou, estamos tendo que nos preocupar com a Guerra entre Ucrânia e Rússia, que afeta diretamente as economias do Mundo e do Brasil, oscilando os preços dos combustíveis e do setor agropecuário.
Visto dessa maneira e com o objetivo de não deixar a sua empresa ser ameaçada pela crise da guerra, o ideal é que a mesma possua boas estratégias de marketing e vendas, para que as campanhas atinjam o público alvo, a fim de reter mais lucratividade e manter o negócio de pé.
O marketing não é um luxo, tão pouco dispensável, é um dos principais canais para lembrar o consumidor sobre produtos e soluções, e garantir o relacionamento da marca com os clientes.
Sabendo disso, as empresas estão cada vez mais em busca de investir no marketing, no que consequentemente, as áreas de comunicação vêm apresentando um maior número de vagas, especificamente, na área de marketing, onde o profissional pode criar um plano de carreira, e alcançar cargos altos na empresa.
De acordo com a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, iniciativa que reuniu Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, 94% das empresas escolhem o Marketing Digital como estratégia de crescimento. Em conclusão, a pesquisa mostra que o Marketing vem ganhando consistência cada vez mais.
Durante a crise, muitas agências se inovaram, tanto no atendimento ao cliente, quanto nas vendas.
Muitas delas fizeram isso com tamanha eficiência que apresentaram muito crescimento e hoje se destacam no mercado, gerando novas oportunidades para novos profissionais. Segundo dados do Brasil Escola, os cursos em destaque em 2022 são: Marketing, Design e Administração.
Se você acha que a competitividade está acirrada no nicho de Marketing, a melhor forma é se especializar para ter uma oportunidade e até mesmo conquistar uma ascensão de cargo.
Como profissional da área de marketing, cito 5 dicas de como se destacar e receber uma promoção na empresa em que trabalha:
1- Defina metas pessoais: É nesse momento que é feita a análise de onde você quer chegar, podendo ser alcançar um cargo de liderança, um trabalho mais flexível ou uma atividade específica dentro da sua profissão;
2- Saiba trabalhar em equipe: Isso é fundamental para o sucesso das empresas, pois é a base da maioria dos projetos que são executados. Tenha habilidade para ouvir a opinião alheia, comunicar-se com inteligência e ser produtivo em grupo;
3- Adote uma postura flexível: Demonstre disposição e flexibilidade para se empenhar nas funções, isso faz diferença na forma como você é visto pela empresa;
4- Faça Networking: Procure comparecer a eventos do setor, pois eles te mostram as atualidades do mercado e ainda permitem o encontro com outros profissionais;
5- Invista na sua capacitação: Sempre que possível, invista em cursos, participe de seminários e eventos que tenham relação com a sua área de trabalho.
Com o avanço da tecnologia e a busca por profissionais mais qualificados, se as pessoas não se adaptarem à nova realidade do mercado, vão ficar para trás.
Tenha planos e boas estratégias para crescer profissionalmente e consequentemente na vida pessoal.
Por Erivam Bandini, sócio e diretor de marketing da Box Ideias, Agência de Marketing e Tecnologia.
Ouça o PodCast RHPraVocê, episódio 78, “Quando é o momento de mudar de carreira (e como fazer isso)?” com Dani Verdugo, empresária, headhunter e CEO da THE Consulting e Hugo Capobianco, especialista de carreira da Consultoria Global LHH. Clique no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais: