Longevidade empresarial: como construir uma trajetória duradoura?
Longevidade empresarial refere-se ao tempo que uma empresa consegue se manter ativa no mercado de forma reconhecível. No Brasil, essa duração varia bastante, influenciada por fatores como setor, porte, gestão e outras variáveis.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 20% das organizações brasileiras encerram suas atividades antes de completar dois anos.
Garantia que o negócio prospere
O objetivo de qualquer empreendedor é garantir que seu negócio prospere e permaneça lucrativo por muitos anos. Mas, para alcançar essa meta, é essencial evitar a acomodação, adotar uma visão de longo prazo e desenvolver estratégias que assegurem o êxito contínuo.
A longevidade empresarial é fundamentada na ação contínua ao longo do tempo, sem se limitar a períodos específicos, e requer uma visão de capacitação que vá além dos horizontes tradicionais.
Ela exige coragem e resulta em um modelo operacional inovador, focado na marca e na organização, em detrimento do “culto à personalidade”. Esse modelo destaca a importância de alinhar lucro (Profit), pessoas (People) e planeta (Planet) - os “3P” - como elementos centrais de uma estratégia sustentável e duradoura.
Administração eficiente em negócios familiares, segredo da logenvidade empresarial
Para garantir o sucesso na jornada, um sistema de gestão eficiente deve ser aplicado, apoiando o empreendimento em questões como:
- a necessidade de gerir com clareza a sucessão externa à família (no caso de companhias familiares),
- estabelecer novas parcerias e
- competir com outras companhias que operam em modelos parecidos.
Além disso, é essencial lidar com riscos e ameaças, como questões geopolíticas e protecionismo, e contar com um Conselho dinâmico e adaptável às mudanças. Também é necessário cultivar uma mentalidade de planejamento preventivo, que fortaleça a estrutura e a resiliência da organização.
Proximidade constante da família
Lidar com a longevidade em empresas familiares exige a proximidade constante da família com o negócio e seus funcionários. É fundamental que o gestor tenha a coragem de explorar novos caminhos e desenvolver uma cultura interna que favoreça a evolução e o crescimento ao longo do tempo. Assim, permitindo que a companhia se adapte e prospere diante dos desafios e mudanças do mercado.
Cases de sucesso - Rügenwalder
Com vasta maioria de empresas familiares de porte médio em sua matriz corporativa, a Alemanha se destaca no quesito longevidade empresarial. Por exemplo: a empresa Rügenwalder, fundada em 1834, destaca como a mudança de foco — indo de embutidos à base de carne para opções veganas — foi essencial para sua vida longa.
A decisão de que as salsichas veganas seriam o futuro deixou de ser apenas uma estratégia e tornou-se um mindset que norteou o novo modelo operacional da companhia.
A administração baseada em hipóteses foi a chave para essa transição, resultando em uma revisão completa dos processos, habilidades e sistemas internos.
Como parte dessa transformação, a família foi substituída na equipe de gestão por profissionais externos, já que a nova direção exigia competências que os membros familiares não possuíam.
Cases de sucesso - Lammsbräu
A Lammsbräu, uma cervejaria com quase 400 anos de história e atualmente administrada pela 11ª geração na pessoa do seu sócio-gerente, destaca seu compromisso total com a sustentabilidade.
Com 140 funcionários, a empresa decidiu, há 40 anos, adotar uma abordagem sustentável que abrangesse todo o processo, “do campo até a garrafa”.
Para reforçar essa estratégia, a empresa implementou um placar de sustentabilidade que avalia seus fornecedores, oferecendo remunerações significativamente melhores para aqueles que são aprovados.
A comunicação transparente dessa filosofia para os consumidores e varejistas garantiu uma aceitação positiva, mesmo diante de aumentos de preço, tornando a Lammsbräu a cerveja preferida dos consumidores.
Liderança deve ser curiosa
Para garantir a resiliência e o sucesso de uma empresa, os líderes devem ser curiosos, adotando uma postura de aprendizado contínuo e buscando novas ideias. A adaptabilidade, a aceitação de desafios e a disposição para mudanças são igualmente essenciais, assim como a capacidade de promover disrupções sem comprometer a essência da empresa.
Estar preparado para eventos inesperados e manter uma governança clara, revisando-a a cada três ou cinco anos, é primordial. Ademais, a inovação deve estar no centro das estratégias, promovendo um ambiente que favoreça o desenvolvimento coletivo e beneficie todos os stakeholders.
Embora os modelos de gestão de inovação ainda sejam raros, são essenciais para manter as empresas alinhadas com os negócios do futuro.
Por Eduardo Gomes, presidente do conselho da Board Academy, edtech de formação e desenvolvimento de conselheiros consultivos, independentes, fiscais e de administração de empresas.
🎧Ouça o episódio 196 do podcast RH Pra Você Cast, “Os desafios – e as recompensas – do empreendedorismo feminino”.
Como Alcançar o Sucesso Após uma Decisão de Carreira - Entenda o Que Você Quer
Para Juliana Queissada, CEO da Queissada Comunicação e colunista do RH Pra Você, o sucesso começa com um ponto fundamental: saber o que quer.
Experiências de uma Empreendedora
Neste episódio, Juliana compartilha suas experiências como empreendedora. Com efeito, ela explica por que a comunicação é um grande desafio para muitas empresas.
A Importância da Comunicação
Juliana destaca que a comunicação é crucial para o sucesso empresarial. Dessa forma, muitas empresas enfrentam dificuldades nessa área, tornando-a um desafio significativo.
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