Integração e Comunicação: combustíveis do “motor” empresarial. Estes dois fatores são determinantes para a geração de riquezas nas organizações. A comunicação é elemento de transmissão de diretrizes, dados e toda uma série de informações que possibilitam o resultado, é matéria prima, é orientação é definição de alvos.

Sistema de Comunicação na organização

É interessante comparar o sistema circulatório do organismo humano com o sistema de comunicação na organização. Da mesma maneira que a falta da circulação do sangue em algum órgão do organismo humano provoca danos por vezes irreparáveis, na organização empresarial a falta da comunicação pode ter o mesmo efeito.

Em suma a comunicação é o canal de toda ação empresarial. Por exemplo, é a ferramenta básica para a atuação de qualquer nível de supervisão.

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Infelizmente, apesar de toda essa importância o exercício adequado da comunicação ainda é um jogo de boas intenções. A questão inicial desse ponto refere-se ao pouco entendimento da sua real definição.

Comunicação = tornar comum

A palavra Comunicação subentende TORNAR COMUM a mensagem, isto é, fazer com que o receptor da minha mensagem entenda-a da mesma maneira que eu, o emissor a entenda, portanto, seja comum a nós dois.

Por isso qualquer mensagem afixada nos quadros de aviso das empresas na grande maioria dos casos não é comunicação. Por conseguinte, só o será se a compreensão de quem a ler for igual à pretendida por quem a emitiu, o que acontece em casos muito raros, ocasionando os mais diversos dissabores possíveis.

Fator agravante é de que hoje a maior importância do fluxo da comunicação deva referir-se ao sentido horizontal da estrutura organizacional e funcional. Uma visão de processo na relação “clientes e fornecedores internos”.  Aquela que ultrapassa as fronteiras departamentais e os próprios limites da empresa, obedecendo à visão sistêmica, enriquecendo o processo e agregando valor aos resultados.

Problemas de comunicação

Por isso costumo enfatizar que, “no mínimo 100% das empresas tem problemas de comunicação!”.

Complementarmente ás dificuldades de comunicação encontra-se os problemas de integração que tem forte influencia da Dissonância Cognitiva (diferença entre o que a pessoa pensa e como ela age – Leon Festinger) que ocorre entre profissionais, áreas, departamentos, diretorias e os objetivos dentro da Empresa. 

Como se podem perceber os problemas de integração são particularmente destrutivos da produtividade desviando o alcance dos resultados. 

E a Integração?

Integração é coerência de objetivos, é conflito profissional para eliminar desvios, é procura constante de melhoria e é definição de alvo. E definição de alvo é outra das carências clássicas dos diversos setores da organização. Por exemplo, quando solicitamos que nos digam qual é o objetivo (alvo) da área de Treinamento nas empresas normalmente ouvimos: Treinar pessoas. 

Mas não, o alvo de Treinamento não é treinar pessoas. Treinar pessoas é o que treinamento faz, é a sua atividade, o meio para alcançar o resultado, que poderíamos consignar, de maneira simples, como: Pessoas Aptas (aos desafios e necessidades da Organização). 

Em outro exemplo, para melhor esclarecimento, agora com a área de Manutenção de ar condicionado podemos afirmar que seu alvo não é consertar ar condicionado. Isso é o que se faz para manter o seu objetivo que é: Ar Condicionado funcionando. 

No entanto a área de Manutenção de ar condicionado é medida, dentro da empresa, pelo tempo que gasta consertando, quando deveria ser medida pelo tempo que não gasta consertando. Este é o viés oficial das organizações que, muitas vezes, conduz para alvos equivocados.

Sociabilidade e integração

Salientamos, ainda, que o fator de integração não deve ser medido pelo grau de sociabilidade das pessoas na organização. Nem sempre grande sociabilidade é sinônima de integração. Ás vezes é justamente o contrário!

 Portanto a geração da integração depende de alvo, de objetivos definidos e consensados em razão do objetivo maior, o resultado global da organização.

Então precisamos reforçar o enfoque da relação Clientes e Fornecedores internos na Empresa. Afinal toda empresa é composta de processos, que se superpõem, seguem paralelos, trocam resultados e, enfim, caminham para o resultado final, dentro do princípio de cadeia de agregação de valor.

Em suma e pensando bem, não trabalhamos para nossos chefes e líderes. Trabalhamos para atender os nossos clientes no processo, tanto externos como, prioritariamente, os internos. 

Relação de clientes e fornecedores

Isso quer dizer que a relação de clientes e fornecedores internos é uma situação absolutamente natural e desejada. É extremamente oportuno, para qualquer área e para qualquer profissional, contar com um cliente interno que oriente quanto aos resultados, que alerte quando necessário e que não permita que meu setor fique obsoleto.

Não é para isso que estamos dentro da empresa?

Não é para isso que fomos contratados? 

Atentem para isso! Já implantamos essa sistemática em diversas empresas, com excepcionais resultados. Não basta que nossos colaboradores dirijam-se à nossa Empresa para trabalhar. É imperativo que nossos colaboradores pretendam expandir expectativas, para o negócio e para si próprios. Esse é o movimento natural da humanidade. O universo está em constante expansão, para manter-se coeso e vivo. Esse é, portanto, o nosso destino. Perpetuar-se através da expansão contínua!!!

E para as empresas a Integração e a Comunicação são fatores básicos e prioritários para fundamentar o alicerce do desenvolvimento.

Integração e Comunicação

Por Bernardo LeiteConsultor Organizacional, longa experiência executiva em nível gerencial e diretivo. Psicólogo especializado em Comportamento Organizacional. Atua em consultoria desde 1980, e possui robusta participação no mercado com palestras, artigos, pesquisas e estudos sobre comportamento organizacional e gestão. Palestrante, escritor, coaching personalizado para executivos. Um dos maiores especialistas em Avaliação de Desempenho, em todos os segmentos, incluindo Empresas Públicas.


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