Ninguém é substituível!
Não, não é um erro de digitação. O título é esse mesmo! Ninguém é substituível! Não há dúvida de que uma tarefa pode ser desempenhada por qualquer outra pessoa e até de forma muito melhor, mas isso não interfere na questão da individualidade. Com defeitos, efeitos, vícios e, até, algumas qualidades, somos um, único, indivíduo, como a própria palavra confirma.
Marca indelével
Cada ser humano é único e tem sua marca indelével, mesmo que marcada por erros e desacertos.
Somos o universo em nós. Por vezes nem nos damos conta disso, mas nem por isso torna menos verdadeiro esse fato.
Frequentemente encontraremos pessoas que pretendemos substituir, mas não teremos êxito. Elas continuarão e nós também, cada um seguindo o seu caminho. O que foi não deixará de ter sido.
E seguimos lutando contra nossos moinhos de ventos muitas vezes nos esquecendo de que o verdadeiro alvo está em nós.
As circunstancias ofuscam nossa visão desse alvo. Vivemos em um mundo em que o padrão é o desatino, o levar vantagem, a falta de escrúpulos, a insanidade e a impunidade, e não nos lembramos de que não é esse o nosso destino.
Por isso ás vezes nos falta alento para “remar contra a maré”, mas não nos poderá faltar a convicção do futuro! Há revoluções a caminho e chega o reforço em forma de índigos e cristal!
Não nos poderá faltar esperança!
Hoje vivemos em um mundo em que não nos surpreende a lógica da curvatura do espaço – tempo, do genoma e da biotecnologia que promete um mundo perfeito, com seres perfeitos. Mas será que humanos?
A tríade: genética, nanotecnologia e robótica poderá ser um avanço, como a I.A., mas não substituirá. Autômatos são substituíveis.
Com todas as nossas fraquezas podemos ser “massa de manobra” e enganados como opinião pública manipulada, mas não poderão nos retirar a possibilidade do aprendizado e da responsabilidade pelas nossas escolhas.
Caminhamos para uma nova espiritualidade para um novo recomeço e reencontro. E não estou pregando uma visão otimista.
Creio no ser humano. Esse que está dentro de Você!
Para concluir um pouco de poesia que, como nós, não precisa ter lógica, apenas sentimento e paixão:
“Se eu pudesse viver novamente a minha vida, na próxima tentaria cometer mais erros, não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais, seria mais tolo ainda do que tenho sido” (Jorge Luis Borges – Instante)
Acreditem: Ninguém é substituível!
Por Bernardo Leite, Consultor Organizacional, longa experiência executiva em nível gerencial e diretivo. Psicólogo especializado em Comportamento Organizacional. Atua em consultoria desde 1980, e possui robusta participação no mercado com palestras, artigos, pesquisas e estudos sobre comportamento organizacional e gestão. Palestrante, escritor, coaching personalizado para executivos. Um dos maiores especialistas em Avaliação de Desempenho, em todos os segmentos, incluindo Empresas Públicas.
🎧Ouça o episódio 190 do Podcast RH Pra Você Cast, “Como eu venci a Síndrome do Impostor”:
A Realidade das Executivas Brasileiras
De acordo com um estudo da KPMG, divulgado em 2023, 75% das executivas brasileiras já enfrentaram a Síndrome do Impostor. Com efeito, essa condição marcada por sentimentos que variam da baixa autoestima ao perfeccionismo excessivo. Pois afeta, não apenas, a vida profissional, mas também pode deixar sequelas na rotina pessoal.
Entendendo a Síndrome e Suas Implicações
Convidamos a mentora e palestrante Thereza Cristina Moraes, que já vivenciou os desafios da Síndrome do Impostor, para discutir como prevenir e combater essa condição. Afinal, compreender suas causas e estratégias é essencial para o crescimento profissional e pessoal. Confira:
Não se esqueça de seguir nosso podcast bem como interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Capa: Depositphotos