À medida que a revolução digital continua a transformar o mercado de trabalho, a importância das habilidades humanas nunca foi tão crucial. Com a ascensão de novas profissões impulsionadas pela tecnologia, as empresas estão percebendo que competências como empatia, pensamento crítico e criatividade são fundamentais para se destacar em um ambiente cada vez mais automatizado.
E não importa a quantidade de novas máquinas, os humanos ainda serão essenciais, seja para novas demandas do mercado ou para evoluir as funções já conhecidas por nós.
Uma pesquisa do Goldman Sachs, mostra que 60% das profissões vão ser afetadas profundamente e 20% delas vão desaparecer. Por outro lado, o Senai analisou que algumas áreas terão novas profissões no mercado, sendo elas: automotivo, tecnologia da informação e comunicação, alimentos e bebidas, máquinas e ferramentas, construção civil, química e petroquímica, têxtil e vestuário, entre outros.
Empresas de todos os setores estão reconhecendo que o equilíbrio entre tecnologia e humanidade é essencial para reter o sucesso.
É claro que a tecnologia mudou a forma como trabalhamos, porém as habilidades de um humano são essenciais para comandar essas máquinas. É através da inteligência do homem unida a funcionalidade da tecnologia que os processos se tornam mais automatizados.
As profissões digitais não estão em risco de sumir porque exigem habilidades humanas que a IA ainda não consegue replicar. Por exemplo, a criatividade é uma habilidade que envolve a geração de ideias originais e a capacidade de ver conexões onde outros podem não ver.
Embora a IA possa ajudar a inspirar ou sugerir ideias com base em padrões de dados, a inovação genuína e a criação de conteúdo verdadeiramente novo ainda são campos dominados por humanos.
Além disso, a comunicação eficiente é fundamental no ambiente digital. Profissionais precisam não apenas transmitir suas ideias de maneira clara e persuasiva, mas também colaborar eficazmente com colegas, clientes e outras partes interessadas.
A empatia e a compreensão das nuances culturais e contextuais são aspectos humanos que são difíceis de programar em uma IA. A habilidade de negociar, persuadir e construir relacionamentos é essencial para o sucesso nas profissões digitais.
Por Anderson Teodoro, Diretor da Minds e especialista em desenvolvimento de RH.
Ouça o episódio 142 do RH Pra Você Cast, “A busca pelos “talentos verdes” no mercado” com Nelmara Arbex, sócia-líder de ESG Advisory da KPMG no Brasil e na América Latina. Segundo o relatório Global Green Skills 2022, divulgado pelo Linkedin, a participação de talentos verdes na força de trabalho global saltou 38,5% entre 2015 e 2022 – e a tendência é que este número continue crescendo. Para se ter ideia, cerca de 10% dos anúncios de emprego publicados na plataforma, ao longo do ano passado, já exigiam explicitamente pelo menos uma “habilidade verde” dos candidatos. Mas, afinal, o que são essas habilidades? Em quais áreas elas estão presentes? Como se tornar um especialista no tema e como a empresa, e os RHs, podem ajudar os profissionais? Nesse episódio, conversamos com Nelmara Arbex, sócia-líder de ESG Advisory da KPMG no Brasil e na América Latina, sobre o assunto. Acompanhe!
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