IA Generativa e upskilling: os principais impactos no futuro do trabalho

Nos noticiários, nos almoços de negócios, nas produções de ficção científica ou nos minutos perdidos no scrolling pelas redes sociais, é sempre possível notar que poucos temas são mais comentados do que a inteligência artificial.

Entre o entusiasmo, o apocalipse, o medo e as ideias mirabolantes sobre os impactos da tecnologia no futuro da humanidade, o fato é que a curiosidade tem impelido as pessoas a testar as capacidades da IA Generativa na prática, nem que seja como gerador de memes.

RH TopTalks

Como resultado, ferramentas como o Chat GPT provocam dúvidas – e muita euforia – sobre o futuro dos mercados e das profissões.

Quais os impactos da IA Generativa?

Afinal, quais os impactos da IA Generativa no trabalho e no upskilling das equipes?

E como isso se encaixa no Brasil?

De acordo com o estudo EY Work Reimagined 2023, 48% dos empregadores acreditam que suas empresas precisam passar por mudanças abrangentes para ter tecnologias e ferramentas líderes no futuro. Essa mesma percepção atinge 39% dos empregados. 

Enquanto a regulação da IA caminha a passos lentos no país, questões éticas, políticas, filosóficas, de privacidade de dados e segurança da informação também estão entre as principais preocupações das empresas.

Riscos diversos

O risco de fraudes, falsificações e fake news é grande e deve envolver os setores público e  privado, ameaçando toda a sociedade. Tudo isso ocorre conforme as próprias organizações começam a rascunhar procedimentos confiáveis para lidar com esse cenário, como comitês de compliance aplicados à IA, novas auditorias e mecanismos de prestação de contas, entre outros. 

Já entre os profissionais, há um temor bastante comum sobre o desaparecimento em massa de empregos e profissões, o que também gera uma maior demanda por qualificação e upskilling.

Entretanto, novas funções e profissões devem surgir. A utilização da IA deve atravessar a maioria das áreas de atuação, como já aconteceu com na linha do tempo dos computadores e da internet.

Ritmo de transformação é veloz

Só que agora, o ritmo da transformação é muito mais rápido. Esforços de capacitação devem ser cada vez maiores, tanto por empregados quanto por empregadores.  

Historicamente, a curva de adoção tecnológica é muito mais rápida do que a capacidade das empresas de entender se aquilo realmente faz sentido e quais as melhores aplicações para cada caso. A tecnologia é capaz de encurtar caminhos e resolver muitas coisas de modo mais ágil e simples do que nós, principalmente em tarefas mecânicas. 

Desse modo, quais serão os novos conhecimentos que ainda precisamos desenvolver para navegar nesse novo mundo?

Inteligencia artificial

A verdade é que não sabemos 100%, mas já podemos aferir que os skills que mais merecem os maiores recursos de tempo, atenção e dinheiro são, algumas vezes, complexos e até intangíveis.

Inovação

Eles estão ligados a:

  • vivências diversas,
  • repertório,
  • experiência na solução de problemas que nem sempre se repetem,
  • pensamento crítico,
  • amplitude de raciocínio,
  • capacidade de ligar os pontos entre diferentes áreas do saber e
  • departamentos da empresa, sempre construindo pontes e trazendo novos insights em colaboração com outros humanos e com as máquinas. 

Isso é inovação: não a reinvenção da roda, mas a capacidade de fazer novas perguntas, analisar respostas por pontos de vista diferentes e conectar conhecimentos para avançar e chegar a novas respostas.

É desafiar vieses pré-estabelecidos, sempre buscando consensos éticos para mitigar riscos e garantir que a sociedade tire o máximo proveito das descobertas vindouras.

Se a IA será mesmo mais inteligente do que toda a inteligência da humanidade em pouco tempo, devemos refinar características inatas “de carne e osso” para aproveitar o melhor dela.   

IA Generativa e upskilling

Por Oliver KamakuraSócio de Consultoria em Gestão de Pessoas da EY para o Brasil.

 

 

 

 


🎧  No episódio 186 do RH Pra Você Cast, exploramos o impacto das inteligências artificiais (IAs) no desenvolvimento de carreiras e pessoas. Embora seja comum “vilanizar” as IAs e enfatizar seus pontos negativos, é essencial reconhecer seu potencial positivo.

O Medo da Ascensão das IAs
  1. Percepção Negativa: Pesquisas frequentemente revelam o medo dos trabalhadores em relação à ascensão das IAs. Por isso  essa apreensão contribui para a complexa relação entre “pessoas x tecnologia”.
IA como Facilitadora e Diferencial
  1. Além da Rotina: Quando bem utilizada, a IA não é apenas uma facilitadora de rotina. Assim ela pode ser um diferencial significativo no desenvolvimento profissional.
  2. Entrevista com Guilherme Luz: O CEO da Galena, Guilherme Luz, compartilha insights sobre como a IA humaniza processos e impulsiona o crescimento.

Confira o episódio completo e descubra como a IA pode ser aliada no seu desenvolvimento profissional!

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Capa: Depositphotos