Inteligência Artificial coloca o RH no coração da estratégia empresarial. A inteligência artificial está transformando o setor de recursos humanos, colocando essa área como um pilar estratégico dentro dos negócios.

Esta transformação é impulsionada pela capacidade da nova tecnologia de automatizar tarefas repetitivas, permitindo que esses profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas e de alto valor agregado, como a gestão de talentos e o desenvolvimento organizacional. 

Um dos principais benefícios da IA no RH é a automação de processos como recrutamento, triagem de currículos e agendamento de entrevistas. Segundo a pesquisa “Estatísticas de Recrutamento por IA: Qual o Futuro da Contratação?”, 79% dos recrutadores acredita que, em breve, a IA estará avançada o suficiente para tomar decisões de contratação e demissão, e 43% dos candidatos partilham da mesma opinião.

Inteligencia artificial

Ferramentas avançadas podem analisar grandes volumes de dados em segundos, identificando quem são as pessoas mais adequadas às vagas com base em critérios predefinidos. Isso não apenas acelera o processo de contratação, mas também melhora a qualidade das mesmas, reduzindo o turnover e aumentando a retenção de talentos.

E quando o assunto é IA, não há como deixar de falar sobre gestão de desempenho, afinal, com uma coleta e análise contínua de dados de desempenho dos colaboradores, é possível fornecer feedbacks mais precisos e personalizados, identificar necessidades de treinamento e desenvolver planos de carreira alinhados tanto com os objetivos individuais, quanto com as metas da empresa.

Esse enfoque não só melhora a satisfação e o engajamento dos funcionários, mas também impulsiona a produtividade e a inovação.

Outro aspecto transformador do uso de tecnologia com o departamento de recursos humanos é sua capacidade de oferecer insights preditivos. Através da análise de diversos fluxos de dados, a inteligência artificial pode ajudar os líderes a preverem tendências e desafios futuros, como possíveis riscos de demissão ou a necessidade de desenvolvimento de novas competências.

Isso permite uma tomada de decisão mais informada e proativa, preparando a organização para se adaptar rapidamente às mudanças do mercado.

Com a automação de tarefas rotineiras, a gestão de desempenho aprimorada, a análise preditiva e a promoção de uma cultura de inovação, a IA está posicionando o RH no centro das decisões estratégicas das empresas, impulsionando a eficiência e a competitividade no cenário empresarial contemporâneo.

IA coloca o RH no centro da estratégia empresarial

Por Matheus Marcondes, CEO e fundador da Smile University, uma edtech que inovou no mercado de educação no Brasil e leva conhecimento aos dentistas de todo país.

 

Ouça o episódio 158 do RH Pra Você Cast, “IA: a preocupação deve mesmo existir?“. Em março de 2023, veio a público a informação que cerca de 2.600 líderes e pesquisadores do setor de tecnologia assinaram uma carta aberta solicitando uma pausa temporária no desenvolvimento das inteligências artificiais. Sob o argumento de que elas podem ser um “risco para a sociedade e a humanidade”, até mesmo Elon Musk, um dos maiores entusiastas quando o assunto é tecnologia, assinou o documento.

Por sua vez, Jhonata Emerick, CEO da Datarisk, não faria parte do movimento que busca frear as IAs. Para o doutor em Inteligência Artificial, a evolução das IAs é tão natural quanto o crescimento que ela pode ajudar a impulsionar. Mas será que, mesmo com o olhar otimista, as preocupações em torno das IAs (como a perda de empregos ao redor do mundo) são legítimas? O que elas podem fazer por nós que ainda não compreendemos tão bem?

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Capa: Depositphotos