A IA pode ser uma aliada no desenvolvimento profissional e organizacional. Uma pesquisa da Thomson Reuters sobre o futuro do trabalho realizada com mais de 2 mil profissionais de diferentes áreas, revelou que 78% acreditam que a inteligência artificial é benéfica para o mercado de trabalho. 77% acreditam que será um impacto positivo e transformador nos próximos 5 anos.
Cresce demanda de profissionais de IA
Além disso, um estudo da consultoria International Market Analysis Research and Consulting (IMARC), apontou que no Brasil, houve um crescimento de 246% na demanda de profissionais de IA. O mesmo estudo revelou que até 2025, a estimativa é que haja mais de 400 mil vagas na área em todo o país.
Estes dados revelam que a chegada da inteligência artificial tem sido uma transformação no mundo, inclusive no corporativo, já que a ferramenta é capaz de realizar e agilizar a automação de processos e tarefas diárias.
Redução de atividades monótonas
Isso pode aprimorar a eficiência e melhorar a satisfação dos colaboradores no trabalho ao reduzir atividades monótonas, além de facilitar a tomada de decisões baseada em dados.
A capacidade de coletar e analisar grandes volumes de dados é observada como uma diferença significativa, já que isso permite que as empresas tomem decisões com base em insights pautados em informações reais. Isso pode levar a uma melhor compreensão do mercado, otimização de processos internos e identificação de novas oportunidades de negócio.
Além disso, há casos em que a eficiência exigida pelas empresas não condiz com a capacidade humana. Sendo assim, o uso dessas ferramentas é importante.
Novas ferramentas de trabalho
Levando em conta que esse pode ser um requisito primordial para muitos cargos, é essencial que a equipe busque sempre inovar e conhecer novas ferramentas de trabalho.
Se atualmente a maioria das profissões já exige essa competência digital, ela precisará ser cada vez mais aprimorada, conforme o cargo ou segmento de mercado.
Sem contar que os profissionais com habilidades digitais avançadas são mais competitivos no mercado de trabalho e têm acesso a uma gama mais ampla de oportunidades de carreira, com melhores possibilidades de ganhos.
Mas, para isso, as empresas devem seguir o ritmo das novidades que chegam a todo o momento. Assim, é fundamental que as companhias estejam em constante adaptação e a IA não deve ser vista como uma ameaça, mas, sim, como uma aliada.
Dessa forma, tanto as empresas quanto os colaboradores devem considerá-la como uma forma de agregar valor ao trabalho, aprimorando todos os processos e ações, mas sem deixar de lado a análise de características comportamentais, que são indispensáveis para a gestão de pessoas e dos negócios.
Por Maria Eduarda Silveira, headhunter.
Ouça o episódio 188 dp Podcast RH Pra Você Cast, “Empregabilidade universitária: construção de pontes para o jovem no mercado”
A Inquietação da Geração Z
A Geração Z é ávida por impacto e pronta para deixar sua marca no mercado de trabalho. No entanto, as empresas parecem não acompanhar seu ritmo de empolgação. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelam que 86% dos jovens ocupam funções pouco desafiadoras. Além disso, a taxa de desocupação entre o público de 18 a 24 anos preocupa, sendo o dobro da média nacional.
O Chamado à Mudança
Diante desse panorama, é imperativo promover transformações. E quem melhor para entender esse público do que especialistas dedicados? Neste episódio, conversamos com Roberta Saragiotto, Diretora de People e Strategy da Start Carreiras, para descobrir como a empresa se tornou protagonista na empregabilidade jovem.
Destaque e Impacto
Roberta compartilha insights sobre estratégias eficazes para engajar e preparar a Geração Z para o mundo profissional. Acompanhe essa conversa inspiradora e saiba como a Start Carreiras está moldando o futuro do trabalho. Confira abaixo:
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