Eles estão sempre presentes. Nas admissões, nas demissões, nas promoções e até para a entrega do relógio de despedidas para aposentadoria de muitos colaboradores que dedicaram suas vidas às suas organizações.
Gestores de pessoas são como super-heróis: sempre atentos para promover o bem-estar nas empresas e ajudar no engajamento e na camaradagem entre os colaboradores das empresas. Apesar disso, sofrem pressões para segurar salários e benefícios e se atormentam quando a onda de enxugamento de pessoas acontece em momentos de crise como na pandemia do COVID-19 , que vivemos nestes tempos.
Possuem geralmente formação humanista em administração, psicologia, pedagogia ou áreas afins e convivem bem com engenheiros, médicos e tantos outras profissões que conhecem no recrutamento e na seleção que fazem pra suas organizações. São bons em filosofia e sociologia pois sabem que gente gosta de atenção e também sabem fazer política e formar a cultura nas empresas.
Atentos à retenção e ao desenvolvimento de pessoas, muitas vezes esquecem até mesmo de suas famílias e de suas próprias carreiras para cuidar dos outros. Pagam, ocasionalmente, um preço alto por este trabalho árduo diário. Mas possuem algumas vantagens: aprendem com os erros dos outros e estão sempre atentos às mudanças na economia e ao mundo do trabalho.
Conhecem como ninguém questões como saúde mental e estresse e entendem que as pessoas adoecem física e mentalmente pelas pressões que a vida impõe a todos.
Para conquistar um lugar ao sol, fazem de tudo para que suas empresas estejam listadas entre as melhores para se trabalhar, que tenham boas práticas de gestão de pessoas e que estejam entre as mais sustentáveis e duráveis do mundo. Orgulho ou objetivo não importa, mas eles lutam também para serem reconhecidos pelos seus pares, colaboradores e por toda sociedade.
Gestores de pessoas estão naquela categoria que o Fernando Pessoa descreve como ¨Tudo vale a pena quando a alma não é pequena¨. No dia 3 de junho comemoramos o Dia Mundial dos Gestores de Pessoas.
Isto significa que a categoria é prestigiada e reconhecida internacionalmente. Orgulho para uma centena e milhares de pessoas que direta ou indiretamente estão cuidando das pessoas nas empresas públicas ou privadas e ajudando na construção de um mundo melhor.
Parabéns profissionais de RH pelo empenho e dedicação e ao amor que dedicam à sua carreira nas organizações.
Por Alexandre Garret, jornalista e CEO da SFG – Publicações e Treinamentos.
Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 70, “Quais competências não podem mais faltar para um profissional de RH?” com Emanuella Velez, uma das 25 mais influentes vozes do LinkedIn no Brasil. Clique no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais: