Que tal um manual básico de etiqueta para a comunicação corporativa no Whatsapp?

O Whatsapp se tornou uma ferramenta essencial para a comunicação do dia a dia, seja pessoal ou profissional, oferecendo a possibilidade de contato rápido e eficiente, com pessoas de qualquer parte do mundo. Com efeito tem fácil acesso, opções de compartilhar fotos, vídeos, áudios, arquivos, chamadas em vídeo, conversas em grupo dentre diversas outras facilidades.

E pela alta utilização e em diversas situações se faz necessário estar atento a algumas circunstâncias que precisam de um cuidado maior por parte do usuário em não cometer “abusos” em seu uso, especialmente, no ambiente corporativo.

Pontos mais inconvenientes

Em uma enquete que realizei no Linkedin sobre quais ações são mais inadequadas nas conversas de trabalho no whatsapp identifiquei o seguinte posicionamento dos pontos considerados mais inconvenientes:

  • 45% chamada em vídeo não combinada previamente;
  • 31% mensagens fora do horário comercial;
  • 12% colega “esquece” de responder e
  • 11% longos áudios e textos

Mais situações inoportunas:

  • Foto inadequada no perfil;
  • excesso de grupos;
  • a perda de foco sobre o tema principal;
  • ansiedade e impaciência para receber uma resposta e, a clássica
  • solicitações no final de semana com a desculpa de que não “quer esquecer do assunto” 

Recomendações de boas práticas no whatsapp

Seguem algumas recomendações de boas práticas de Etiqueta Corporativa para esse tipo de comunicação:

  1. Tenha objetividade nas mensagens de voz ou escrita, pois se o tema é complexo, melhor ligar e conversar diretamente com a pessoa;
  2. Se não é possível fazer uma ligação e precisa de uma breve resposta, considere fazer um texto objetivo, escrito de forma clara, deixe espaço entre as frases, leia e releia e verifique se existem redundâncias;
  3. Evite longos áudios ou diversos áudios curtos, o tema é complexo, volte a alternativa 1;
  4. Aguarde e considere que o tempo de resposta pode não ser imediato, cada um tem suas rotinas e prioridades ao longo do dia;
  5. Evite temas e conversas que fogem do foco nos grupos de trabalho;
  6. Antes de incluir alguém em um grupo, peça primeiro seu consentimento;
  7. Avise sobre a necessidade de uma chamada de vídeo com antecedência, mesmo que seja 10 minutos antes;
  8. Reveja as mensagens não respondidas ao final do dia ou início do dia seguinte, não deixe cair no esquecimento a demanda de um colega ou até mesmo a resposta de uma solicitação que você mesmo fez;
  9. Respeite o horário comercial e finais de semana – evite o envio de mensagens e solicitações, especialmente, se não podem ser resolvidas naquele momento. Se você vai esquecer do tema, crie uma nota de lembrança em sua agenda.

Relações profissionais em harmonia

Considere essas orientações para manter as relações profissionais em harmonia, ter muito mais assertividade nas comunicações profissionais, além de ser um diferencial para sua Marca Pessoal.

Vamos aproveitar o melhor que a comunicação online tem a nos oferecer, pois ela transformou a maneira como interagimos, trabalhamos e acessamos informações, deixando o mundo com mais agilidade, acessibilidade e conectividade.

Tem alguma outra situação inconveniente que você tem a citar sobre esse assunto?

Obrigada pela leitura desse artigo!

Um abraço,

Etiqueta no Whatsapp

Por Priscila Avelar, CEO da Prisence Consultoria de RH – Imagem Pessoal e Profissional. Consultoria de imagem pessoal e profissional, para apoio a profissionais que desejam alcançar um novo patamar em sua carreira. Para empresas, desenvolvendo a marca pessoal e profissional dos colaboradores para que possam sempre estarem atentos ao autocuidado, aprimorarem sua autoconfiança, transmitam credibilidade.

🎧 Ouça o episódio 194 do RH Pra Você Cast: Desvendando o Poder do Autoconhecimento

No livro “Arya: o desnudar de uma mente dentre tantas almas”, o autor Tiago Petreca mergulha fundo no tema do autoconhecimento. Neste episódio, ele compartilhou conosco uma série de reflexões e insights que nos fazem repensar nossa relação com nós mesmos e com o mundo ao nosso redor.

O Poder Transformador do Autoconhecimento

Tiago Petreca enfatiza que o desenvolvimento da mente é uma jornada contínua e poderosa. Portanto aqui estão alguns pontos-chave que ele abordou:

  1. Desenvolvimento da Mente: O autor nos lembra que o autoconhecimento não é apenas sobre entender nossas características superficiais, mas também sobre explorar nossos padrões de pensamento, crenças e emoções mais profundas. Dessa forma, esse processo nos permite crescer e evoluir.
  2. Manifestação de Habilidades: Quando nos conhecemos melhor, abrimos espaço para o surgimento de novas habilidades. Como resultado o autoconhecimento nos ajuda a identificar nossos pontos fortes e áreas de melhoria, permitindo que desenvolvamos talentos ocultos.
  3. Enfrentando Desafios com Assertividade: Situações difíceis são inevitáveis na vida. No entanto, quando compreendemos nossos gatilhos emocionais e padrões de reação, podemos enfrentá-las com mais clareza e assertividade. Assim sendo o autoconhecimento nos dá ferramentas para lidar com adversidades de forma construtiva.
Uma Conversa Reveladora

No bate-papo completo, Tiago Petreca compartilhou suas próprias experiências e histórias pessoais, tornando o tema do autoconhecimento acessível e inspirador. Em suma, vale a pena conferir o livro e mergulhar nessa jornada de descoberta interior.

Lembre-se: conhecer a si mesmo é um superpoder que todos podemos cultivar.

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphoto