Está claro para cada um de nós sobre “o que são e do são feitas as empresas?? ” Seriam dos “Recursos Humanos“?

Recursos DOS Humanos

As organizações, de modo geral, e já é sabido, tem em sua estrutura ‘piramidal’ organizacional e de autoridade, uma área, com várias denominações (setor, departamento, divisão) e que, onde deveriam ser administrados os “recursos humanos“, o que para mim já é algo desviado de uma nomenclatura condizente, pois eu entendo como correto “recursos DOS humanos”.

RHTopSync

Só Nomenclaturas?

Não é mera questão semântica e ainda existe um modismo que quase beira o sarcasmo provindo dos indivíduos que ‘lá’ atuam, ou seja, funcionários em geral, pois há uma diversificação nominal estrutural que parece querer se distinguir de outros, a saber:

  • Gente e Gestão
  • Consultoria Interna de RH
  • Departamento de Pessoal
  • Gestão de Pessoas
  • Administração de Recursos Humanos

Enfim, nomenclaturas das mais diversas e exóticas, parecendo que uma é melhor que a outra, ou mais atualizada para justificar a existência dessa “caixinha organizacional”.

No entanto, parece se preocupar muito mais com o ‘status’ da área do que com sua operacionalidade para otimização de sua missão, visão, valores e capacidade qualificadora.

Além disso, busca proporcionar a todos – Empresa e Funcionários – o melhor em termos de gente que produz, que soma, que proporciona resultados.

Consequentemente, isso pode ou não fazer a grande diferença para a perenidade organizacional.

Sempre tem um Mas…

Muitos se expõem, alegando que “essa ou aquela é muito boa”, porém não procuram constatar um nivelamento imprescindível com aquilo que, realmente, compõem as empresas, para todos os fins.

Bastaria colocar o prédio, equipamentos, mobiliário, dinheiro, matéria-prima, insumos, instalações, entre outros, para que empresas, de quaisquer portes e segmentos das atividades econômico-produtivas, funcionassem??!!

Ainda que houvesse somente um botão para tudo acontecer nesse ambiente, seria necessário um dedo humano para acionar.

Pessoas são imprescindíveis

Ou seja, pessoas são únicas, indispensáveis, inevitáveis, havendo, claro, complementaridade de conhecimento, habilidades e atitudes que as façam [as pessoas] produzir, sendo que esse trinômio conhecido como “CHA”, o que, em sua plenitude e entregas às organizações, fazem derivar a (in-)competência.

Daí a compreensão de que ‘PESSOAS SÃO IMPRESCINDÍVEIS” e são elas que possibilitam os “RECURSOS dos HUMANOS” para qualquer empresa se sobressair e garantir a longevidade, ou perenidade, da atividade.

Empresas: Essência e Composição - Recursos Humanos?

Por Francisco José de Arimathea Gugik – (PROFESSOR GUGIK). Administrador, Professor Assistente Técnico Judicial. Perito Judicial, Aposentado, Idoso, PCD. 

 

 

Ouça o Episódio 182 do PodCast RH Pra Você Cast:

A Ascensão dos Influencers de RH

Quem é ativo nas redes sociais sabe o quanto é difícil acompanhar o ritmo dos novos influencers. De repente, nos deparamos com alguém que tem milhares ou milhões de seguidores e nos perguntamos: “Como eu nunca ouvi falar sobre essa pessoa?”

Influenciadores Digitais em Todas as Áreas

A versatilidade da função faz com que praticamente todas as áreas contem com especialistas que assumem o papel de influenciadores digitais. Isso, é claro, vale para o RH, que cada vez mais abrange novos profissionais para compartilhar dicas, experiências e histórias com seu público.

Entrevista com Ana Chauvet

Para falar sobre a ascensão dos influencers de Recursos Humanos, nada melhor do que conversar com quem já domina a arte. O papo da vez é com Ana Chauvet, que conta com mais de 348 mil seguidores somente no LinkedIn. Confira!

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos