A diferença radical que existe entre “eficiência e eficácia”. Eficácia, sempre; Eficiência, jamais!

Não é raro, pessoas, jornalistas, escritores, políticos, continuarem usando as palavras eficiência e eficácia como se fossem sinônimos.

São parecidas, tem a mesma etimologia, mas são antônimos, com significados completamente antagônicos como os ensinou nosso adorado mestre e mentor Peter Drucker.

O que todas as empresas, equipes, organizações, orquestras, times, conjuntos, deveriam perseguir obstinadamente, é a Eficácia – Fazer Certo Exclusivamente as Coisas Certas, e jamais a Eficiência, Fazer Certo Todas as Coisas.

Pela simples razão que é impossível fazer-se certo todas as coisas. Quem tenta fazer todas as coisas jamais termina, ou, quando termina, o prazo foi mais que ultrapassado e a realização é inócua, irrelevante, inútil.

No ano passado, por exemplo, e ao anunciar na primeira página de seu caderno de esporte a vitória do Palmeiras sobre o Flamengo, O Globo disse:

“O TRI DA EFICIÊNCIA. MAIS EFICAZ, PALMEIRAS APROVEITA

FALHAS E CONQUISTA A LIBERTADORES DE NOVO.”

Isso posto, o TRI jamais é o da eficiência, e sim, e sempre, da EFICÁCIA.

Segue a vida, mas todos nós, empresários e profissionais temos que ter mais que presente sempre essa aula magna de Drucker para não permanecermos parado pelo caminho, vida, negócios, sucesso.

EFICÁCIA, SEMPRE, EFICIÊNCIA, JAMAIS.

Repetindo, de que adianta fazer todas as coisas no mínimo detalhe e precisão, e perder o trem, o avião, o encontro, o negócio, a vida?

Ser sempre EFICAZ. Fazer exclusivamente certo as coisas certas. Aquilo que é essencial.

Isso posto, elimine a palavra EFICIÊNCIA de seu vocabulário, é uma inutilidade. Persiga obstinadamente a EFICÁCIA.

Concentre todo o seu tempo, energia, competência, conhecimento em ser exclusivamente EFICAZ – fazer certo as coisas certas.

Eficácia, sempre; Eficiência, jamais!

Por FRANCISCO ALBERTO MADIA DE SOUZA – FRANCISCO MADIA. conforme pesquisa realizada pela TOLEDO E ASSOCIADOS para a ADVB , foi considerado a maior autoridade em marketing do país, e colocado ao lado de PETER DRUCKER e PHILIP KOTLER pelos entrevistados. Foi o primeiro profissional a trabalhar com MARKETING no mercado financeiro – 1968 -, e em 1970 foi selecionado para implantar a primeira área de marketing dentro de um banco no país: ITAÚ. A partir de setembro de 1980 criou e vem presidindo o MADIAMUNDOMARKETING.

Para conhecer mais sobre Qualidade de Vida, ouça o PodCast do RHPraVocê, episódio 52, “Quando a resiliência vira algo tóxico?” com Carla Tieppo, neurocientista da Santa Casa, clicando no app abaixo:

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