Nesta era de digitalização que se acelerou bastante, é mais essencial do que nunca que as empresas treinem seus funcionários online e remotamente. Os vídeos então se mostram uma ferramenta fantástica para treinar suas equipes. Este formato, que está ganhando popularidade hoje, continua experimentando um crescimento bom, aproximadamente 59% dos executivos preferem ver um vídeo a ler um texto.

Em suma, o formato de vídeo é mais envolvente para a aprendizagem, mais visual e mais atraente para compartilhar conhecimento com os alunos. Pode até dar margem à transmissão peer-to-peer e bottom-up sobre os assuntos mais técnicos.

O vídeo treinamento tornou-se o formato de escolha para muitos negócios porque tem muitas vantagens. Economias de escala, simplificação da organização com treinamento acessível a qualquer momento, cursos de treinamento melhor adaptados, ganhos de produtividade... A digitalização do treinamento tornou-se essencial. Além disso, esse compartilhamento de conhecimento interno por meio de vídeo é uma tendência interessante tanto para pequenas empresas quanto para grandes grupos.

Treinamento por vídeos pode definir cursos de capacitação sob medida

Não há mais necessidade de reunir todo o departamento ou rede em torno de um treinador: com o vídeo gravado, é possível criar um treinamento sob medida que será adaptado ao background e às necessidades de cada funcionário. Observamos um aumento acentuado no apelo desse tipo de solução após mudanças ligadas ao teletrabalho.

Quando os assuntos não são muito sensíveis, as empresas têm um cartão para jogar compartilhando vídeos e tutoriais em plataformas externas, porque um treinamento bem elaborado e realizado ajudará a criar uma boa imagem. Da mesma forma, os funcionários geralmente têm uma opinião melhor de sua organização quando o treinamento e, mais geralmente, o conhecimento é documentado e destacado.

Os desenvolvimentos tecnológicos e da sociedade, notadamente a democratização dos vídeos e tutoriais de treinamento no YouTube e Instagram, mudaram a situação para o treinamento dentro da empresa. Os funcionários, portanto, esperam formatos curtos e robustos que estejam facilmente disponíveis. E quando não conseguem encontrar informações rapidamente nos negócios, não hesitam em fazer uma pesquisa no YouTube, mesmo para necessidades profissionais (software, monitoramento...). Para nós, esses desenvolvimentos se refletem em três tendências subjacentes para o vídeo de treinamento: micro learning, mobile learning e a influência do Youtube.

YouTube: Um espaço ideal para armazenar os vídeos

O YouTube é uma plataforma que influenciou muito a forma de criação dos vídeos de treinamento. De fato, é a principal hospedeira de vídeos de treinamento de acordo com o ranking das 100 melhores ferramentas de aprendizado. Já que para muitos, ela é a rede de referência para treinamento, estamos começando a nos acostumar com o formato dela e agora muitas vezes a encontramos em outros lugares. Vários ingredientes foram identificados no típico vídeo de treinamento no YouTube: uma pessoa eloquente que se expressa bem, animações para ilustrar as palavras quando ninguém é filmado, um vídeo conciso que prende nossa atenção. Assim, já não basta ser especialista em um assunto: é preciso saber apresentá-lo bem e expressar as palavras de forma cativante. É um meio também muito mais descontraído e desinibido com uma biblioteca muito vasta de assuntos.

Muitas empresas aproveitam a popularidade dessa plataforma para treinar seus clientes. O editor de vídeo Movavi, por exemplo, destaca seus produtos em vídeo mostrando como usá-los em seu canal no YouTube. Está longe de ser o único, e os setores empresariais que utilizam a plataforma são variados! Como exemplo, podemos citar os vídeos de formação técnica em construção que são muito numerosos na plataforma.

Movavi: O Melhor Editor de vídeo para essa finalidade

Considerado o padrão da indústria junto com o Adobe Premiere, Movavi Video Editor coloca recursos profissionais de edição de vídeo na mão do consumidor para uma verdadeira experiência de “Qualidade”. Como um produto da Movavi Software multimídia, a Movavi Video Editor é compatível com Windows ou Mac IOS. A plataforma oferece a capacidade de editar vídeos de treinamentos ou até mesmo filmes em pós-produção como um profissional de Hollywood. De fato, com uma interface de usuário amigável.

E embora esse software tenha sido usado por grandes cineastas, ele também é apropriado para editar vídeo de treinamento para seu site. Os projetos podem ser enviados diretamente para o YouTube, Facebook ou mesmo o Vimeo.

Conclusão

Todo mundo adora histórias. Não importa o público, contar histórias é uma ótima maneira de capturar a atenção de alguém e levá-lo a lembrar de informações. Para uma melhor compreensão e retenção de informações, considere incluir elementos narrativos, como uma anedota ou um cenário em seus vídeos de treinamento. Por exemplo, você pode montar um diagrama narrativo com uma situação inicial (o contexto), um elemento disruptivo que fisgue o público, fatores de resolução e por fim uma situação final (o objetivo que você quer atingir). Lembrando que Movavi Video Video Editor facilita criar vídeos de treinamento de qualidade para sua empresa.