Apesar de ferramentas como AutoCAD serem indispensáveis tanto para designers quanto para arquitetos, não são ferramentas que todos têm acesso ou sabem usar. Por isso, muitas vezes pode ser necessário, tanto para visualização quanto para impressão, converter DWG para PDF, um documento mais comum e padrão para todos.

Entretanto, ao converter para PDF, nem toda ferramenta consegue manter toda a qualidade, nem formatação, necessária. Da mesma maneira, muitas ferramentas podem ser lentas demais, demorando muito para converter seus arquivos. Por isso, aqui você vai ver como transformar de DWG para PDF, mantendo toda a qualidade que você precisa.

Convertendo com um Conversor Online

Apesar de haver várias opções para transformar DWG em PDF, nem todas conseguem manter a qualidade do arquivo. Entretanto, existem ferramentas que conseguem fazer isso, como o PDF Guru.

Não apenas isso, mas com ela, converter um arquivo DWG para PDF é bem simples, rápido e fácil, levando poucos segundos. Além disso, você pode fazer isso em alguns passos:

  1. No site do PDF Guru, logue em sua conta e, em seguida, desça a tela e clique em DWG para PDF, do lado esquerdo.
  2. Nessa página, envie o seu arquivo DWG, o que pode ser feito tanto clicando no + quanto arrastando seu arquivo para o meio da tela.
  3. Por fim, é só aguardar converter que, em poucos segundos, o download do arquivo vai começar automaticamente.

Mais do que simples, ao salvar DWG em PDF, o PDF Guru já otimiza as configurações automaticamente, garantindo a melhor qualidade possível. Além disso, ele conta com muitos outros recursos.

Entre eles, você também encontra um ótimo editor de PDF, sendo tão simples de usar quanto seu conversor de DWG para PDF. Da mesma maneira, você encontra os mais diferentes conversores em seu site, enquanto pode também comprimir, juntar, dividir PDF e muito mais.

Exportando um Único Layout no AutoCAD

Entretanto, caso já esteja com o AutoCAD aberto, ele também pode converter arquivos DWG para PDF, dessa forma:

  1. Com seu arquivo aberto, clique na guia “Layout”, no canto inferior esquerdo.
  2. No topo da tela, clique na guia “Saída”, no menu superior.
  3. Agora, clique em Plotagem, no canto esquerdo desse menu.
  4. Na janela que abriu, clique embaixo de “Impressora/Plotter”, em Nome, e escolha “AutoCAD PDF (High Quality Print).pc3”. Com isso, seu arquivo vai ser otimizado para uma impressão de alta qualidade.
  5. O AutoCAD vai gerar automaticamente as configurações para impressão, mas você pode modificá-las caso queira, do lado esquerdo.
  6. Depois, clique em OK, na parte inferior da janela.
  7. Por fim, escolha o nome e o local onde quer salvar seu arquivo, então clique em “Salvar” para converter e salvar o seu PDF.

Esse método, como você pôde ver, é um tanto quanto mais complexo. Além disso, ele só salva um dos seus layouts, sendo necessário outro caminho para exportar vários layouts de uma vez, como você vai ver abaixo.

Exportando Múltiplos Layouts no AutoCAD

Como dito antes, para exportar mais de um layout do AutoCAD para PDF, você precisa fazer um procedimento diferente. Para isso, faça o seguinte:

  1. Novamente com seu arquivo aberto, selecione as guias de “Layout”, em baixo, segurando o Ctrl para selecionar várias guias.
  2. Agora, clique com o botão direito e, em seguida, clique em “Publicar Layouts Selecionados”.
  3. Nessa janela, escolha uma predefinição  para o arquivo um pouco abaixo, em “Predefinição de PDF”. Caso essa predefinição seja para celulares ou para compartilhar via internet, de maneira rápida, escolha AutoCAD PDF (Web and Mobile).pc3.
  4. Então, clique em “Opções de Publicação” e, nessa janela, você pode exportar todos como um único arquivo marcando “Arquivo de várias folhas”.
  5. Depois de ajustar as demais configurações, caso queira ajustar, clique em OK.
  6. Por fim, clique em “Publicar” e, em seguida, escolha onde você quer salvar os arquivos exportados.

Como você pôde ver, também não é um método muito simples. Entretanto, apesar de não ser simples, ele possui diferentes opções, inclusive de configuração, para exportar seus layouts, até mesmo para celulares.

Considerações Finais

Apesar de existirem diferentes métodos para quem procura transformar AutoCAD em PDF, como você viu aqui, nem todos eles servem para atingir as suas necessidades. Isso porque, principalmente usando o AutoCAD, o processo pode ser um tanto quanto complexo demais, enquanto exige um certo conhecimento para ter a melhor qualidade.

Entretanto, mesmo para quem busca a melhor qualidade, existe um método que garante isso para você automaticamente, sem que você precise perder tempo configurando tudo. Esse método é o PDF Guru, uma ferramenta online completa para quem busca trabalhar com esses arquivos, indo muito além de um simples conversor online.