Como realizar uma boa Gestão de tempo e energia, deixando de apagar incêndios
Nossa vida consiste na soma total das escolhas que fazemos e como utilizamos o tempo. Pensar que farei isso ou aquilo “quando tiver tempo” é um grande engano.
Desde a mais tenra idade a nossa sociedade nos impõe uma série de rotinas e, ao crescer como seres humanos, desenvolvemos um “piloto automático” para colocar a nossa vida em marcha.
E assim nos acostumamos com um jeito de atuar às vezes não saudável, onde o excesso de estresses se faz presente na vida de muitas pessoas.
Líderes experientes afirmam que aquele que só trabalha e não cuida das outras áreas da vida acaba não tendo uma boa performance. O equilíbrio entre qualidade de vida e a produtividade nos ajuda a atingir os resultados de forma sustentável.
No mundo corporativo, a falta de tempo é uma queixa presente na grande maioria das organizações, pois precisamos atender a rotina diária, lidar com os imprevistos e as inúmeras demandas que surgem cada vez mais críticas e velozes.
Algumas empresas gastam uma dose considerável de energia extra para enfrentar uma doença que denomino de “urgentite” (tudo é urgente e para ontem). Líderes acometidos pela urgentite influenciam as equipes a serem urgentes. Ao examinar o quadro de líderes e colaboradores nessa situação, conclui-se que na realidade são verdadeiros bombeiros, pois passam o dia apagando incêndios.
Precisamos refletir sobre como estamos utilizando o nosso tempo, porque ao desperdiçá-lo, jamais será recuperado. Proponho um exercício nesse momento para que você possa realizar um inventário de como está utilizando o seu tempo:
- consideramos que temos 24 horas por dia num mês de 30 dias;
- passamos em média 7 horas dormindo;
- portanto temos em média aproximadamente 510 horas por mês para serem consumidas;
Ao refletir sobre a sua vida, estime quantas horas por mês você gasta nas seguintes áreas da sua vida (totalizando 510 horas): Profissional, Atividade Profissional adicional (ex. Lecionar), Conjugal, Familiar, Educacional, Social e Individual. Imagine uma estrela de sete pontas e pense na distribuição do tempo em horas e percentuais.
Ao final, para saber os pontos em que deve melhorar, pergunte-se:
- Você está satisfeito (a) com o resultado acima?
- Você já chegou a refletir se tem gasto seu tempo com qualidade?
- O que pode ser melhorado?
- Quais serão as ações que te permitirão atingir essa melhoria?
Por Cesar Giaconi, especialista em Capacitação da Liderança, trabalha na melhoria de performance para alavancar resultados, obter excelência na Gestão de Pessoas e Melhoria de Processos. Com carreira executiva de 42 anos na Scania, é formado em Administração de Empresas, Psicologia Organizacional, Gestão Empresarial, Mestrado em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas e pós graduando de Educação e Tecnologia pela Universidade de São Carlos.
Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?
Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:
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