A cultura organizacional deve ser um dos principais desafios para as empresas em 2025. Segundo estudo da Gartner, que entrevistou mais de 1.400 líderes de Recursos Humanos (RH) em 60 países, o tema está entre as cinco principais tendências para o setor neste ano, ao lado do desenvolvimento de líderes e gestores, planejamento estratégico da força de trabalho, gestão de mudanças e tecnologia de RH.

A pesquisa revela que 57% dos líderes de RH concordam que gestores falham ao reforçar a visão desejada de cultura dentro de suas equipes. Além disso, 53% afirmam que as lideranças da empresa não se sentem responsáveis por demonstrar os valores organizacionais. 

Cultura organizacional: pilar para resultados e transformações

Uma cultura corporativa bem estruturada é fundamental para atrair e reter talentos, consolidar a identidade da marca no mercado e criar um ambiente de trabalho mais harmônico e direcionado, conforme explica o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Não é à toa que 97% dos Chief Human Resources Officers  (CHROs) entrevistados pela Gartner declaram querer modificar algum aspecto da cultura de suas organizações. No entanto, alinhar a visão com a prática no dia a dia tem sido uma dificuldade.

A falta de alinhamento pode gerar impactos negativos em diversas áreas da organização. Além de afetar a rentabilidade e a satisfação do cliente, uma cultura mal gerenciada contribui para a queda no desempenho dos colaboradores e para o aumento da rotatividade, como pontua a Gartner.

O estudo destaca que as melhores organizações fortalecem a cultura organizacional ao capacitar líderes em todos os níveis. Como consequência, esses líderes integram valores, processos e comportamentos que promovem a responsabilidade coletiva.

A criação de um organograma online pode ser um recurso para ajudar a garantir clareza na hierarquia corporativa e nos processos internos, facilitando a comunicação e o alinhamento entre equipes. Empresas que utilizam ferramentas desse tipo conseguem estruturar melhor sua governança, indicando quem são os principais responsáveis por incentivar a consolidação dos valores culturais desejados.

Os benefícios dessa estratégia também se expandem para a área financeira. De acordo com estudo da Deloitte, empresas com culturas organizacionais bem estruturadas e inclusivas registram 22% mais lucratividade, além de terem 27% mais capacidade de liderar mudanças.

Como fortalecer a cultura dentro das organizações?

Para garantir que a cultura organizacional seja realmente integrada à rotina da empresa, os líderes precisam disseminá-la. Segundo o Sebrae, a construção de uma cultura forte envolve cinco pontos essenciais. Entre eles estão clareza de propósito, liberdade dentro de limites, generosidade de espírito, interdependência e comunicação sem burocracia.

Além disso, o processo de recrutamento também deve estar alinhado com a cultura corporativa. A Serasa Experian destaca a importância de selecionar candidatos que compartilhem dos mesmos valores e princípios da organização. 

A adoção de entrevistas comportamentais e avaliações de ajuste cultural pode garantir contratações mais alinhadas à visão organizacional. Após a contratação, também é importante definir uma estratégia de onboarding, ou seja, da integração dos novos membros, como orienta a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).

Onboarding e desenvolvimento fortalecem a cultura empresarial

Um programa de integração bem estruturado ajuda o funcionário a compreender expectativas, valores e normasinternas, o que define a primeira impressão que ele terá da cultura corporativa . De acordo com a Society for Human Resource Management (SHRM), um onboarding eficiente pode aumentar a retenção de funcionários em até 82%.

A Serasa Experian reforça a importância de investir em desenvolvimento contínuo. Programas de capacitação, materiais e treinamentos internos ajudam a consolidar os valores entre as equipes, assim como manter um sistema de feedback regular e avaliações de desempenho.

A estratégia de comunicação deve ser bidirecional e incentivar a transparência e a participação ativa dos colaboradores. Como resultado, ela ajuda a aumentar o engajamento e fortalece o senso de pertencimento.

O Sebrae afirma que quem a empresa contrata não define sozinho a cultura organizacional. Da mesma forma, ela reflete também as demissões, destacando os comportamentos que não são tolerados. Ações prejudiciais, como atrasos frequentes ou desrespeito entre colegas, comprometem a cultura empresarial se não forem corrigidas.

Cultura organizacional_foto do autorPor Lucas Bianchini, sócio da Conexão Talento, Fundador do Cownnex, Organizador do LINKA e Host do ConexãoCast. Administrador, pós-graduado em Liderança e Gestão, agile people coach e leadership, Management 3.0 Master, OKR expert, Scrum.

 



🎧 Ouça o episódio 201 do podcast RH Pra Você Cast

Como construir uma cultura digital poderosa para o seu negócio?
A Importância da Cultura Organizacional

Que a construção de uma boa cultura organizacional é um verdadeiro diferencial para toda e qualquer empresa não é novidade. Contudo, é possível subir um degrau a mais no aspecto cultural quando os elementos digitais impactam diariamente a rotina de cada colaborador.

O Case do Itaú Unibanco

Para entender como uma cultura digital poderosa pode ser construída, o case do Itaú Unibanco é um exemplo a ser seguido. Com efeito, Tatyana Montenegro, Diretora de Recursos Humanos, fala sobre o tema ao lado dos jornalistas Daniel Consani e Noelle Neves. Enfim, confira o episódio, clicando no link abaixo:

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