Cultura emocional e valorização do espaço para acolher equipes em setores tradicionais. Mais do que nunca, adaptar-se para garantir um clima organizacional positivo é o grande desafio de muitas empresas, principalmente após os dois últimos anos, que além de atípicos, mudaram as rotinas e dinâmicas de todos.

Nós, da Exto Exto Incorporação e Construção, decidimos olhar para dentro da forma mais intensa que já havíamos feito. A pandemia trouxe oportunidades de desaceleração, de repensar processos e de reorganizar práticas, e assim o fizemos, com foco principalmente em nosso público interno.

Ao perceber que tempos desafiadores estavam por vir, reforçamos as iniciativas de comunicação interna e estruturamos um programa com foco no bem-estar.


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Buscamos que os nossos colaboradores de diversas áreas (administrativo, vendas e obras) continuassem engajados, satisfeitos profissionalmente e com forte sentimento de pertencimento.

ESTUDO DE CASO – EXTO INCORPORAÇÃO E CONSTRUÇÃO

TRANSPARÊNCIA

A cultura da Exto é de transparência e de troca de informações. Há grande preocupação em manter nossa equipe alinhada quanto às práticas adotadas pela empresa ou ao que está acontecendo nela.

Para garantir agilidade na passagem de informações, abrimos novos canais de comunicação, que também fomentam conteúdos positivos para os colaboradores. Desse movimento, surgiu uma newsletter quinzenal, com temas diversos, que trazem desde dicas de saúde mental, entretenimento, leitura, atividades em família às novidades da empresa.

Há também comunicações via endomarketing, ativações com eventos no escritório e também encontros com a alta liderança. Balanços semestrais e de acompanhamento do programa de sustentabilidade, por exemplo, já se tornaram tradição.

CULTURA EMOCIONAL

Com os temas de autocuidado, acolhimento dos sentimentos e o desenvolvimento da inteligência emocional em voga, lançamos um programa com foco na felicidade e no bem-estar dos nossos colaboradores, batizado de HappinEx.

Com sua fundação embasada nos preceitos da Psicologia Positiva, foram desenvolvidos mais de dez vídeos que chamamos de ‘pílulas da felicidade’, com conteúdos diversos ligados à saúde mental, sentido, propósito de vida, engajamento, habilidades que promovem a felicidade, etc.

Além disso, foram produzidas newsletters, textos, eventos e palestras com especialistas da área.

O programa também se estende às equipes de obras e de campo, de forma que mais funcionários tenham acesso ao conteúdo, promovendo o sentimento de inclusão e de pertencimento.

A aceitação das iniciativas foi enorme; confesso que me emocionei muito com alguns depoimentos, até bastante pessoais, que recebi ao longo desse início de trajetória do Programa HappinEx.

Dizem que quando alguém busca autoconhecimento e passa a se cuidar, trata automaticamente as pessoas que lhe orbitam; foi isso que sentimos aqui. Uma corrente positiva de sentimentos, de pessoas abertas a explorarem, a compartilharem experiencias e a crescerem, juntas.

Para este e os próximos anos, manteremos o HappinEx como programa fixo e prioritário da Exto, com um calendário anual de conteúdos a serem compartilhados, eventos e ativações.

Exemplos são o Baile de carnaval, o Dia da Mulher, com aula de dança descontraída dedicada às colaboradoras, a celebração dos aniversários, o almoço de Páscoa que reuniu os colaboradores e até outras datas efêmeras, como o Dia do Sorvete, que em 2021 teve a distribuição da guloseima para todos.

CONFORTO E VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO

Ter um escritório não apenas apropriado em estrutura, mas que traga conforto, leveza, beleza e bem-estar ao trabalhador para nós é premissa básica. Concluímos recentemente mais uma grande reforma estrutural para melhor acolher as equipes, fornecedores, clientes e parceiros.

Nosso DNA de qualidade é consistente, e pode ser observado não apenas nos empreendimentos entregues ou nos apartamentos decorados; ele precisa estar em todos os pontos de contato, inclusive, e principalmente, em nossa sede, nossa casa, onde tudo acontece.

Por aqui, tudo é pensado coletivamente, e assim definimos o projeto da reforma do escritório: por meio de pesquisa e votação das melhorias e preferências de cada time, desde a disposição das salas, espaços de convivência, materiais, até a escolha do mix de itens das máquinas de comidinhas.

Acreditamos que para obter bons resultados, o profissional precisa ter qualidade de vida, uma excelente estrutura de trabalho e tranquilidade.

Por isso, na Exto, todas as estações são espaçadas e têm dimensões grandes, com no mínimo 1,5m de largura para cada mesa, de forma que os colaboradores tenham privacidade e boas condições para executar sua rotina.

Buscamos a integração entre equipes, e por conta disso os departamentos têm suas divisórias em vidro, trazendo claridade e maior oportunidade de socialização.

Nossa sede também conta com:

  • vagas de estacionamento gratuitas para todos os colaboradores e visitantes, com lava-rápido responsável, já que toda a água usada na lavagem dos carros vem de reaproveitamento pluvial,
  • espaço de beleza com tabela de preços subsidiada,
  • área externa de convívio com lounge,
  • espaço para eventos,
  • churrasqueira,
  • bar e snooker para happy hours (com cerveja liberada diariamente após o expediente, gratuitamente!),
  • restaurante com cozinha profissional,
  • auditório, entre outros.

Neste momento de flexibilização nossa ideia é usar cada vez mais a estrutura para promover a integração e o bem-estar dos nossos colaboradores.

SUSTENTABILIDADE

No segundo trimestre de 2021, seguindo os pilares do Exto Mãos à Obra, movimento de responsabilidade ambiental e social existente desde 2015, lançamos o Extossistema.

O programa é centrado em ESG e tem seu foco majoritariamente ambiental, com práticas em nossos três principais pilares de atuação: a nossa sede, canteiros de obras e também nos empreendimentos Exto.

O projeto abrange novos processos determinados por uma consultoria especializada, metas, treinamentos, materiais educativos e auditoria mensal dos resultados. Um ponto importante de ambos os programas é o envolvimento dos colaboradores, desde o entendimento do escopo até a explicação de que a ação de cada funcionário traz impactos reais no resultado.

Mais do que um programa “top down”, em que apenas a alta gestão determina metas e impõe práticas, buscamos envolver trabalhadores, fazer com que sintam-se parte e reconheçam a importância das causas, engajando-os a trabalharem também por elas, em acordo com seus valores pessoais.

FORMAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Além da valorização do espaço de trabalho e da cultura emocional, a formação e a evolução profissional é outra prioridade para nós. Aqui na Exto, são previstos treinamentos específicos para cada departamento, de acordo com seus interesses, funções e necessidades.

Buscamos ter equipes atualizadas e que se reciclam constantemente com o que há de mais recente em tecnologia ou processos.

Para o pessoal de vendas (EXT Vendas), temos um departamento de treinamentos, que abrange não apenas os empreendimentos, mas também o mercado imobiliário, o cenário econômico e as habilidades necessárias para a prestação de um excelente atendimento, suprindo todas as demandas dos nossos clientes.

Acreditar no potencial das equipes e escolher profissionais que partilham dos valores e da essência da empresa também é chave para a criação de uma cultura forte, com altos índices de retenção dos profissionais.

Uma grande alegria é a constatação de que grande parte da liderança iniciou sua carreira conosco, através do programa de estágio, e que há um grande número de colaboradores com muitos com mais de vinte anos de casa.

E que sigamos assim, juntos, construindo lares e sonhos São Paulo afora.

Cultura emocional e valorização do espaço para acolhimento

Por Flávia Matos, diretora de marketing da EXTO e líder das iniciativas para o clima organizacional. Há mais de 30 anos no mercado, a Exto é responsável pela construção de mais de 80 empreendimentos entregues no mais alto padrão de qualidade, que são referência em localizações nobres das zonas sul e oeste da capital paulista.

 

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