Ao longo dos anos, trabalhando na área de comunicação, pude perceber que desenvolver uma cultura de feedbacks dentro das organizações pode trazer muitos benefícios para o crescimento da empresa e de seus colaboradores. Segundo o levantamento anual FEEx FIA Employee Experience, 24,3% dos profissionais brasileiros não receberam nenhum feedback de seus líderes no último ano. Entre os trabalhadores que receberam, mais de 10% afirmam ter esse feedback a cada dois meses, sendo a média nacional de 2,6 retornos por ano.
Feedback de forma construtiva
Pensando neste cenário, a capacidade de fornecer feedback de forma construtiva, não apenas impulsiona e aprimora o desempenho profissional de todos, como também fortalece as relações entre colegas e líderes, o que faz com que o clima organizacional também esteja em harmonia.
Quando o feedback é feito em via dupla e de forma regular, é possível reduzir lacunas de comunicação, aumentar a transparência e fortalecer a confiança entre os membros da equipe. Assim, ao construir um ambiente no qual o feedback é valorizado e encorajado, as empresas demonstram compromisso com o crescimento contínuo do profissional e a excelência nas entregas.
Vantagens de ter uma cultura de feedback na empresa
O feedback se tornou ferramenta essencial para o crescimento dos negócios, já que mantém os colaboradores alinhados com os objetivos da organização e a empresa alinhada com as expectativas dos colaboradores. Além de promover a transparência, a cooperação e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, este processo contribui diretamente para o sucesso e a eficiência dos processos internos da empresa.
Estabelecer uma troca regular de feedback entre funcionários e líderes constrói uma mentalidade focada em melhoria contínua, o que só tem a agregar para a empresa e para a experiência do colaborador. Sem contar que, uma vez estabelecida a frequência, questões pontuais podem ser resolvidas muito rapidamente, e antes mesmo das avaliações de desempenho.
Outro fator bem positivo, que costumo destacar, é que esta metodologia promove excelentes trocas entre líder e liderados. E, quando acontece entre pares, estreita relacionamentos de forma incomparável, o que também ressoa favoravelmente no crescimento da empresa.
Como percebemos, o feedback tornou-se ferramenta essencial para o crescimento dos negócios, uma vez que mantém as partes da operação alinhadas. Além de promover a transparência, a cooperação e o desenvolvimento contínuo.
Como implementar uma cultura de feedback
Se você deseja adotar a cultura do feedback na sua empresa, considere alguns pontos bem importantes:
1. Avaliação dos valores da empresa
Avalie se a empresa já possui valores relacionados às boas práticas de feedback, como transparência, respeito, confiança, empatia, bons relacionamentos e união. A cultura organizacional é diretamente influenciada pelos valores da organização, sendo necessário um ambiente propício ou a disposição de construí-lo para que o feedback faça sentido.
2. Treinamento das lideranças
Treine as lideranças, pois são elas que estão sempre em contato com os colaboradores. Eles precisam ser os primeiros a praticar a escuta dos feedbacks dos times e a mostrar a forma correta de usar essa ferramenta. Através do exemplo, as pessoas entenderão que a prática faz parte da rotina.
3. Abertura para receber feedbacks
Esteja aberto para receber feedbacks dos colaboradores. Deixe claro quais são os canais ou quem são as pessoas para quem devem ser direcionados. Comunicar que diante de qualquer situação ou problema, deve-se recorrer a determinada pessoa.
4. Ensino das melhores formas de dar feedbacks
Ensine aos colaboradores as melhores formas de dar feedbacks, para que se possa manter esta troca de forma produtiva. Ensinando essa habilidade a eles, o relacionamento com a empresa e entre os colaboradores tende a melhorar.
5. Desenvolvimento de rituais frequentes
Desenvolva rituais para que a prática se torne frequente. Um costume em algumas empresas é a famosa “one-on-one” (ou 1:1), em que líder e liderado conversam mensalmente ou em outras frequências, para falar sobre as principais dificuldades, pontos positivos, negativos e o que mais for necessário.
É interessante que os líderes tenham um guia de perguntas similares para conduzir a conversa, de acordo com a cultura da empresa, com o intuito de acompanhar a evolução do colaborador ao longo do tempo. Também é importante deixar em aberto para que o colaborador possa trazer outras questões que desejar.
Por fim, uma organização que reconhece e valoriza seus colaboradores garante mais proatividade, motivação, engajamento e, consequentemente, melhores resultados. Esse reconhecimento afeta diretamente nos esforços do colaborador e em seus resultados, portanto, impacta até mesmo nos clientes.
Por Cleide Cavalcante, jornalista com Master pela Universidade de Navarra e especialização em Comunicação Interna, é Gerente de Comunicação na Progic. Possui mais de 20 anos de experiência e 350 projetos digitais implantados em grandes empresas, como IBM, Danone e Michelin.
Dar Feedback: Um Desafio Corporativo
🎧 Ouça o episódio 150 do RH Pra Você Cast, intitulado “Dar feedback ainda é um desafio para as empresas?”. Neste episódio, exploramos a importância do feedback no ambiente corporativo e como ele pode contribuir para o crescimento individual e organizacional.
A Palavra “Feedback”
A expressão “feedback” já se incorporou ao nosso vocabulário, mesmo sendo originária do inglês. No entanto, para muitos, ela ainda causa uma certa apreensão. Afinal, dar ou receber feedback pode ser desafiador. Mas lembre-se: o objetivo é evoluir.
Protagonismo
Segundo Bernardo Leite Moreira, Consultor e Especialista em feedback, é fundamental que o feedback seja protagonista nas relações profissionais. Ele não deve ser apenas uma formalidade, mas sim uma ferramenta para o desenvolvimento contínuo.
Mudanças nos Processos
Mas o que mudou nos processos de feedback ao longo do tempo? Será que existe um momento certo para oferecê-lo? Essas são questões que exploramos no episódio. Acompanhe e descubra como tornar o feedback uma prática construtiva e eficaz.
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