Diversidade e inclusão são temas quentes em diversas áreas. Empresas, especialmente as médias e grandes corporações, não apenas podem, mas têm a responsabilidade de apoiar grupos marginalizados e impulsionar seu crescimento, utilizando seus amplos recursos para promover a igualdade.

Neste artigo, trago uma ferramenta interessante, muitas vezes vista apenas como obrigatória: o controle de ponto. Surpresa! Essa ferramenta, essencial para um RH estratégico, pode ser um poderoso aliado na promoção de uma visão holística da política de Diversidade e Inclusão.

Necessidade urgente de ações inclusivas no mercado de trabalho

Observando o mercado, a necessidade de ações inclusivas é inegável, tanto em termos de diversidade quanto de tecnologia. Em 2023, um estudo revelou que mulheres, pretos e pardos são os mais afetados pelo desemprego no Brasil. A título de exemplo, a taxa de desemprego entre mulheres é 50% superior à dos homens.

Além disso, pessoas com deficiência e indivíduos de determinadas religiões enfrentam preconceitos significativos. Essas disparidades demográficas, culturais e pessoais agravam as estatísticas, evidenciando a urgência de ações inclusivas.

Hoje, as empresas enfrentam uma pressão extraordinária para manter o desempenho financeiro enquanto lidam com rápidas mudanças no mercado. Criar uma cultura interna de transparência e inclusão e transformar operações para atender às expectativas de impacto social é essencial. Segundo pesquisa da McKinsey e Company em um ambiente competitivo cada vez mais complexo e incerto, a diversidade se torna cada vez mais importante.

1. Tecnologia: Uma grande aliada

Quando falamos de tecnologia, a implementação de iniciativas deve ser quase imediata. 86% das empresas que já utilizam people analytics na gestão de pessoas relatam melhorias significativas na tomada de decisões. Isso também leva a ações preventivas, tornando o RH mais estratégico.

2. Controle de Ponto: Impulsionando diversidade e inclusão

O controle de ponto é uma ferramenta conhecida por muitos, especialmente por quem já trabalhou como CLT. Embora seja comum vê-lo apenas como um dispositivo que registra horários de trabalho, seu valor vai muito além disso. Além de garantir o cumprimento das obrigações legais, o controle de ponto se destaca como uma fonte rica e valiosa de dados.

3. Transformação de dados em insights valiosos

Os dados coletados pelo controle de ponto são convertidos em insights que trazem melhorias significativas para o RH e toda a empresa. Por exemplo, ao identificar um alto número de faltas ou atrasos entre funcionários de um grupo minoritário, o RH pode investigar se há problemas específicos de inclusão ou discriminação que precisam ser resolvidos.

Pesquisa Infojobs

Se a análise mostrar que mulheres estão fazendo mais horas extras, isso pode indicar a necessidade de ajustar políticas de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Além disso, os padrões de presença podem revelar desigualdades que permitem ao RH implementar estratégias direcionadas para promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo.

4. Decisões estratégicas e maior flexibilidade

Essas informações são a base para decisões importantes que impactam nos lucros da empresa. Para que o RH não se limite apenas a tarefas administrativas, é preciso torná-lo parte da inteligência estratégica da empresa. Oferecer meios para aumentar o bem-estar dos funcionários é bom para todos.

Um time satisfeito é mais produtivo, engajado e motivado, ou seja, produz melhores resultados. Modelos de trabalho flexíveis, como home office, são especialmente úteis para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que preferem ambientes mais silenciosos.

O controle de ponto digital traz essa agilidade e flexibilidade. Os funcionários podem registrar suas entradas e saídas mesmo trabalhando de casa ou de qualquer outro lugar. O RH pode acompanhar essas informações em tempo real, garantindo que tudo está funcionando bem, sem precisar de supervisão presencial constante.

Como o controle de ponto fortalece a diversidade e inclusão?

O controle de ponto virtual pode trazer mudanças significativas para o RH. Mas como ele se relaciona com a diversidade e inclusão? E como pode promover essas iniciativas nas empresas de maneira a respeitar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)? Veja como começar esse movimento:

1. Mais Tempo para o Time de RH: O controle de ponto apoia a diversidade e inclusão ao liberar tempo na rotina do RH para investir em ações estratégicas. Com a automação de tarefas como a análise de ponto e o cálculo de holerite, torna-se mais fácil criar comitês de diversidade e implementar melhorias, como canais de denúncia e palestras de conscientização. Assim, o RH pode focar em iniciativas que realmente fazem a diferença.

2. Melhor Monitoramento da Satisfação dos Colaboradores: Colaboradores insatisfeitos mostram isso através de baixo desempenho, faltas e atrasos. Muitas vezes, essas mudanças ocorrem porque eles não se sentem incluídos ou sofrem discriminação. O RH pode usar o controle de ponto para monitorar esses indicadores, identificando problemas e agindo rapidamente para resolvê-los. É importante garantir que o monitoramento respeite a LGPD, coletando apenas os dados necessários e utilizando-os de forma ética e transparente.

3. Maior Flexibilidade: Oferecer meios para aumentar o bem-estar dos funcionários é benéfico para todos. Um time satisfeito é mais produtivo, engajado e motivado, resultando em melhores resultados. Modelos de trabalho flexíveis, são bons para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou pessoas com deficiência física. A flexibilidade de trabalhar de casa elimina barreiras de acessibilidade encontradas em ambientes de trabalho tradicionais. Promover a diversidade e inclusão melhora a imagem da empresa.

De acordo com o World Economic Forum, promover a diversidade melhora a imagem da empresa, reduz conflitos internos e aumenta a criatividade e inovação nas equipes. Empresas com políticas de diversidade têm menor rotatividade de funcionários e alcançam melhores resultados financeiros devido ao clima organizacional positivo e à maior motivação dos colaboradores.

Inclusão de Todas as Formas de Diversidade

Incluir todas as formas de diversidade, além de estratégico também é responsável. Adaptar a empresa para receber esses colaboradores, oferecendo acessibilidade física e treinamentos, é fundamental.

Uso de Dados e Métricas

O uso de dados e métricas para avaliar a diversidade na empresa é uma prática bem recomendada. Isso permite monitorar o progresso das iniciativas e fazer ajustes conforme necessário para promover um ambiente mais inclusivo e equitativo.

Entender a importância da diversidade e inclusão e como o controle de ponto pode ser um aliado nessas iniciativas, permite agir estrategicamente.

Controle de ponto ajuda a fortalecer a diversidade e a inclusão

Por Ariana Grande, Mestranda em Administração e Negócios pela PUCRS, Especialista com MBA em Branding, Growth e Marketing pela PUCRS, Marketing Digital pela Unicesumar, Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness pela PUCPR. Historiadora e Administradora. Escreve sobre Diversidade, Equidade, Inclusão e Empoderamento Feminino, aborda também temas importantes para as empresas, como estratégias para RH, Marketing, Branding, Pessoas e ESG. Com 17 anos de experiência no mercado, atua nas áreas de marketing, finanças, pessoas, estratégias e outras áreas importantes para negócios como trabalhista, legislação e tecnologia.

Ouça o episódio 157 do RH Pra Você Cast, “O onboarding ainda é subestimado pelas empresas brasileiras?“. O quanto vale investir em um bom onboarding? Para Hugo Soares, CEO e co-founder da Eva People, muito mais do que os gestores podem imaginar. O executivo, que já enfrentou uma péssima experiência de boas-vindas – nem tão boas assim – em uma das empresas por onde passou, é enfático ao elencar todas as principais vantagens que uma boa primeira impressão – e mais do que isso – pode deixar. A efetividade do onboarding está muito além de uma recepção de primeiro dia de trabalho. É um conjunto de ações que pode ser o fator determinante para aumentar o engajamento de um profissional. Mas como, de fato, as empresas podem caprichar para garantir um onboarding que eleve a sua competitividade? Isso e muito mais você descobrirá neste episódio do RH Pra Você Cast. Confira.

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Capa: Depositphotos