Confraternizações empresariais aumentam o engajamento e melhoram o ambiente de trabalho. Para deixar o ambiente de trabalho mais descontraído e aproximar cada vez mais os colaboradores da empresa, as confraternizações são ótimas opções, seja para celebrar datas comemorativas, promoções ou momentos positivos para os negócios da marca.

Essas celebrações transmitem sentimentos positivos às principais engrenagens de qualquer negócio: as pessoas. Celebrar conquistas e reconhecer os esforços da equipe contribui para elevar o engajamento dos funcionários, resultando em um ambiente de trabalho mais motivador.

Afirmo isso com base nas experiências que já vivenciei no mercado, supervisionando e produzindo projetos para grandes empresas. Assim, posso assegurar que existem peculiaridades distintas na produção de um evento interno em comparação com feiras e outras cerimônias abertas ao mercado.

Pesquisa Infojobs

Cultura organizacional, motivação do evento e perfil da equipe

Quando falamos de eventos internos, estamos falando de uma oportunidade concedida pela empresa para alavancar seu próprio ambiente. E quando clientes nos buscam para realizar uma confraternização, nosso foco está em descobrir os detalhes da cultura organizacional, qual a motivação do evento e o perfil da equipe. Devemos sempre ser o mais transparente possível na troca com nossos clientes, a fim de alcançar todas as expectativas de maneira inclusiva.

Os eventos internos não servem apenas para elevar o fator motivacional; eles são uma poderosa estratégia de endomarketing. Confraternizações alinham os colaboradores com os valores e identidade da empresa, melhorando a avaliação interna que cada pessoa possui sobre as pessoas e o local em que trabalha. Além de reconhecer o esforço da equipe e contribuir com o aumento do comprometimento dos funcionários

Nenhuma grande empresa elimina o convívio entre pessoas de sua rotina de trabalho, nem mesmo as que trabalham no modelo home office. O estreitamento desses laços por meio da interação social é uma das formas de evitar conflitos internos e de promover maior networking entre membros de setores distintos dentro da companhia.

Diversas questões organizacionais devem são levadas em consideração pela empresa e pelo fornecedor contratado na preparação de ações e eventos internos, como a escolha do local, o horário da festa, o orçamento da produção, o cardápio e as atividades planejadas. Esses fatores devem ser definidos com antecedência, pois é comum que as empresas realizem confraternizações em períodos próximos, como o caso de festas de fim de ano.

Em resumo, investir em confraternizações pode trazer um retorno significativo para a empresa, não apenas em termos de satisfação dos colaboradores, mas também na melhoria do desempenho organizacional na totalidade.

Confraternizações aumentam engajamento e melhoram o ambiente

Por Rodrigo Vitor, CEO da Fito. Com mais de quinze anos de dedicação ao mercado de entretenimento, atua como empresário proporcionando experiências memoráveis no âmbito corporativo. Ao longo da sua trajetória, fundou e foi sócio de empresas renomadas como a Usina Universitária e a franquia da Ticomia Formaturas, ambas em Ribeirão Preto, São Paulo.

 

Ouça o episódio 193 do podcast RH Pra Você Cast, “Chronoworking: o que é isso? Chegou para ficar?“. Você já ouviu falar em chronoworking? Um dos assuntos do momento no RH, o tema ainda não se popularizou no Brasil, mas já começa a ganhar força em alguns países. Será que é realista pensar em uma jornada de trabalho baseada no “ritmo biológico” dos colaboradores?

Se o chronoworking vai pegar ou não, quem nos conta é Fátima Motta. Uma das colunistas do RH Pra Você, ela é especialista em gente e gestão e Sócia-Diretora da FM Consultores. Confira o papo!

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Foto: Depositphotos