Uma parcela importante do sucesso de uma empresa está no time de colaboradores e, o responsável por montar a equipe que vai liderar e gerir os rumos da organização é o profissional de Recursos Humanos. Esse gestor sabe muito bem que encontrar o candidato ideal para uma vaga nem sempre é uma tarefa fácil, aqui certamente o compliance no recrutamento e seleção de candidatos é fundamental.
Os profissionais renomados de RH já apontam que estamos vivendo a ‘Era Comportamental’, o que na prática significa que é reconhecido que o fator humano é a principal engrenagem que faz uma empresa ser bem-sucedida (ou não), por isso que cada vez mais as soft skills (potencial de aprendizagem) estão sendo valorizadas no lugar das hard skills (habilidades técnicas).
Além disso, há uma demanda do mercado para que as empresas atendam às exigências dessa ‘Nova Era’, como um RH mais humanizado, assim como empresas que tenham um posicionamento claro em relação a causas sociais, a cultura organizacional e, principalmente, em respeito às leis.
No Brasil, não é raro encontrar casos de empresas que tiveram suas reputações de anos arruinadas por envolvimento em grandes escândalos de corrupção. Por isso que medidas que garantam o cumprimento das leis são tão bem-vindas no mercado, não apenas pelos consumidores, mas por aqueles que não querem ter seus currículos manchados com nomes de organizações envolvidas em corrupção. Ou seja, empresas idôneas garantem os melhores talentos.
Para garantir que estes talentos estejam de acordo com as políticas da empresa, já é possível usar a tecnologia aliada ao compliance para auxiliar os recrutadores a fazerem as escolhas mais acertadas. Uma das alternativas é realizar o background check, que é uma prática responsável por checar e validar informações como antecedentes criminais, comerciais e financeiros – sempre respeitando a Lei Geral de Proteção a Dados.
E aí gestor de Recursos Humanos, já pensou em aplicar o compliance por meio de soluções tecnológicas na busca dos melhores talentos?!
Por Eduardo Tardelli, CEO da upLexis.
Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?
Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:
https://open.spotify.com/episode/7fGSGpVFYLkn6iwpRxEGYK?si=b2d6736db179474a
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais: