Como se preparar para uma entrevista de recrutamento internacional. O passo mais importante você já deu: tomar a decisão de ingressar numa carreira internacional.

Depois que buscou oportunidades, caprichou no currículo e no perfil do LinkedIn em outro idioma e conseguiu atrair o interesse da empresa, é hora de se preparar para aquele que é considerado um dos maiores desafios pelos candidatos: a entrevista de emprego. Não se preocupe.

Fique atento a estas dicas para ter um bom desempenho e conquistar a tão sonhada vaga no exterior.


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Domínio do idioma
Você precisa ter conhecimento suficiente para sustentar uma conversa no idioma do empregador. Salvo em carreiras técnicas como a saúde, por exemplo, conhecer termos específicos é desejável, mas não obrigatório.

Porém, fique atento porque algumas empresas exigem prova de proficiência no idioma, independentemente do seu desempenho na entrevista.

Perguntas mais comuns
O recrutador vai pedir para que você fale sobre suas competências, experiência, expectativas e, principalmente, vai querer saber o motivo pelo qual você pretende trocar seu país por um estrangeiro.

Aqui também entra o critério de profissões mais técnicas: se for este o caso, o recrutador fará perguntas para avaliar seu nível de conhecimento da área em que atua.

As empresas não veem com bons olhos candidatos que de saída deixam claro que têm intenção de usar a temporada no exterior como trampolim para a carreira no país natal.

Então, evite deixar isso explícito se não for questionado. Por outro lado, mostrar que você tem planos de crescer na empresa, sabe aonde quer chegar na estrutura e como pretende fazê-lo conta pontos na entrevista.

A dica é antecipar estes questionamentos e ensaiar as respostas em voz alta para se sentir preparado e confiante na frente do recrutador.

Formação vs. Experiência
Em profissões que exigem registro nos órgãos competentes, a formação tem mais peso. Essas informações já devem constar do seu currículo e perfil do LinkedIn, mas mesmo assim destacar o conceito da instituição de ensino em que você se formou e cursos de especialização e extensão.

Ter experiência na área é importante, ainda mais em profissões menos técnicas, em que o que vai contar é sua vivência. Relate as atividades que já exerceu e o aprendizado adquirido com elas.

Cultura local
Raramente o recrutador fará perguntas para testar seu conhecimento sobre os costumes do país no qual você deseja trabalhar, mas quanto mais você souber, melhor.

Isso é recomendável até para orientar seu comportamento durante a entrevista: em alguns casos, o entrevistador pode parecer excessivamente formal ou até rude, mas é só uma questão cultural.

Conhecer a cultura local será mais importante quando você estiver vivendo naquele país, desde sua postura no ambiente de trabalho – como se dirigir aos colegas, como responder aos superiores – até na vida social – receber visitas em sua casa, por exemplo.

Dicas gerais
Com exceção dessas particularidades, as dicas para uma entrevista de recrutamento internacional são as mesmas de todas as outras:

  • Esteja preparado para falar sobre você – seus hábitos, hobbies, aptidões – de forma positiva e objetiva;
  • Fale sobre suas conquistas profissionais e destaque o que for mais relevante na sua formação acadêmica e especializações, empresas em que trabalhou, projetos de que participou, resultados alcançados;
  • Mostre segurança e confiança nas respostas, mas sem parecer prepotente;
    Saiba avaliar o recrutador e se adaptar a ele para modular o tom das respostas: mais formais, mais descontraídas;
  • Demonstre conhecimento sobre a empresa, seus valores, mercado em que atua, concorrentes, e como seu trabalho pode colaborar com ela;

A maioria das entrevistas de recrutamento internacional acontece de forma virtual, então é essencial você cuidar para que esteja num ambiente silencioso e bem iluminado, com boa conexão de internet, câmera e fones testados com antecedência.

Como se preparar para uma entrevista de recrutamento internacional

Por Thomas Jay, CEO da Health Recruitment UK. É mestre em administração de empresas (MBA) e com especializações em Gestão de Projetos, Marketing, Serviços Financeiros, Governança e Ética e Fellow do Chartered Management Institute. Como Consultor de Negócios e Recrutamento, já entregou projetos estratégicos e recrutou equipes de operações para mais de 30 clientes em 12 países. Também exerce a função de County Councillor na Inglaterra (o equivalente ao Deputado Estadual do Brasil).

 

Ouça o PodCast RHPraVocê Cast, episódio 109, “Habilidade-chave e queridinha do mercado: como se comunicar bem?” com Fabiana Teixeira, jornalista formada pela PUC-SP e tem experiência como repórter em emissoras como Record TV, TV Bandeirantes, Rede TV e TV Cultura. Também é especialista em Comunicação Empresarial, Branding e posicionamento de marcas pela ESPM, e Marketing Digital pela Universidade de Columbia, em Nova York.

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