Canais de conteúdo

Ética no trabalho trata-se de um conjunto de valores e princípios que a corporação precisa seguir. Ela também pode ser encarada como um passaporte para maiores chances de sucesso profissional, já que isso pode trazer mais credibilidade e confiança interna e externa.

Afinal de contas, vivemos dentro de um contexto em que grandes corporações foram envolvidas em escândalos de corrupção, trabalho escravo, assédio moral e sexual. Tudo isso leva a uma maior desconfiança dos consumidores e investidores com as demais organizações, o que torna o compromisso com a ética no trabalho um diferencial muito valorizado.

Além disso, não se pode deixar de mencionar que o consumidor atual está cada vez mais exigente e consciente de seus direitos. Isso indica que a sua empresa ou conduta profissional pode ser tão valorizada quanto desmoralizada publicamente, em casos de falha com a ética.

A seguir, listo algumas dicas de como promover a ética no ambiente de trabalho, principalmente a partir de investigações internas bem-sucedidas.

1. INCENTIVE O RESPEITO E SIGILO

Existem informações que precisam ser compartilhadas com outros profissionais. Porém, quando elas são sigilosas e o vazamento disso pode comprometer muito além do emprego e contrato, é fundamental garantir a preservação do sigilo e criar um manual de ética profissional com resguardo jurídico para que a empresa não seja prejudicada.

Quando as informações obtidas estão relacionadas com uma investigação interna, a garantia do sigilo é ainda mais importante. Caso contrário, o vazamento de dados pode comprometer a imagem dos investigados, denunciantes e até da própria corporação, já que isso poderia levar a alteração nas provas e evidências e em casos mais graves, a ameaça de testemunhas.

2. RECONHEÇA OS MÉRITOS

Oferecer feedbacks justos aos colaboradores ou colegas de trabalho é uma forma de reconhecer e demonstrar valor para quem ajuda no crescimento profissional, e isso também tem relação com a ética no trabalho.

Afinal, trabalhar com pessoas que são promovidas por questões de afinidades, favoritismo e até parentescos com o chefe não causam uma boa impressão, especialmente na equipe internet e pode gerar frustrações dentro da empresa.

3. SAIBA FAZER CRÍTICA

Quando falamos da importância de fornecer feedbacks justos e reconhecendo méritos é importante saber comunicar isso de forma clara, empática e respeitosa. Ainda, não esqueça que comentários e atitudes preconceituosas além de antiéticas podem ser consideradas criminosas.

Muitos profissionais, inclusive de altos cargos, já perderam o seu emprego por tecerem comentários preconceituosos, dentro ou fora do ambiente de trabalho, foi o caso do Diretor-geral de negócios da agência África, uma das maiores do país, que foi afastado por tempo indeterminado devido a uma postagem xenofóbica.

Sendo assim, procure fazer críticas construtivas e respeitosas, além de não ser tolerante com atitudes que ferem o princípio da ética no trabalho. O silêncio dos chefes reflete muito em como os demais colaboradores levam a sério questões éticas.

4. VALORIZE UMA CULTURA ÉTICA

Conforme mencionado, algo tão importante quanto a ética no trabalho não pode ser tratada de forma rasa, mas sim ser trazida para dentro da cultura empresarial. Assim, especialmente os líderes da corporação precisam dar o exemplo.

Em outras palavras, para não perder um cliente, muitas corporações prometem soluções falsas que não podem ser cumpridas. Assim como pode ocorrer do ‘’jeitinho brasileiro’’ ser usado ao inventar desculpas como o uso de atestado médico falso para faltar ao trabalho ou coisas do tipo. Utilizar e ser tolerante com atitudes como essas evidencia a desvalorização com a ética no trabalho.

Por outro lado, pagar os colaboradores em dia, oferecer valores justos, não discriminar profissionais pela cor, origem, gênero, orientação sexual e até oferecer oportunidades específicas para essas pessoas, por entender as injustiças sociais, são atitudes que mostram o quanto a corporação está alinhada com valores éticos.

5. EXALTE O TRABALHO EM EQUIPE

Valorizar a diversidade na empresa, como dito anteriormente, também é importante para aumentar a pluralidade de visões e fazer com que as estratégias adotadas tenham mais efetividade e não se restrinjam a um pequeno público.

Assim, além de garantir a diversidade na organização, exalte o trabalho em equipe para isso que isso seja refletido com o respeito a opinião alheia, empatia com os desejos e necessidades do público consumidor que precisa ser atendido, mais cooperação e produtividade nas relações das demandas, humildade nas relações trabalhistas etc.

Isso se torna ainda mais importante em tempos em que muitas corporações precisaram optar pelo home office, o que pode ter provocado um afastamento entre a equipe e um individualismo maior no trabalho.

6. TENHA COLABORADORES DE CONFIANÇA

A confiança nos colaboradores é fundamental para construir uma cultura ética no trabalho e não ter a imagem empresarial manchada por escândalos, além de construir um clima interno negativo pela falta de respeito à privacidade. Além do mais, a confiança é imprescindível até para o cumprimento do sigilo de informações.

É preciso deixar claro que contar com colaboradores de confiança não é abrir mão de investigações internas de compliance e tolerância com situações antiéticas por acreditar no conduto de quem trabalha com você, mas realizar um bom recrutamento e monitoria dessas pessoas para evitar qualquer tipo de problema com a falta de ética.

Caso contrário, ao descuidar desses fatores relacionados à ética no trabalho, a corporação pode ter um relacionamento interno abalado, perder a credibilidade e fidelização dos consumidores externos e, ainda, enfrentar problemas judiciais envolvendo o pagamento de multas e até o fechamento do negócio.

Como promover a ética no ambiente de trabalhoPor Renato Santos, especialista em compliance e sócio da S2 Consultoria – empresa especializada em prevenir e tratar atos de fraude e de assédio nas organizações – e diretor do IPRC – Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental.

 

Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?

Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube


De 1 a 5, quanto esse artigo foi útil pra você?
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Athomus Tecnologia da Informação