A importância de um sólido desenvolvimento de carreira

No cenário atual, em que a construção de uma carreira sólida se tornou mais essencial do que nunca, é perceptível a importância de entendermos as responsabilidades e os papéis dos diversos personagens envolvidos neste processo, como colaboradores, gestores e empresas.

De fato, quando unimos forças e trabalhamos em prol do coletivo, o desenvolvimento de carreira não apenas ganha forma, mas se transforma em uma experiência rica e única.

Inclusive, engana-se quem avalia o conceito ‘plano de carreira’, somente com a restrita ideia de promoções, por exemplo. Trata-se de um programa amplo, que envolve o desenvolvimento de novas habilidades, a expansão do conhecimento e, principalmente, a atitude de percorrer novos caminhos distintos e inusitados, ou seja, que não estão previstos na trilha natural da carreira existente.

Skills obrigatórias do RH

Plano de carreira é essencial para nova proposta de emprego

De acordo com uma pesquisa apresentada mais de 40% dos participantes em processos seletivos consideram o plano de carreira essencial na hora de aceitar uma proposta de emprego. Isto enfatiza a relevância dessa temática cada vez mais presente no atual contexto do mercado de trabalho.

O desenvolvimento de carreira é uma jornada compartilhada, em que cada ator desempenha papel fundamental na construção de um futuro profissional sólido e promissor.

Logo, enquanto o colaborador deve assumir o protagonismo de sua carreira, tendo assim clareza dos seus respectivos objetivos, o gestor precisa atuar como mentor, fornecendo feedback constante e, consequentemente, auxiliando na visibilidade do trabalho.

RH como facilitador

Neste processo, a área de Recursos Humanos age como um facilitador, assim como o maestro de uma orquestra. A partir da definição de métodos, políticas e ações, eles promovem o crescimento profissional, ao passo que disponibilizam as condições necessárias para que o desenvolvimento de carreira realmente aconteça dentro da empresa.

Ademais, é função do RH fomentar a comunicação e o alinhamento entre colaboradores e gestores.

Premissas básicas para o desenvolvimento de carreira

Existem três premissas básicas para que haja um desenvolvimento de carreira efetivo, são elas:

  1. colaboradores, saibam onde querem chegar e quais passos são necessários para trilhar esse caminho;
  2. Gestores alinhem as expectativas desde o início da parceria, sempre esclarecendo o que é necessário para o aprimoramento profissional e, sobretudo, para alcançar novas posições dentro da empresa e
  3. RH não estabeleça apenas uma trilha de carreira possível e, prioritariamente, disponibilize formas que auxiliem os colaboradores a alcançarem seus objetivos, por meio de ferramentas como:
    1. workshops,
    2. políticas de subsídio estudantis,
    3. ciclos de desenvolvimento para gestão do desempenho e
    4. políticas de mobilidade interna entre outras ações.

Portanto, é fundamental que haja um discurso uníssono sobre o que significa plano de carreira, juntamente de um amplo entendimento de que este não é o mesmo tradicionalmente aplicado, anos atrás.

Ele visa mobilidade em todos os caminhos possíveis e foca no colaborador como protagonista do seu caminho, afinal o objetivo é facilitar a visualização dos caminhos possíveis e não limitá-las, transcendendo inclusive os limites das empresas em alguns casos.

Por que investir em uma carreira no mercado de energia?Por Simone Viotto, head de Gente e Gestão do Grupo Safira. Administradora com MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança na USF. Ela possui mais de 15 anos de experiência na área de gestão de pessoas.

 

 


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Você já ouviu falar em CLT Premium? Este conceito, que recentemente ganhou força nas redes sociais, representa uma mudança significativa na forma como os benefícios são oferecidos aos profissionais. Não se trata de “ostentação”, mas sim de proporcionar mais conforto e valorização aos colaboradores.

O Que é CLT Premium?

A CLT Premium remete a uma nova abordagem na oferta de benefícios, focada em proporcionar mais conforto e valorização aos colaboradores. Este conceito tem ganhado popularidade nas redes sociais e está mudando a forma como as empresas pensam sobre benefícios.

Integração da CLT Premium nas Organizações Brasileiras

Será que esse conceito pode facilmente integrar a realidade das organizações brasileiras? Bruno Carone, CEO da Férias &Co, nos conta mais sobre essa tendência e suas implicações para o mercado de trabalho.

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