Muitas empresas para diversificar sua maneira de trabalho e agradar aos seus colaboradores estão optando por processos de trabalhos gamificados e ao mundo fictício.
A cultura geek é caracterizada por um estilo de vida onde o tipo de público se interessa por assuntos relacionados a filmes, ficção científica, tecnologia, jogos eletrônicos e de tabuleiro, e é considerado um público inteligente, como os nerds.
Logo, fica mais fácil envolver a equipe em formatos mais dinâmicos e que fujam da mesma rotina do dia a dia, o que de certo modo influencia na cultura organizacional.
O bem-estar no trabalho é o fator que mantém um clima saudável e a interatividade entre os colaboradores. De acordo com o estudo global Randstad Workmonitor (pesquisa sobre tendências do Brasil e do mundo sobre o mercado de trabalho), focado em trabalhadores ao redor do mundo, 68% dos entrevistados afirmam que a felicidade no trabalho é um fator fundamental para decisões profissionais.
E manter a felicidade no trabalho é um desafio de toda empresa, especialmente dos gestores/líderes e do profissional de RH. Mas com todo o alcance da tecnologia, o dinamismo está cada vez mais presente nos processos de trabalho, em que os colaboradores possuem mais oportunidades para se manterem motivados e em um ambiente laboral mais agradável.
Com a forte tendência das culturas organizacionais estarem se tornando mais flexíveis e acessíveis às descobertas, hoje, muitas empresas aplicam estratégias mais humanizadas para com os seus colaboradores, como permitir, em algum horário, que os funcionários joguem videogame, leiam ou até mesmo assistam a um filme.
Ter o público geek participante na sua empresa ou ter processos que estimulem as ações do mundo geek é de extrema importância para aprimorar a cultura organizacional.
De acordo com a 9ª pesquisa Geek Power, 95% dos entrevistados leem pelo menos 2 livros ou HQs mensalmente; 85% deles pretendem voltar a participar de eventos presenciais pós-pandemia; 84% consomem conteúdos sobre cultura pop todos os dias; 81% acessam as redes sociais diariamente; 65% deles jogam games com frequência.
De alguma maneira, e não é de hoje que, o mundo geek está mais envolvido na rotina de vida e, inclusive no ambiente de trabalho, despertando mais interação e companheirismo entre os funcionários, e realçando a criatividade que por sua vez, desenvolve mais a criatividade.
Esse tipo de ação pode inovar os processos de um negócio, fazendo com que uma empresa acompanhe o ritmo do mercado e valorize o seu profissional. Um estudo da Universidade da Califórnia, mostra que em média, profissionais mais incentivados e felizes no trabalho são 31% mais produtivos.
Como Diretor de Operações e atuante na rede educacional Happy, introduzimos em nossa cultura organizacional a filosofia Star Wars, onde proporcionamos aos nossos funcionários e aos nossos alunos um clima mais radiante e amistoso, ao incentivarmos as ações do mundo geek e do mundo lúdico.
Por Otoniel Reis Filho, Gran Mestre e Diretor de Operações da Happy.
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