Bons líderes nunca param de aprender! Algumas pessoas têm mais facilidade para exercer liderança, por uma questão de perfil, enquanto outras desenvolvem habilidades e conquistam essa posição por meio das experiências adquiridas ao longo dos anos.

A questão principal é que, quando uma pessoa se torna líder, ela está assumindo novas responsabilidades por conta da mudança do job description. Dentre as mudanças, a primordial é que os resultados que antes poderiam ser alcançados individualmente terão de ser conquistados em equipe.

Com isso, será preciso aprofundar a comunicação, a influência, senso de prioridade, e construir um direcionamento para as pessoas, demonstrando um objetivo comum para conhecer as fortalezas e ambições individuais de cada colaborador.

Pesquisa Infojobs

Um líder atua com a expectativa das pessoas, principalmente dos seus stakeholders, que apostam em sua eficiência para gerir a equipe e garantir bons resultados para a empresa. No entanto, neste percurso, é preciso tomar decisões difíceis, dar um feedback mais estruturado em diversas situações e, em alguns casos, até mesmo demitir um colaborador e buscar uma nova contratação.

Sendo assim, é importante destacar que uma boa liderança não se resume somente a habilidades técnicas, mas também nas habilidades comportamentais, maturidade e principalmente disponibilidade para enfrentar diversas situações, tendo em vista que as empresas passam por momentos de altos e baixos e, em alguns momentos, é necessário reajustar a rota para atingir novos objetivos. E nesse sentido, a liderança é fundamental para guiar o time, segurar o clima, engajar o time a fim de direcionar ações relevantes para o negócio.

Quando consideramos um plano de carreira, é comum que o profissional entre em uma empresa como júnior e, ao longo do tempo, suas funções mudem. Essas transformações ocorrem sob a coordenação do líder, que deve estar sempre atento aos movimentos do mercado, ao grau de maturidade da equipe e a outros fatores que demandam atitudes e habilidades adequadas ao momento.

Como criar uma cultura de feedback na sua empresa?

Para isso, é indispensável estar sempre disposto a aprender, considerando o comportamento das novas gerações que estão entrando no mercado e que, sem dúvida, exigem uma postura diferenciada dos líderes. O mercado corporativo passa por inovações constantes, não apenas na área de tecnologia, mas também nos formatos de trabalho. Portanto, a liderança precisa estar atenta a essas transformações e se reinventar continuamente.

Essa reinvenção não está ligada somente a tecnologia e redes sociais, mas também na comunicação, que precisa ser cada vez mais eficaz, na cultura, que tem de ser uma aliada ao desempenho da equipe e a inteligência emocional. Estes três pontos estão ligados ao contexto de novos aprendizados. Antes não se falava sobre estes temas e agora eles fazem parte da agenda das empresas.

O líder precisa conhecer o próprio time para poder extrair de cada colaborador suas habilidades, talentos, ambições e preferências e utilizar cada um destes pontos a favor do desenvolvimento da equipe.

Estes e outros pontos são a combinação do líder do futuro, que não deve pensar que sabe tudo, mas, sim, refletir sobre a necessidade de estar sempre conectado com as mudanças do mercado de trabalho. O cenário mudou e nós precisamos nos atualizar também!

Bons líderes nunca param de aprender

Por Maria Eduarda Silveira, headhunter.

 

 

Ouça o episódio 150 do RH Pra Você Cast, “Dar feedback ainda é um desafio para as empresas?“. “Preciso te dar um feedback”. Essa palavrinha, que já nos apropriamos há tempos do inglês, para muitos, ainda causa certo frio na barriga. Mas, em qualquer relação e, claro, incluindo o universo corporativo, o seu princípio é um só: o de evoluir. Segundo Bernardo Leite Moreira, Consultor e Especialista em feedback, é necessário que ele seja protagonista. O que mudou nos processos de feedback? Há um momento certo para ele? Acompanhe clicando no app abaixo:

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Capa: Depositphotos